Genymotion

Genymotion

Produtividade
Baixar
NOTA tt
9.5
downloads
43.313
Licença
Grátis
Idioma
Inglês
Desenvolvedor
Genymobile
Data de Lançamento
18/11/2013
Tamanho
screenshot de Genymotion screenshot de Genymotion screenshot de Genymotion screenshot de Genymotion screenshot de Genymotion

Use Genymotion para testar aplicativos e versões do Android no PC

 Alessandro Iglesias
por Alessandro Iglesias
em 18/11/2013 15:08

Genymotion é um emulador gratuito de sistema operacional Android, capaz de proporcionar a seu usuário experimentar versões e aplicativos desse ambiente do Google sem a necessidade de obter dispositivos novos ou realizar downgrades e upgrades em seus tablet ou telefones.

Simulando

Genymotion opera de forma bastante semelhante ao já visto em demais geradores de máquinas virtuais. Inclusive, é requerida a utilização do programa Oracle Virtual Machine para que sua integração e utilização sejam efetivas.

Caso você não possua o Oracle Virtual Machine em seu PC, há opção de download conjunto dele para Windows com o Genymotion, em um único arquivo executável. Para Linux e Mac, é necessário possuir o Virtual Box de antemão para utilizar plenamente o Genymotion.

Versões

Dentro do Genymotion há a sensação de se possuir uma série de smartphones e tablets Android à sua disposição. Isso porque há muitas versões do Android para download e testes. Para tanto, basta selecionar sua edição e aguardar o término do baixar de seu pacote de dados. Em seguida, basta seguir o passo-a-passo para a criação da máquina virtual e usufruir os benefícios de se experimentar MVs; algo ótimo para quem pretende analisar como funcionam as edições do Android ou pretendem fazer testes com apps sem a necessidade de utilizar seu dispositivo original.

Licença e uso

Genymotion é um sistema de virtualização de ambiente operacional grátis, sem restrições de uso. Contudo, para acessar seus arquivos de instalação e fazer login nele durante sua execução é necessário cadastrar uma conta de e-mail válida no site do fabricante. Genymotion está disponível para computadores geridos pelos sistemas operacionais Windows (XP, Vista, ou 7; 32 ou 64 Bits), Linux (Ubuntu 12.04 em diante, ou Debian Wheezy ou mais recente), e Mac OS X 10.6 ou mais novo.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.5

Genymotion é uma ótima alternativa para testes de versões e produtos desenvolvidos para o sistema operacional móvel Android, cuja interface e utilização são leves e com ótimo visual.

Após realizar os cadastros requeridos, baixamos sua edição para Windows, na qual já havia o programa de virtualização de SO Oracle Virtual Box agregado. Ambos funcionaram de forma ótima, com instalação limpa e rápida, assim como a versão para Ubuntu.

Ao iniciarmos os testes do Genymotion, notamos que esse é um programa que poderá exigir um pouco de sua placa de vídeo. Portanto, se houver crashes durante a execução de sua versão do Android no Genymotion, esse provavelmente é o motivo, sendo possível contorná-lo mesmo não possuindo uma GPU potente.

A criação de máquinas virtuais no Genymotion é simples e intuitiva, mesmo para quem nunca lidou com virtualização. Dentro do processo, o ambiente operacional entregue por este app foi muito satisfatório, nos dando ótima noção de como seria estar diante de tais edições do Android, e sem consumo exagerado de memória de seu desktop. Há boa variedade delas disponíveis para download e, conforme informa seu fabricante, em breve o Genymotion contará com emuladores de sensores de movimentação para Android, o que deve tornar seu uso ainda mais fiel. Ainda, foi fácil migrar o uso do Android para ambiente de teclado e mouse, deixando os testes e utilização do Genymotion muito eficientes e ágeis.

Se você é desenvolvedor ou somente curioso por aplicações e sistemas Android, ou se simplesmente gostaria de fazer uso de alguns de seus apps em seu desktop, o Genymotion é uma boa forma de estudar, analisar e utilizar as benfeitorias do sistema do Google comodamente em seu PC gerido por Windows, OS X ou Linux.

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre o software? Visite o Fórum do TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS