Baixar
NOTA tt
7.8
downloads
14.917
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Igor Pavlov
Data de Lançamento
28/05/2012
Tamanho
1.1 Mb
screenshot de 7-Zip

7-Zip é um eficiente compactador e descompactador de arquivos

TechTudo
por TechTudo
em 23/01/2013 17:55

O 7-Zip é um aplicativo de código aberto que serve para compactar e descompactar arquivos nos mais diversos formatos que existem atualmente. O aplicativo é uma alternativa aos famosos Winzip e Winrar e promete um nível de compressão e descompressão mais ágil do que a dos concorrentes.

O programa introduz um novo formato de compactação de arquivos, o .7z. O sistema tem compactação de alta qualidade e também criptografia do tipo AES 256-bit, para que arquivos compactados e protegidos por senha sejam difíceis de serem invadidos.

O 7-Zip tem integração completa com o Windows, inclusive figurando entre as opções que aparecem para o usuário quando ele seleciona um arquivo ou conjunto de arquivos e clica com o botão direito do mouse sobre eles. O usuário fica a apenas um clique de comprimir os arquivos desejados em uma das extensões suportadas.

Extensões

As extensões suportadas pelo software são o 7Z, o ZIP, o GZIP, o BZIP2 e o TAR para compressão e descompressão. E o ARJ, o CAB, o CHM, o CPIO, o DEB, o DMG, o HFS, o ISSO, o LZH, o LZMA, o MSI, o NSIS, o RAR, o RPM, o UDF, o WIM, o XAR e o Z somente para compressão. As transferências realizadas procuram manter a qualidade original dos arquivos para que você não precise se preocupar com esse detalhe.

Interface

A interface da ferramenta é idêntica a de seus similares. Desta forma, você não terá problemas para se adaptar ao layout e aos recursos. O visual é simples e direto.

No menu de contexto, além das funções citadas, você ainda pode checar dados corrompidos, mover arquivos entre uma pasta e outra, apagar conteúdo e copiar ou colar dados. Além de suas funções básicas, dispostas no menu principal, é possível ainda acessar opções avançadas de uso na guia Ferramentas.

O 7-Zip é gratuito, está disponível em inglês e é compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
7.8

O 7-zip é um ótimo compactador e descompactador, principalmente por ter suporte a diversos formato e uma interface simples baseada  no Explorer, que já é um padrão conhecido pela maioria dos usuários do Windows, facilitando o apredizado do uso do programa.

Entretanto a navegação estilo “Explorer” é limitada a uma única tela, ela não exibe unidades em um painel e seu conteúdo em outro como o programa da Microsoft, forçando o usuário a ter de subir e descer pastas para poder ver tudo que quer.

Um detalhe importante dessa versão: é necessário ir nas opções do programa para ativar a integração dele no menu de contexto do Windows, algo que antigamente era configurado automaticamente. Pior ainda, nos testes, essa ativação gerou uma mensagem de erro.

Um recurso que pode ser útil para quem baixa arquivos, a possibilidade de calcular o checksum do arquivo baixado. Uma vez com essa informação e outros dados, é possível saber se o arquivo foi baixado corretamente, algo muito comum de acontecer em conexões problemáticas.

Com o programa é possível também verificar o desepenho do computador em dois tipos de atividades de compactação: Compressão e descompressão com o método LZMA. Estes dois testes mostram como está o equipamento. A informação é importante para que o usuário não perca tempo tentando fazendo algo que seu computador não dá conta.

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre o software? Visite o Fórum do TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS