Baixar
downloads
425
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Mozilla
Tamanho
screenshot de Firefox OS screenshot de Firefox OS screenshot de Firefox OS screenshot de Firefox OS

Firefox OS é o sistema operacional móvel da Mozilla

Thiago Barros
por Thiago Barros
em 03/06/2014 10:34

Firefox OS é o sistema operacional móvel da Mozilla, empresa que criou o navegador de Internet Firefox. Anunciado em 2013, ele começou a se popularizar neste ano, e possui como principais diferenciais o fato de ter o seu código totalmente aberto e de rodar apps com HTML5.

O sistema é bastante simples, voltado para aparelhos econômicos, e baseado no projeto open-source da Mozilla, chamado Boot To Gecko. Atualmente, ele está disponível em 13 países, inclusive no Brasil, onde roda em dois smartphones, o Alcatel One Touch Fire e o LG Fireweb.

Assim como os seus rivais no mercado, o Firefox OS tem a loja virtual, de onde os usuários baixam aplicativos, o Marketplace. Tem também o seu próprio sistema de mapas, redes sociais, reprodutor de música, aplicativos de fotografia e muito mais. Portanto, tem tudo o que um sistema operacional móvel deve ter.

Além disso, destaca-se pela busca inteligente do Firefox OS. Ele passa a “entender” os seus usuários, realizando recomendações de conteúdo, conforme eles fazem as pesquisas na Internet. Além disso, possui consumo menor de bateria, um bom aplicativo de controle de gastos, rádio FM e listas de contato integradas às redes sociais.

Vale lembrar que os aplicativos são construídos a partir de padrões como HTML5, CSS e JavaScript, mas não exige acesso à Internet para que os usuários rodem programas. Em todos os aparelhos, os apps são salvos na memória interna, e depois executados normal, como em qualquer outro smartphone.

Simplicidade é a chave

Como é voltado para um público mais restrito, normalmente de baixo poder aquisitivo ou que está iniciando no mercado de smartphones, o Firefox OS é o mais simples possível. Não possui grandes inovações, somente o básico. Até mesmo visualmente. O layout do sistema é extremamente minimalista.

Para quem não tem certeza se deve arriscar e comprar um telefone com um sistema até agora um pouco “desconhecido”, vale seguir este tutorial para saber mais ou, até mesmo, aprender a usar o Firefox OS Simulator, que simula a plataforma em um computador. Além disso, vale visitar a loja dos aplicativos (Marketplace) para conhecer o que está disponível para o sistema.

 

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS