Rise of Nations: Rise of Legends

Rise of Nations: Rise of Legends

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conquiste legiões e evolua sua civilização neste jogo de estratégia

Daniel Ribeiro
por Daniel Ribeiro em 25/02/2013 12h06

Rise of Nations: Rise of Legends dá continuidade a série de jogos de estratégia em tempo real da Microsoft. Porém, ao contrário dos games anteriores o enredo não se baseia na história das civilizações, mas sim em um mundo onde tecnologia e fantasia se entrelaçam.

O jogo se passa no anacrônico mundo de Io, onde você poderá controlar três raças bem diferentes entre si, sendo limitado por um sistema de cidades e fronteiras que limitam a sua área de domínio e os territórios onde é possível construir. Há outras novidades como os heróis, extremamente versáteis e com várias habilidades especiais, e as “master units”, tropas especiais que são extremamente poderosas e consomem muitos recursos.

Misturando conceitos de Civilization com a jogabilidade de Age of Empires, Rise of Nations: Rise of Legends consegue desafiar e entreter fãs de jogos de estratégia por longas horas. O jogo possui novidades e uma dinâmica muito interessante, diminuindo os problemas para planejar coleta de recursos e focando mais no planejamento de ataque e na preocupação com suas defesas.

Como Jogar

Rise of Nations: Rise of Legends é um jogo de estratégia em tempo real que mistura fantasia e tecnologia em batalhas por diversos cenários, como grandes cidades, planícies de geleiras e enormes desertos escaldantes. Você poderá escolher entre três civilizações bem diferentes: os Vinci, que dominam a tecnologia e possuem um visual renascentista steam-punk, os Alin, mestres da magia com um estereotipo árabe com figuras do enredo das “Mil e uma noites”, e Cuotl, criaturas divinas que parecem com os deuses da cultura pré-colombiana.

É possível jogar a campanha contando a história de cada um dessas civilizações dentro do enredo principal do jogo, onde o herói Giacomo dos Vinci é o protagonista. Com cada fase determinando a defesa ou o ataque de territórios, que concedem vantagens, bônus e recursos, dentro de um mapa principal, é possível também participar cenários de dominação completa de continentes com disputas contra outros jogadores online ou contra diferentes forças controladas pelo computador.

Rise of Legends introduz novidades na série, como a expansão de sua base com a construções de distritos militares, mercantis, ampliação do palácio ou com modalidades únicas a cada civilização.

Há uma melhoria na dominação dos territórios, com unidades e construções capturáveis e a possibilidades de colocar civilizações neutras sob seu domínio. Quanto aos recursos, o jogo facilita a vida do jogador com uma captação quase automática e infinita, bastando algumas simples atualizações para potencializar a velocidade da captação de créditos, podendo assim deixar o foco do jogo na estratégia para as batalhas.

Outra grande característica do jogo é o herói, que são unidades mais resistentes, velozes e com habilidades especiais distintas que são peças importantes na resolução de algumas fases, e as poderosas e caras “master units”, unidades gigantescas que ocupam grande parte da tela, com poderes que causa danos elevados e podem facilmente desequilibrar as forças durante uma batalha.

Nossa opinião

Rise of Nations: Rise of Legends não só consegue continuar a consolidada série de jogos de estratégia em tempo real da Microsoft, como adiciona novidades e surpreende pela criatividade. Com três civilizações bem diferentes, cada com um estilo próprio de jogo e adaptada a um tipo de estratégia, o jogo possui uma interface simples e bastante descomplicada.

Quanto a estrutura das cidades, a maneira de construir distritos em seu entorno e proteger seu território com tropas, torres e minas é bastante fácil e intuitiva. A opção de capturar cidades com as suas unidades, ao invés de destruí-las acrescenta um dinamismo interessante ao jogo.

Com gráficos explorando a geografia de cada civilização, o game possui efeitos visuais incríveis. No entanto, quanto mais unidades estiverem presentes na partida menos fluída a velocidade do jogo fica, podendo inclusive ter pequenos congelamentos ou algumas falhas durante as pequenas animações que contam a história, o que pode prejudicar um bocado em algum momento decisivo durante uma partida.

A condução de Rise of Nations: Rise of Legends durante as campanhas de dominação também pecam pela falta de liberdade que os jogadores possuem. Você basicamente deve tomar determinados territórios e defender outros, podendo se divertir com o que acontece entre cada etapa da condução da história principal. A trama também é confusa e é predeterminada, precisando ser seguida em uma ordem não muito convincente.

A inteligência artificial das tropas inimigas é muito mecânica e baseada na força bruta, então dificilmente o jogador irá sofrer algum ataque criativo ou verdadeiramente surpreendente. No entanto, é possível regular a dificuldade que será enfrentada antes de cada batalha, o que acrescente algum desafio se a condução do jogo estiver monótona.

Rise of Nations: Rise of Legends  atrai pelo simples fato de possuir um enredo original em um mundo totalmente diferente, com estranhas e diferente das tropas de orcs, tanques nazistas ou insetos alienígenas gigantes que tão frequentemente estão presente no gênero. Com diversas unidades únicas e com o foco voltado nos combates, o game consegue ser desafiante e divertido.

Prós
  • Enredo original com uma criativa história
  • Jogabilidade intuitiva e fácil de entender
  • Belos gráficos que exploram diferentes geografias em um mundo totalmente novo
  • O foco do jogo está voltado para os combates, descomplicando a exploração de recursos
  • É possível ajustar a dificuldade antes de cada batalha
Contras
  • As campanhas e a condução do cenário de condução devem seguir um roteiro
  • A inteligência artificial é muito mecânica e previsível
  • Quanto mais unidades estiverem presentes durante a partida maiores as chances do jogo ter sua performance prejudicada
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft Game Studios

Lançamento

12/12/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

Rise of Nations: Rise of Legends não só consegue continuar a consolidada série de jogos de estratégia em tempo real da Microsoft, como adiciona novidades e surpreende pela criatividade. Com três civilizações bem diferentes, cada com um estilo próprio de jogo e adaptada a um tipo de estratégia, o jogo possui uma interface simples e bastante descomplicada.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de estratégia ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de estratégia