Portal

Portal

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Portal: um jogo de tiro e uma aventura científica esperam por você

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 24/04/2014 17h07

Portal é um game para computadores com Windows, em que o jogador controla uma personagem que acorda trancada em um laboratório. Como companheiro, o gamer tem apenas a Porta Gun: uma arma estranha que permite criar portais dimensionais. A cada disparo, a arma cria um portal de uma cor. Caberá ao jogador utilizar apenas essa arma e a engenhosidade para resolver elaborados puzzles.

A Portal Gun não apenas teletransporta uma pessoa, ela pode transportar objetos e, durante o processo, transporta também todo tipo de energia que atravessa os portais. Ao saltar em um portal, por exemplo, a personagem chega do outro lado na mesma velocidade.

Em outras palavras, é possível criar um portal no chão e outro no teto, a fim de aumentar a velocidade de um salto. Além disso, os portais permitem criar toda uma sorte de eventos para solucionar os puzzles que a instalação científica propõe.

Na história do app, o personagem acorda na instalação científica da Aperture: uma empresa que cria tecnologia de diversos tipos. Para verificar o desempenho do jogador, uma inteligência artificial (GLaDOS) acompanha todo o processo. Mais tarde o jogador descobrirá toda a história que está por trás do jogo: uma grande game de ficção científica.

Quando foi lançado em 2008, Portal causou um grande impacto. No gênero FPS, os games de tiro costumam ser simples e diretos com inimigos surgindo a todo momento. Nesse game, o jogador não mata nenhum tipo de criatura. O desafio muda a cada puzzle, em alguns o jogador precisa acessar apenas a próxima área, em outros é exigido que alguns cubos sejam levados de um lugar para outro.

Portal é um jogo instigante e criativo que está longe de ser um passamento. Bastante leve, o app roda bem até mesmo em computadores antigos.

Desenvolva um raciocínio rápido com a ajuda desse jogo. Baixe grátis Portal no TechTudo Downloads!

Nossa opinião

Portal é muito mais do que parece. Além de um game de ação e raciocínio que exige bastante do jogador, ele possui uma história muito intrigante. A começar pelo universo em que está ambientado: o mesmo da série Half-Life. O app surpreende pelo conceito inovador e bastante diferente dos jogos.

A história da criação da Aperture é contada ao jogador através da Inteligência Artificial GLaDOS. O mais surpreendente é a quantidade de história contida. Do meio do jogo em diante, a narrativa irá se desenrolar bastante, revelando muitos segredos ao jogador. Para não estragar a surpresa, basta saber se descobre muita coisa sobre a empresa que criou o laboratório e como sair dele.

Quanto a jogabilidade, Portal é incrível. Os comandos são simples e idênticos aos outros jogos da Valve, como Half-Life e Counter Strike. Os puzzles são muito bem elaborados e alguns deles envolvem raciocínio em tempo real, como alguns em que é preciso levar os cubos de um lugar para outro.

Portal não é muito extenso, mas a intensidade da jogabilidade vale o ingresso. Além dos desafios instigantes, o game acrescenta muito na mitologia da série Half-Life. O visual é simples, mas competente. A engine utilizada é bastante abrangente, permitindo até que computadores antigos rodem o game.

Prós
  • Desafio arrasador
  • História surpreendente
  • Conceito inovador para a época
Contras
  • Curto

Fotos

Confira um resumo de tudo que rolou no mundo dos games aqui no TechTudo.
Veja os melhores arcades disponíveis na Network dos Xbox 360 e One
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Valve

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

Portal é muito mais do que parece. Além de um game de ação e raciocínio que exige bastante do jogador, ele possui uma história muito intrigante. A começar pelo universo em que está ambientado: o mesmo da série Half-Life. O app surpreende pelo conceito inovador e bastante diferente dos jogos.

Opinião dos usuários

Fórum

Portal

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de ação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de ação