PlayMemories Home

PlayMemories Home

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Organize, edite e compartilhe suas fotos e vídeos com PlayMemories Home

Thiago Barros
por Thiago Barros em 27/01/2014 09h48

PlayMemories Home é um dos integrantes da série de programas PlayMemories, criados pela Sony. Voltado para compartilhamento e edições de fotos e vídeos, o software é grátis e roda em computadores com Windows ou Mac. Ele lembra muito o Picasa, do Google. E pode ser uma mão na roda para quem possui muitos arquivos de imagem no PC.

O conceito por trás do programa é basicamente o mesmo da ferramenta do Google: unir todas as suas fotos em um só lugar e, a partir dali, decidir o que fazer com elas. O que chega a ser difícil diante de tantas possibilidades. Ele tem de tudo, desde o simples gerenciamento de imagens ao processo de editá-las e deixá-las mais bonitas.

Instalação e login com conta da Sony

O processo de instalação do PlayMemories Home é um pouco demorado. O download do instalador é rápido, tendo em vista que ele não tem nem 3 Mb, mas quando é executado o arquivo faz download de outros softwares e demora um pouco para completar tudo. Em seguida, ainda na mesma janela, é preciso fazer login ou cadastro para ter uma Conta Sony.

Caso você tenha um PlayStation 3 ou PlayStation 4 e use a PlayStation Network, utilize os seus dados de login dela. Quando confirmado, a instalação será concluída e já poderá utilizar o PlayMemories Home. Ele tem uma interface preta. O seu menu principal fica localizado na parte superior, e o outro com os demais recursos fica no canto direito.

Variedade de recursos

Os menus da parte superior são básicos: File (Arquivo), Edit (Editar), View (Visualizar), Tools (Ferramentas), PlayMemories Online e Help (Ajuda). Abaixo dele, do lado esquerdo da tela tem as pastas de imagens que forem importadas para o programa. Já na parte central superior ficam os modos de visualizar as fotos (miniaturas, detalhes ou visual de calendário). A barra de busca e o ajuste do tamanho das miniaturas fecham o pacote.

No lado direito se encontram os principais recursos do programa: importar arquivos de mídia (de um celular ou câmera ligado ao computador), exportar, editar arquivos de mídia, criar slideshow, adicionar fotos a um mapa, imprimir, criar discos, compartilhar, enviar por e-mail, abrir arquivo com algum outro programa, fazer upload para o PlayMemories online, adicionar à coleção e criar cartão postal.

Como usar o PlayMemories Home

É tanta coisa que o usuário fica até perdido. Mas usar o PlayMemories Home não é nada difícil. Primeiro, vá em “File” e “Add Folders”. Selecione as pastas de fotos e vídeos que o programa poderá gerenciar e espere que ele importe-as para a sua interface. O processo é um pouco demorado, não se preocupe.

As pastas vão aparecendo do lado esquerdo e as imagens começam a surgir no centro. Escolha se quer vê-las por miniatura, detalhe ou calendário. Quando encontrar um vídeo ou uma foto para “trabalhar”, clique na miniatura do arquivo. No menu de ferramentas do lado direito, clique em “Edit media file” para tratá-lo.

É possível reduzir olhos vermelhos, cortar ou rotacionar a imagem, inserir sua data, dar uma autocorrigida, e mexer no brilho, na saturação, no tom e na nitidez. Quando acabar sua edição, clique em “save” para salvá-la sobre a original ou use o “save as” para salvá-la com outro nome.

Mas a edição é só um dos recursos do programa. Em todos outros, o funcionamento acaba sendo parecido. Em “Slideshow”, é possível criar apresentações semelhantes as do PowerPoint só com suas fotos.

“Map View” é interessante para viajantes, pois permite marcar  os locais de suas imagens no mapa-mundi. Além disso, ele tem funções básicas como imprimir (Print) e gravar tudo em um CD (Create Disc). Sem falar no compartilhamento (Share) em redes sociais e o envio por e-mail (Email Media Files).

PlayMemories Online

Completando o Home, o PlayMemories Online é um armazenamento na nuvem que dá ao usuário 5 GB de espaço para salvar suas fotos e vídeos mais importantes. Ele pode fazer a configuração do serviço assim que inicia o software. Ele possibilita o envio automático de fotos novas para a nuvem.

Além disso, você pode criar Coleções (“Collections”), que são como os álbuns de fotos, e “PostCards”, ou cartões postais, para enviar para os amigos. Quando quiser subir vídeos ou fotografias para a nuvem, basta clicar em “Upload to Play Memories”. Acesse o serviço para conferir!

Nossa opinião

O PlayMemories Home é um gerenciador de arquivos de imagem excelente para Mac OS e Windows. Desenvolvido pela Sony, ele reúne ferramentas que permitem a organização e a edição de fotos e vídeos com maestria e faz com que os amantes deste tipo de arquivo curtam bastante o seu funcionamento.

Não há dúvida de que o grande destaque do programa é a sua quantidade de recursos. É possível editar imagens, compartilhar nas redes sociais, mandar por e-mail, salvar tudo e acessar depois na nuvem, criar cartões postais, adicionar imagens ao mapa, e muito mais. Não falta nada nesse quesito, especialmente se você levar em conta que ele é gratuito.

Outro ponto interessante é que a Sony poderia ter feito esta ótima ferramenta só para os usuários que têm algum produto seu, como um smartphone. Mas isso não ocorre. Todo mundo pode usar o PlayMemories Home sem pagar nada, aproveitando bastante não apenas suas funcionalidades como, também, outros aspectos.

Só o fato de reunir suas fotos em um só lugar já ajuda, especialmente na hora de vê-las para, por exemplo, matar saudade da infância ou de uma viagem. E isso tudo fica muito melhor quando a navegação é fácil e o visual é bonito e interativo, justamente o caso do PlayMemories Home da Sony.

Os únicos detalhes em que o PlayMemories Home não é perfeito é na interface, que é muito simples para um programa tão atrativo (apesar de elegante e eficiente). O seu desempenho durante algumas operações é razoável, porque, por vezes chegam a demorar.

Mas se tudo for colocado na balança, não existe a menor dúvida de que o programa é bom e vale seu download. Se você tem tanta foto no computador e nem sequer sabe os locais exatos onde elas estão, e as vezes até esquece de vê-las, vale apena baixar o PlayMemories Home!

Prós
  • Simples de usar
  • Vários recursos
  • Interface intuitiva
  • Compatibilidade com vários tipos de aparelhos
  • Serviço de nuvem
  • Não há exclusividade para clientes com produtos Sony
Contras
  • Interface muito simples
  • Chega a demorar em algumas operações

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Sony

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O PlayMemories Home é um gerenciador de arquivos de imagem excelente para Mac OS e Windows. Desenvolvido pela Sony, ele reúne ferramentas que permitem a organização e a edição de fotos e vídeos com maestria e faz com que os amantes deste tipo de arquivo curtam bastante o seu funcionamento.

Opinião dos usuários

Fórum

PlayMemories Home

Você ficou com alguma dúvida sobre Editores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Editores