Java Runtime

Java Runtime 8.0

Utilitários
Baixar
NOTA tt
9.5
downloads
8.386
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Sun Microsystems
Data de Lançamento
19/03/2014
Tamanho
27.8 Mb
screenshot de Java Runtime screenshot de Java Runtime screenshot de Java Runtime

Execute programas Java automaticamente sem complicação

TechTudo
por TechTudo
em 19/03/2014 11:14

Java Runtime Environment (JRE) ou simplesmente Ambiente de Tempo de Execução Java, é um pacote de aplicativos composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina virtual Java (JVM). Ele contém as ferramentas necessárias para a execução de aplicativos desenvolvidos com tecnologia e linguagem Java em seu computador com Windows, Mac ou Linux. Esse conjunto é o que torna possível executar as aplicações da plataforma Java em qualquer sistema operacional que suporte a linguagem. O download é gratuito e a instação sme complicações. 

A linguagem Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90, ela foi criada pela empresa americana Sun Microsystems e vendida para a Oracle depois de alguns anos. Sua principal característica é ser multiplataforma, ou seja, uma aplicação é feita apenas uma única vez e depois disso poderá ser executada em qualquer uma das plataformas suportadas pela linguagem, isto se respeitadas as particularidades e limitações da plataforma.

Diferentemente das linguagens convencionais, onde normalmente os programas são compilados para código nativo da arquitetura e sistema operacional do computador a ser usado, a linguagem Java é compilada para um “bytecode”, que será posteriormente executado por uma máquina virtual.

Java é uma das linguagens de programação mais avançadas da atualidade. Com ela são desenvolvidos diversos softwares de alta qualidade. Diversos jogos online, páginas na internet, programas, programas de chat, entre outros, são feitos utilizando a linguagem Java.

Importância do Java Runtime

O Java Runtime atua como um interpretador, ele carrega o “bytecodes” da aplicação compilada em Java, interpreta esses código para a arquitetura do computador que está sendo usado e depois executa a aplicação. Tudo isso é feito muito rápido, tanto que o usuário normalmente nem percebe, é como se a aplicação fosse nativa do sistema. Ele também é responsável pelo gerenciamento dos aplicativos, à medida que são executados.

Existem maquinas virtuais Java para diversos ambientes, desde computadores até smartphones, tablets, leitores e-books e minúsculos aparelhos eletrônicos. Essa versão é apenas para computadores rodando Windows, Solaris, Linux e Mac.

Entre os programas mais populares que rodam em Java e por isso, necessitam do Java Runtime, estão alguns da Receita Federal (DIRPF – Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, Receitanet e outros), o Endereçador Escritório dos Correios, jDownloader e muitos outros. A maioria dos serviços de internet bancking no Brasil também utiliza Java. Com tudo isso, é muito importante ter o Java Runtime em seu computador.

IRPF Java

Usando o Java Runtime sua vida ficará mais simples, você poderá acessar seu banco com mais segurança, utilizará uma infinidade programas disponíveis na internet, poderá fazer a sua declaração de imposto de renda e diversas outras tarefas que hoje são executadas em aplicações Java.

Instalação

Para instalar o Java Runtime é muito simples, basta acessar o link, escolher a versão para o seu sistema operacional e instalar seguindo as dicas disponíveis no link “Instruções”, que fica ao lado do endereço de download. Após a instalação, não será mais necessário se preocupar em atualizá-lo, pois sempre que houver uma nova atualização, o próprio JRE alerta, baixa e instala o update.

Além disso, com o JRE instalado em seu computador tudo que você precisará fazer será executar qualquer aplicativo em feito em Java, sem complicação nenhuma, como faz com qualquer aplicativo nativo do seu sistema. Claro, mesmo uma aplicação Java está sujeitas as regras de permissões do sistema operacional, portanto, antes de executar um programa, tenha certeza que ele tem as permissões necessárias para fazer sua função.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.5

Essencial para computadores tanto com Windows e Linux, o Java Runtime Environment é um programa necessário para rodar vários outros programas que utilizam a linguagem Java. A grande questão de ser essencial é por que nunca se sabe quando se precisará do Java, sendo então recomendado a instalação dele desde então.

De jogos que rodam direto do navegador, passando por gerenciadores de download famosos como JDownloader e aplicativos de Imposto de Renda, o Java Runtime Environment permite que o usuário execute qualquer tipo de aplicativo Java.

Com uma instalação e execução simples, não será preciso nenhum tipo de conhecimento técnico para rodar aplicativos Java. Basta que o usuário os baixe na Internet e clique duas vezes para que qualquer aplicativo Java entre em execução. No caso de um aplicativo Java que fica em um site, basta acessar o site para que o Plugin Java ative a execução do aplicativo.

Mesmo sendo essencial e importante em várias áreas tem se tornado comum que ao desenvolvedores da linguagem Java encontrar bugs que deixam brechas de segurança no Java Runtime Environment. Com isso, é importante atualizar com frequência o JRE.

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS