Pro Evolution Soccer 2014

Pro Evolution Soccer 2014

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Seja o rei do futebol virtual em Pro Evolution Soccer 2014

Felipe Vinha
por Felipe Vinha em 21/11/2013 15h44

Pro Evolution Soccer 2014, também conhecido como PES 2014, está disponível em versão Windows com os mesmos gráficos e jogabilidade da edição para consoles. O título vem com todos os times, tipos de partidas, multiplayer e novidade no sistema para que os jogadores não fiquem de fora da festa do futebol virtual.

Novidades no campo e na bola

Uma das novidades em PES 2014 é a inserção da tecnologia “Trueball”, que simula uma física perfeita para a bola e faz com que ela seja realmente o centro das atenções durante uma partida. Para se sair bem durante um jogo, será preciso dominar o controle da bola e evitar a posse do time adversário, graças a esta simulação apurada.

Uma das novidades que entram em campo nesta edição é a estreia do Fox Engine, motor gráfico responsável pela execução do jogo. Esta tecnologia foi produzida pelo estúdio Kojima Productions, o mesmo responsável pela série Metal Gear Solid, o que faz com que PES tenha um novo nível de realismo e simulação.

O Fox Engine foi feito para facilitar o desenvolvimento multiplataforma de títulos diversos não apenas lançados pela “KojiPro”, mas também para outros games da Konami, incluindo a famosa série de futebol. Assim, ela também faz uso de uma série de outras tecnologias, como a Havok, voltada exclusivamente para física.

Jogadores com coração

Há ainda o “Heart System”, presente nos jogadores, que deixa cada um condizente com o mundo real, com reações propícias a cada jogada e mais. O Heart System foi implementado para que PES fique ainda mais realista e completo.

Com ele também é possível motivar os jogadores ou desanimar um time inimigo, dependendo da reação as torcidas ou do estádio onde a partida está sendo disputada – um time que está jogando em casa, por exemplo, ficará muito mais motivado que o seu adversário, o que pode influenciar, de certa forma, na vitória.

Por outro lado, é possível contar ainda com o MASS, ou Motion Animation Stability System – Sistema de Estabilidade de Animação em Movimento. Trata-se de uma mecânica que fica inteiramente responsável pela física dos jogadores em campo, que permite o controle total do corpo de cada um em uma jogada.

Modos de jogo e estádios

PES 2014 vem ainda com diversos modos de jogo, incluindo a já famosa Master League, além de campeonatos e multiplayer online. É possível modificar seu time da Master League e ainda treinar uma equipe nacional. A UEFA, liga europeia, também está disponível como um dos modos de jogo para um participante.

O sistema de Player ID foi refeito e reforçado para esta nova versão, com movimentos e habilidades fieis para cerca de 50 jogadores, conforme eles são vistos nos campos reais. Para quem não sabe, esse sistema faz com que o jogo replique bem astros do futebol.

Finalizando o pacote, grande parte dos times brasileiros e mundiais estão disponíveis e o game conta também com narração oficial em português, com direito a tradução em todos os menus.

Baixe já PES 2014 no Windows e seja o rei dos campos virtuais!

Nossa opinião

Pro Evolution Soccer 2014 novamente satisfaz seus fãs, mas aposta na série com uma nova versão sem muitas novidades ou elementos imperdíveis. Apesar de bonito, falta essência ao jogo, além de um sistema mais robusto de modos disponíveis.

PES 2014 tem um visual soberbo, graças a um novo motor gráfico disponível e também ao uso do poder dos computadores mais recentes. Além disso, sua jogabilidade está criativa e bem apurada, com sistemas de física que prometem agradar, sem contar nos sistemas de simulação restantes, como o Heart, que simula a emoção dos jogadores.

Os estádios são outro destaque, todos bem representados e com muitos detalhes, a ponto de parecerem fotos de suas versões reais ao mesmo tempo em que são representações digitais. Sem falar na qualidade da narração em português, sempre divertida e bem acertada, com muitos comentários engraçados.

PES 2014, porém, peca um pouco na diversão quando chegamos aos modos de jogo, poucos em relação ao concorrente Fifa e também em relação aos jogos anteriores da série. O título se esforça para conseguir atrair mais jogadores, mas esquece de agradar mais quem já é fã.

Pro Evolution Soccer 2014 pode ser aproveitado por quem já curte a série sem problemas, mas vai ter dificuldades em atrair novos jogadores.

Prós
  • Bonito
  • Estádios
  • Simulação
  • Jogabilidade
Contras
  • Poucos modos

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Konami

Lançamento

12/11/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
7.5

Pro Evolution Soccer 2014 novamente satisfaz seus fãs, mas aposta na série com uma nova versão sem muitas novidades ou elementos imperdíveis. Apesar de bonito, falta essência ao jogo, além de um sistema mais robusto de modos disponíveis.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de esporte ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de esporte