Piq

Piq

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com o Piq, crie sua Pixel Art sem precisar baixar nada

Vitor Adler
por Vitor Adler em 26/08/2013 12h41

O Piq é um programa de edição de imagens que visa a criação de imagens pixel a pixel. Como a grande maioria, ele também oferece uma página em branco com uma resolução bastante reduzida (da ordem de 25×25, por exemplo) e dá total liberdade ao usuário na criação da sua pixel art.

Há uma grande variedade de ferramentas à disposição do usuário, que vão de um simples zoom a um eficiente sistema de camadas que podem se sobrepôr, além de diversos recursos de edição de cores.

Apesar de não ser um programa tão completo quanto outros títulos (como o Aseprite, por exemplo), o Piq é um ótimo programa para iniciantes que têm o interesse na criação de pixel art. Além disso, não há a necessidade de download e as imagens geradas pelo programa podem ser salvas no computador do usuário.

Para quem deseja iniciar o aprendizado na área das imagens com poucos pixels, o Piq é uma boa pedida, pois oferece bons recursos e não depende de quaisquer outros programas para obter um resultado final satisfatório.

Nossa opinião

De fácil manuseio para iniciantes, o Piq é uma boa alternativa para qualquer um que se interesse por Pixel Art. Se necessidade de downloads, o programa já vem praticamente pronto para desenho com algumas ferramentas realmente úteis no desenvolvimento de imagens com pouca resolução.

A interface é bastante amigável e intuitiva. Além dos ícones autoexplicativos, o programa conta com caixas flutuantes que dizem o nome da ferramenta e seu atalho no teclado, para facilitar o manuseio e agilizar a produção.

Em contrapartida, o software não possui certas ferramentas básicas, como desenho de formas geométricas ou definição da resolução da imagem (tamanhos fixos: 25×25, 50×50 ou 100×100). Com as ferramentas de espelho é fácil desenhar um quadrado, por exemplo, mas se o usuário necessita de formas mais complexas, o Piq não pode suprir a tal necessidade. Além disso, por ser online, só funciona com conexão à internet.

Além das funcionalidades, o programa ainda conta com uma comunidade ativa que disponibiliza recursos adicionais ao usuário, como um fórum de discussão, uma galeria de artes feitas por outros usuários (cujas imagens ficam livres de direitos autorais), concursos semanais e um sistema de conquistas.

No geral, o Piq é um programa pensado para iniciantes, ou seja, se o usuário prefere algo mais profissional, é melhor dar uma boa olhada em outros softwares por aí.

Prós
  • O programa é online, ou seja, não é necessário download para usá-lo
  • Interface amigável e intuitiva
  • Possui uma comunidade ativa
Contras
  • Não possui ferramentas para desenho de formas geométricas
  • Como é online, requer, obrigatoriamente, conexão com a internet para ser usado
  • Pode se mostrar limitado para usuários mais experientes

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Codeus

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

De fácil manuseio para iniciantes, o Piq é uma boa alternativa para qualquer um que se interesse por Pixel Art. Se necessidade de downloads, o programa já vem praticamente pronto para desenho com algumas ferramentas realmente úteis no desenvolvimento de imagens com pouca resolução.

Opinião dos usuários

Fórum

Piq

Você ficou com alguma dúvida sobre Editores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Editores