Quip

Quip

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe Quip e edite documentos de forma colaborativa

Aline Jesus
por Aline Jesus em 18/11/2013 10h26

O Quip é um aplicativo de edição de documentos no iOS e Android. Gratuito e simples de usar, é uma alternativa ao Google Docs e ao Microsoft Office. Além de permitir a criação de documentos de texto, ele tem funções colaborativas como principais diferenciais.

O usuário pode integrar o Quip à lista de contatos e, assim, ganhar mais uma opção de troca de mensagens com os amigos, além de poder também criar documentos colaborativos. Cada arquivo pode ser compartilhado com seus contatos e editado por quem você autorizar.

Ao iniciar o app pela primeira vez, o usuário é convidado a inserir seu e-mail e nome completo. Depois, você receberá uma mensagem de correio eletrônico para confirmar o registro. Quando o fizer, é só voltar ao app que ele já estará liberado para o uso normalmente.

A página inicial que é carregada no aplicativo é a de mensagens, onde ficam os recados mandados por seus contatos. Deslize o dedo de cima para baixo e será aberta a tela de documentos, onde haverá alguns documentos de exemplo e o ícone de “+” para criar um novo.

Tocando nele, você é levado para uma tela em branco com a palavra “Untitled” (Sem Título). Toque nela para dar o título à nota, e toque abaixo para começar a escrever. Há diversos tipos de documento que podem ser criados, como textos comuns, notas, listas e etc.

Na inbox, que é a página inicial do Quip, ficam também as interações realizadas em cada documento. É possível falar sobre eles em uma espécie de bate-papo em grupo com os amigos que foram convidados para fazerem a edição colaborativa do arquivo.

O Quip é um editor de documentos de texto completo,  gratuito e simples de usar. Se você está procurando um aplicativo com estas características, baixe-o e teste-o. É uma boa opção!

Nossa opinião

O Quip é uma aplicação interessante. Não é tão completo quanto o Microsoft Office ou o Google Drive, mas é gratuito, tem funções de interação com seus contatos e permite a criação de documentos colaborativos. Por isso, pode ser uma ferramenta bem útil de se ter.

Obviamente, só será atrativo para quem trabalha com documentos de texto e precisa de uma ferramenta para estar sempre produzindo onde quer que esteja. De nada adianta ter um app como esse, ou como o próprio Office Mobile, no celular se você não precisa escrever nos editores de texto diariamente.

Em termos de desempenho, o Quip não apresenta qualquer problema. Roda muito bem, não trava e as transições entre os menus são bem eficientes. A usabilidade, no entanto, não é nota 10 por uma série de motivos. O primeiro, claro, é a ausência do suporte ao idioma português. Mas também há outros.

Por exemplo: não há uma explicação de como o app funciona, e o fato de ele carregar primeiro a inbox do que a tela de edição de documentos pode acabar confundindo um pouco o usuário. Além disso, dentro de cada menu, não há informações de como voltar ao anterior – é tudo com gestos, mas o usuário só descobre isso testando.

Com visual regular e funcionalidades como criação de listas, inserção de imagens e interações com os amigos convidados a contribuírem nos documentos, o Quip causa uma impressão positiva. Poderia melhorar em pontos específicos, mas ainda assim vale deixá-lo instalado no seu gadget se você precisa de um programa deste estilo.

Prós
  • Edição colaborativa
  • Troca de mensagens com amigos
  • Fácil edição de textos
Contras
  • Em inglês
  • Não tem dicas de como usar
  • Visual apenas regular

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Quip

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

O Quip é uma aplicação interessante. Não é tão completo quanto o Microsoft Office ou o Google Drive, mas é gratuito, tem funções de interação com seus contatos e permite a criação de documentos colaborativos. Por isso, pode ser uma ferramenta bem útil de se ter.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade