Downloads Navegadores
Opera

Opera 20.0.1387.91

Navegadores
Baixar
NOTA tt
8.5
downloads
53.536
Licença
Grátis
Idioma
Inglês
Desenvolvedor
Opera Software
Data de Lançamento
03/04/2014
Tamanho
33.1 Mb
screenshot de Opera screenshot de Opera screenshot de Opera screenshot de Opera

Não deixe de baixar Opera, um navegador eficiente e multiplataforma

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito
em 13/02/2014 10:06

O Opera é um famoso navegador que representa uma grande ruptura em relação as versões anteriores e a diversas características que eram a marca registrada do browser. O programa agora é baseado no projeto Chromium do Google. Disponpível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS, ele foi reconstruído e usa o motor de navegação Blink, baseado no Webkit, o motor do Chromium. Não perca tempo para baixar Opera!

Embora esta mudança não influencie a aparência, a interface sofreu algumas mudanças que o tornaram visualmente parecido com o Chrome. O navegador perdeu os menus laterais e a barra de zoom. Ele também perdeu parte do gerenciamento de abas, algo que foi criado pelo Opera. Nesse item, as modificações foram profundas: não é mais possível agregar ou fixar as abas, um recurso que é comum até mesmo no navegador do Google.

Mas o software pecou muito mais que em alguns itens da interface, pois o seu maior diferencial diminuiu a qualidade: os recursos de personalização. Na nova versão é simplesmente impossível alterar o visual do aplicativo. Agora só existe a barra de endereços. Nela, o usuário pode digitar endereços e termos de busca que a aplicação faz o resto. Além disso tudo, ele traz um novo gerenciador de downloads.

Novas páginas de inicialização

Entre as melhorias mais visíveis no programa estão a nova página Speed Dial, “Stash” e “Descobrir”. São três opções que ficam em uma página mostrada na primeira inicialização do navegador. Nelas, o usuário pode acessar rapidamente sites favoritos e encontrar novos sites para visitar. Se a pessoa possui muitos sites no Speed Dial, agora há uma barra de pesquisa para encontrá-los rapidamente.

A nova página Speed Dial mostra uma barra de pesquisa do Google e botões com atalhos para que o usuário tenha acesso mais rápido aos seus sites favoritos. São botões com ícones dos sites que ele acessa com mais frequência. Por padrão, a página vem com atalhos para o Facebook e diversos outros serviços online.

Cada atalho pode ser excluído, alterado ou atualizado. O recurso agora tem suporte a pastas para organizar melhor os atalhos. Para criar uma pasta, basta arrastar um ícone em cima do outro, como já é feito no Android ou iOS, e os sites serão agrupados.

Stash e Descobrir

O browser também traz uma página “Stash”, na qual é possível encontrar capturas de telas de páginas de sites que a pessoa marcou clicando no ícone do coração, localizado no canto superior direito da barra de endereço. Na prática, este recurso funciona como um menu Favoritos e como uma lista de coisas para ler depois.

Ele é um marcador de screenshots das páginas favoritas. Com ele, é possível marcar as notícias, artigos e outros tipos de publicações de interesse e ver quando tiver tempo suficiente para ler.

Já a página “Descobrir” permite filtrar e conhecer novos conteúdos. Ela traz diversos conteúdos relacionados com temas predefinidos e funciona de forma parecida aos feeds RSS comuns. Em qualquer uma das três páginas, quando tiver muitas informações, há a possibilidade de usar o sistema de pesquisa e procurar por palavras-chave.

Otimização de páginas em conexões lentas ou “Modo Off-Road”

Mesmo com as atuais opções de conexão e com a internet cada vez mais veloz e barata, ainda existem lugares onde nem todo mundo tem acesso considerado “banda larga”. Para ajudar estas pessoas, o novo navegador possui um recurso que otimiza páginas em conexões lentas.

Ele trabalha comprimindo as páginas acessadas para tornar a navegação mais veloz. Essa funcionalidade, no entanto, já existe no browser a várias versões. Mas agora ela mudou de nome e chama-se “Modo Off-Road”. Vale muito a fazer o download de Opera!

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
8.5

As ferramentas Speed Dial, Stash, e Descobrir são os diferenciais mais evidentes no novo Opera. O trio se destaca por colocar nas mão dos usuários formas interessantes de agilizar e organizar a navegação e, ainda, de descobrir novas fontes de informação.

Mas nem tudo funciona bem. Na primeira vez que foi usado o recurso de adicionar um site no Stash, o navegador travou o Windows, sendo necessário desligar e reiniciar o PC. A experiência demonstra que, apesar da fase de testes, o programa ainda tem bugs. Entretanto, nenhum software é livre de bugs, o problema é que o Opera tem bugs graves, pois não é qualquer erro que trava todo o sistema operacional.

Mesmo adotando um visual bem parecido com o Chrome, a aplicação continua tendo sua identidade. Isso é bastante positivo, pois a coloca como mais uma opção para os usuários. Para completar, diferente dos outros navegadores, o Opera possui apenas um menu, o que simplifica ainda mais seu uso.

O programa continua sendo um navegador múlti plataforma, mas, até o momento, esta última versão só pode ser instalada em Windows e OS X. Isso limita o acesso à nova versão e limita os usuários de outras plataformas a permanecer na versão anterior, mas é algo que possivelmente será resolvido em breve.

Diferente do Firefox, o conceito de temas (ou peles para alguns) é limitado no Opera. Ele se resume na escolha de um papel de parede que só aparece quando é chamada a tela inicial do browser. O lado bom disso é que dificilmente o recurso irá deixar o navegador mais lento.

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS