Downloads Navegadores
Mozilla Firefox

Mozilla Firefox 28

Navegadores
Baixar
NOTA tt
9.0
downloads
10.238
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Mozilla
Data de Lançamento
18/03/2014
Tamanho
24.0 Mb
screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox screenshot de Mozilla Firefox

O Firefox é um dos navegadores mais famosos do mercado. Baixe o app grátis

TechTudo
por TechTudo
em 07/04/2014 12:22

O Mozilla Firefox é um dos mais importantes navegadores no mercado, pela sua constante busca por melhorias. Trata-se de um programa rápido, confiável e bastante robusto, que apresenta qualidade não só em sua versão para Mac OS, Windows e Linux, mas também na edição Android, para smartphones e tablets. Não deixe de baixar Mozilla Firefox, umas das melhores opções de browser do mercado!

Tudo isso com uma interface customizável e bastante simples de utilizar. Dentre as principais características do browser está a grande capacidade de personalização através de uma imensa lista de extensões. A ideia é justamente aumentar sua capacidade, na medida em que o usuário busca soluções para suas dificuldades de navegação.

A última versão do navegador traz novidades para o usuário. A principal delas é o suporte a Social API, que permite maior integração entre o navegador e serviços de interação, como blogs, redes sociais e mensageiros. Além disso, há o suporte a web audio API, que disponibiliza tocar arquivos de áudio hospedados em websites ou em aplicações do browser. A partir de agora, cada aba ganha uma barra de pesquisa independente, tornando possível realizar buscas simultâneas.

Esta edição permite, ainda, reiniciar o browser sem perder os dados da sessão anterior. O programa também tornou possível exportar o histórico e as configurações de outros navegadores, opção útil para quem estava muito tempo sem usá-lo e pretende voltar à aplicação da Mozilla.

Como baixar e instalar o Firefox

Para fazer o download, basta clicar em "Baixar" na página do TechTudo. Após o download ser concluído, clique no arquivo baixado e selecione "run". Em seguida, o usuário deve seguir os passos e escolher "next" para seguir. Dessa maneira, ele será instalado e o usuário só deve dar um clique duplo sobre o ícone para executá-lo.

Segurança e privacidade

Seus dados pessoais estão seguros com ele. O software é preparado para lidar com as mais avançadas tecnologias de encriptação e transmissão de dados importantes pela internet, Com a ajuda de aplicações em Java, é possível acessar dados bancários no site oficial de sua preferência, sem preocupações.

Que tal navegar pela internet sem deixar rastros no seu computador? Com ele, isso é possível: basta dar início a uma sessão privada e pronto. Nem informações sobre o seu histórico nem cookies serão gravados. Isso significa que o usuário pode acessar a um site, desligar o PC e ficar tranquilo, já que ninguém saberá que esteve ali.

A desenvolvedora introduziu, também, proteção para os ataques chamados "man-in-the middle" e "Eavesdropping". Além disso, ele monitora em tempo real se o site no qual o usuário está navegando é seguro.

Suporte a RSS

Com o suporte ao padrão RSS, o usuário pode acompanhar direto no navegador todos os feeds que assina.

Integração com redes sociais

Na nova versão, disponível para Windows, Mac e Linux, há a garantia de suporte melhor para desenvolvedores e, consequentemente, usuários de web apps. A atualização do navegador é a primeira a trazer suporte para novos protocolos da internet, como o WebRTC e o asm.js. Para se ter uma ideia, o WebRTC permite que os navegadores se comuniquem através de APIs em Javascript.

Na versão mais recente, o browser permite executar mais de um serviço ao mesmo tempo. É possível iniciar bate-papos, receber notificações, por exemplo, de inúmeros apps que estão integrados a ele, como o Facebook Messenger, Cliqz, Mixi e msnNOW. A empresa lançou ainda a versão experimental do jogo BananaBread, que usa WebGL, Emscripten, asm.js e WebRTC.

O objetivo é mostrar que é possível construir games multiplayer em 3D e manter a velocidade ao mesmo tempo usando o browser. O serviço também traz performance melhorada de WebGL, barra de progresso de download na Dock do Mac OS X e suporte a mudanças de tamanho de tela em alta resolução no Windows.

Integração com o Facebook

O navegador possui integração com redes sociais, como Facebook, Cliqz, Mixi e o msnNOW. Trata-se do Social API, uma ferramenta que permite utilizar a rede social a partir do browser da raposa. Para usar o novo recurso, basta baixar o navegador, acessar a página do Facebook Messenger, instalá-lo e depois conversar com seus amigos e receber notificações enquanto navega pela Internet.

Design simples e intuitivo

Navegar com a ajuda deste programa ficou ainda mais fácil. Agora, sempre que o usuário abrir uma nova Tab, estará disponível uma lista com as páginas mais acessadas por ele. Com isso, a pessoa ganha tempo na hora de visitar seus lugares favoritos na internet.

Além disso, a página inicial padrão ainda traz informações úteis, além de acesso rápido a opções como páginas favoritas, histórico de navegação, configurações avançadas do browser e muito mais. Tudo em um único lugar, sem complicação.

A ideia é oferecer aos seus usuários uma interface modular, ou seja, que possa ser aproveitada e modificada da melhor maneira, atendendo sempre às necessidades de seus usuários. Um recurso ligado a esta filosofia é a escolha de diferentes engines de busca. É possível agregar diferentes mecanismos no campo de busca do browser, conseguindo, assim, resultados ainda mais específicos.

Alguns sites já oferecem a opção de adicionar seus mecanismos de busca ao browser de forma automática, como é o caso do Google e até mesmo o site de leilões online Mercado Livre. A vantagem de utilizar o sistema é que não é mais necessário ir até o site e utilizar as opções lá disponíveis na hora de encontrar alguma coisa. Basta escolher a busca preferida e pronto.

Sincronização com dispositivos móveis

Com o sistema de Sync, o usuário mantém seus dados para onde quer que vá, seja em outro computador, dentro da mochila ou até dentro do bolso. O navegador permite que suas informações de Login, preferências de buscas e até mesmo barra de favoritos sejam compartilhadas em tempo real com as versões mobile, disponível para sistemas Android.

Desta maneira, é possível dar início a uma pesquisa em casa, guardar os resultados na barra de favoritos, sincronizar tudo com seu tablet e continuar o processo enquanto está longe de casa, seja por meio de conexão com a internet via 3G ou rede sem fio. Sendo assim, é possível poupar tempo e aproveitar o trabalho anterior, além de não ser necessário digitar todas as suas senhas novamente, caso elas estejam salvas no PC.

Se a pessoa gosta do software da Mozilla para o PC, espere até ver o que ele é capaz de fazer no seu smartphone ou tablet. A interface aproveita ao máximo a tela do seu dispositivo móvel, sem ter que sacrificar sua funcionalidade por conta disso.

Com ele, é possível também navegar com a ajuda de abas, preencher rapidamente campos e formulários com o sistema de auto complete. Além disso, permite que qualquer página seja favoritada: basta um simples toque no menu retrátil, disponível em um dos cantos da tela.

Customização

Uma das grandes vantagens do navegador da Raposa é a possibilidade de alterar quase que por completo a sua aparência. Para isso, ele utiliza um sistema chamado Personas, no qual o usuário pode escolher um tema entre uma infinidade disponível no site oficial do browser.

E, claro, se a disposição das barras ou botões não agradar, pode ficar tranquilo. O software também oferece um modo de edição que possibilita organizar todos os controles, sem muita dificuldade. Este recurso é especialmente útil para quem costuma usar muitas extensões, a fim de tornar o navegador mais funcional e produtivo.

Ganhe tempo com a barra de endereços que se auto completa

O programa sabe que o seu tempo é precioso e tenta ajudar seus usuários com recursos que possam tornar o processo de busca pela internet mais rápido e prático. Além de contar com diferentes mecanismos de busca em uma mesma interface, ele também oferece uma barra de busca que tenta prever o que a pessoa quer encontrar.

Por exemplo, ao digitar Cupcake na barra de endereços, o browser automaticamente oferece links para a Wikipedia sobre o assunto. Caso seja um termo bastante conhecido, é bem provável que o resultado que o usuário buscou seja mostrado antes mesmo de apertar a tecla Enter.

Alta performance com novas tecnologias

O browser foi concebido com o intuito de utilizar as principais tecnologias presentes no mercado. Com ele, é possível navegar livremente em páginas que façam uso do novo HTML 5, oferecendo conteúdo dinâmico de qualidade e com muita praticidade. Se a pessoa possui um computador com processador multi-core, saiba que o browser também tira vantagem desta tecnologia, a fim de oferecer uma performance melhor, eliminando travamentos indesejados.

Extensões para Mozilla Firefox

O programa por si só já é um excelente navegador, mas com suas inúmeras extensões, ele consegue ficar ainda melhor. É possível instalar administradores de download, serviços de integração e compartilhamento de informações em redes sociais, e até mesmo ferramentas para desenvolvedores.

Com o software, o usuário consegue navegar melhor, mais rápido e ainda conta com uma grande quantidade de recursos extras, alguns exclusivos para o sistema, tudo de graça, claro. Basta baixar o Mozilla Firefox. Veja as melhores extensões para Mozilla Firefox.

Versões para Mobile

O serviço também está disponível para o sistema operacional Android. Com ele, é possível personalizar o navegador para encontrar rapidamente o que procura na internet do seu celular. O aplicativo ainda permite sincronizar o histórico de navegação e marcadores que estão salvos em outro dispositivo. Além disso, é super simples adicionar um site aos favoritos. Basta movê-lo para a esquerda.

Para a segurança do usuário, o app conta ainda com alertas anti-malware e anti-pishing, que avisam caso seja encontrado algum conteúdo malicioso, que possa colocar o dispositivo em risco. O programa traz também integração com o widget de busca Google Now. Ele conta ainda com suporte a HTML5 e permite salvar arquivos de mídia ao pressionar a tela por alguns segundos.

A versão Beta está disponível para o usuário enviar o seu feedback sobre as atualizações do navegador que estão sendo desenvolvidas. Confira e faça o download do Mozilla Firefox grátis!

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.0

Para não ver o Google Chrome se distanciar muito na corrida dos navegadores, a Mozilla reduziu o prazo entre uma versão e outra do Firefox, assim como já faz o concorrente desde suas primeiras versões. Deste modo, a empresa mantém a preocupação de sempre apresentar um browser cada vez mais seguro e rápido.

Entretanto, diferentemente do Chrome, as atualizações do navegador da Mozilla são mais conservadoras, em parte, para não prejudicar o desempenho do navegador e não criar conflito com o grande número de extensões criadas e utilizadas pelos seus fãs. Esse conservadorismo também é percebido no aspecto visual do navegador. Quase nada mudou desde a última reforma gráfica implementada pela desenvolvedora.

Outro ponto de destaque em relação aos concorrentes é o recurso de "Gerenciar permissões", presente desde a versão 6.0. Esta é uma ferramenta que a maioria dos usuários não terá paciência para configurar, mas para quem quer ter sossego e controle na hora de navegar, ela é essencial. Dá trabalho, mas o usuário pode configurar para cada site como ele vai se comportar, se ele terá permissão para enviar cookies, identificar sua localização, salvar senhas, entre outras ações.

Na versão 15 foi incluída a função de ler arquivos do formato PDF direto no navegador. Em parte, isso pode simplificar a vida das pessoas sem precisar instalar um programa específico para tal, visto que a maioria desses arquivos são obtidos na internet.

Apesar de o aplicativo estar mais leve e com um melhor gerenciamento de memória, o que é objetivo constante dos desenvolvedores, ainda pode ser frustrante o desempenho do computador com pouca memória RAM se tiver muitas abas abertas e com vários sites rodando. Seu PC ainda pode ficar lento se ele tiver apenas 2 GB de memória, portanto, use com moderação, apesar dos recentes anúncios de aumento de desempenho.

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS