PhotoScape

PhotoScape 3.6.5

Editores
Baixar
NOTA tt
10
downloads
340.164
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Mooii
Data de Lançamento
05/07/2013
Tamanho
20.3 Mb
screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape screenshot de PhotoScape

Faça download do PhotoScape, o editor de imagens supercompleto

TechTudo
por TechTudo
em 27/08/2014 11:48

PhotoScape é um editor de imagens completo, desenvolvido para Windows. O programa é extremamente eficiente e fácil de ser usado. Por isso, nunca foi tão fácil editar suas fotos e deixá-las com um estilo profissional. Não deixe de baixar o PhotoScape gratuito para o seu computador, e tenha em mãos uma ótima ferramenta de edição.

O aplicativo é uma excelente alternativa ao famoso Photoshop, cuja a licença é super cara e os recursos são muito menos práticos. Assim como o "rival" pago, o software possui suporte para os principais formatos de imagem digital (entre eles, o JPEG, GIF e RAW), o que assegura que as criações e alterações produzidas nele irão funcionar em qualquer PC.

As ferramentas disponíveis são bastante simples e ideais para quem não conhece muito sobre edição, ou mesmo para quem gosta de tratar imagens de forma rápida e descomplicada. Há um grande leque de possibilidades para deixar sua fotografia personalizada, que vai desde alterações em cor e brilho à criação de animações em GIF. O melhor de tudo é que todos esses procedimentos são extremamente simples de serem executados, sem falar no enorme benefício de ser totalmente grátis.

As ferramentas de edição de um único ficheiro ou em massa, aliada à visualização e captura de tela, juntamente com a impressão e conversão dos formatos das fotos podem ser destacadas como pontos fortes do PhotoScape, diferenciando-o da concorrência. Ele é tão bom que deixa as imagens organizadas de forma prática e limpa, para que qualquer usuário sinta-se em casa ao usar o aplicativo.

Visualizador eficiente

Visualizar as imagens é o primeiro passo para poder editá-las. Por isso mesmo, o serviço oferece a seus usuários uma ferramenta de visualização de fotografias bastante completa.

A janela principal mostra as pastas do PC, um álbum com as fotos contidas na pasta selecionada, e ainda exibe uma área na qual a imagem clicada pode ser visualizada com mais detalhes. A navegação é muito fácil e intuitiva. Além disso, nesta mesma janela, o usuário encontra informações como a dimensão da foto e o seu respectivo peso, por exemplo.

É possível rotacionar as fotos, vê-las em tela cheia ou em modo de slideshow. Há como modificar os nomes ou apagar aquelas imagens que não quiser manter no disco rígido. Todas essas opções ficam a poucos cliques, o que torna o tratamento das fotos num processo bastante dinâmico.

O editor e suas infinitas possibilidades

O editor de imagens é a principal ferramenta do aplicativo. Ele permite fazer alterações nas fotografias de forma fácil, mas sem perder a qualidade. A função "Whitebalance" serve para corrigir a forma como os tons de branco são apresentados nas fotografias, em especial, aquelas que estão azuladas ou amareladas. O "Newsprint" permite recriar os pequenos pontos que compõem o processo de impressão de um jornal.

A "Noise reduction" é aconselhada para imagens em que o ISO da máquina teve que ser diminuído devido às condições de iluminação. Como consequência disso, a foto apresenta pontos de cor maiores, que podem ser percebidos a partir de um certo nível de ampliação. O redutor tenta consertar este problema.

Já a função "Reflection" insere reflexos em imagens com poucos cliques. Pode, inclusive, definir a intensidade do efeito e também ajustes de perspectiva. O "Antique Photo" é um dos efeitos mais divertidos para aplicar em fotos. Enquanto o "sépia" deixa a foto desbotada e com aspecto de envelhecimento.

A ferramenta, entretanto, vai muito além disso. Ela possibilita que diversos filtros similares ao sépia sejam utilizados para criar uma imagem verdadeiramente envelhecida. O "Backlight Correction" corrige fotos que ficaram escuras em decorrência da luz ter ficado atrás do objeto a ser fotografado. Nesse caso, o app resolve o erro para que a pessoa que está em primeiro plano fique visível.

Efeitos para PhotoScape

Existem muitos efeitos no PhotoScape que são simples de fazer. O TechTudo preparou alguns tutoriais ensinando como aplicá-los. Entre eles: filtro de foto antiga, Praia, Ilusão, Fake, Porcelana, Vampiro, Filme e Cut Out. É possível, ainda, transformar uma foto em desenho.

Editar foto

Para editar foto, em primeiro lugar o usuário deve escolher uma das opções da barra superior do programa ou os ícones no lado direito. Depois disso, deve-se abrir a foto que deseja editar e clicar na função Editor. No menu esquerdo, é necessário achar a pasta de imagens para aplicar os filtros nelas. Para os subníveis serem abertos, o usuário deve clicar uma vez na opção desejada.

Após seguir este procedimento, uma miniatura será exibida. O usuário deve, então, clicar sobre ela para editá-la. A aplicação disponibiliza inúmeras opções de edição, entre elas: alterar o brilho e contraste, aplicar o efeito sépia ou preto e branco, inserir molduras, aplicar filtros, entre outros.

Mais de uma edição por vez

O editor de grupo de fotos é perfeito para quem deseja fazer ajustes em mais de uma imagem ao mesmo tempo. Normalmente, essa tarefa levaria bastante tempo, uma vez que seria necessário abrir e editar cada uma das fotos individualmente. Já no "Batch Editor", o usuário só precisa escolher as fotografias e depois selecionar quais ajustes pretende realizar, como tamanho, modificação no brilho ou aumento no contraste. Mais praticidade que isso é impossível.

Colagens com efeitos especiais

Fazer colagens com várias fotos normalmente é uma ideia de presente para amigos e parentes, mas que costuma dar trabalho. Para facilitar a sua vida, o PhotoScape oferece a ferramenta "Page". Ela possibilita escolher um modelo de página com três, quatro ou quantas fotos quiser colocar.

Depois, basta arrastar e soltar as fotos para os locais onde elas devem ficar, escolher qual será a borda as imagens e a cor de fundo, entre outras coisas. Dessa maneira, o editor se encarrega de configurar tudo. O melhor de tudo é que o usuário pode até mesmo inserir efeitos especiais em cada uma das fotografias antes de imprimir a sua colagem.

Faça GIFs animados sem complicação

Os GIFs animados existem na internet desde que a rede começou a ser criada. O que eles fazem é permitir que várias imagens sejam inseridas em um mesmo arquivo .gif, de forma sequencial. Dessa forma, cria-se a ilusão de ótica de que estão em movimento.

É claro que esse recurso não poderia faltar no PhotoScape. Sua ferramenta para animar GIFs permite escolher várias fotos e depois definir qual será a transição de uma para outra. Quando for exportado, o arquivo pode ser usado em sites.

Crie seu próprio quebra-cabeça

Se o usuário sempre quis desmembrar uma foto em várias partes menores, para fazer um quebra-cabeça, o jeito mais simples de fazer isso é com a ferramenta "Splitter" do programa. Com ela, é possível definir o número de colunas e linhas que irão dividir a foto, podendo salvar cada uma como arquivo de imagem digital individual. Depois, é só imprimir cada uma das imagens separadamente, no próprio software.

Converta formatos de imagens

Esta funcionalidade é voltada para os fotógrafos. O formato de fotografia digital RAW é um dos mais complexos porque não prevê compressão, o que resulta em fotos excessivamente pesadas. Como ninguém vai enviar fotos digitais em formato RAW, o ideal é convertê-las para JPEG. O serviço tem um componente especificamente para isso.

O "Raw Converter" permite visualizar previamente o resultado final das imagens e depois "transformá-las". Os arquivos serão salvos na mesma pasta onde o original em RAW está localizado. As ferramentas listadas aqui são apenas uma amostra das tantas oferecidas pelo PhotoScape. Não deixe de baixá-lo agora mesmo: ele é grátis, completo e super útil!

Além das nossas impressões sobre o programa, escritas neste texto com base no teste, confira também o Guia do Photoscape preparado pelo Techtudo, onde estão reunidos todos os tutoriais e dicas para ajudar você a aproveitar melhor os diversos recusros que o serviço oferece. Faça já o download de PhotoScape e deixe suas fotos superbonitas!

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
10

O Photoscape é um ótimo programa gratuito para o usuário que não tem experiência com edição de imagens. O software é capaz de adicionar uma grande quantidade de efeitos através de seus vários filtros, opções de ajuste, bordas e molduras. Porém, não oferece opções mais avançadas para tratamento de foto, como o trabalho em camadas.

Seu carro-chefe é a facilidade de uso. A disposição dos menus e ferramentas dá a impressão de familiaridade com o programa já no primeiro acesso. A divisão dos diferentes tipos de recursos por abas dá uma aparência mais "limpa" que a dos concorrentes. O mecanismo de localização dos arquivos, sempre disponível à esquerda da tela, oferece mais liberdade ao usuário na hora da edição e garante também maior agilidade.

Os recursos são bastante vastos para quem quer apenas retocar fotografias e produzir resultados divertidos para compartilhar nas redes sociais, mas seu poderio fica por aí. Além da sua clara limitação em termos de ferramentas mais sofisticadas, o serviço peca em não possuir alguns recursos básicos importantes, como a possibilidade de desenhar uma curva, que aparece até mesmo no Paint.

Em contrapartida, uma função que merece destaque é a Clone Stamp. Ela amplia bastante o uso do editor e oferece uma alternativa para montagem de fotos, considerando o fato de não trabalhar com camadas. Embora trabalhosa, a ferramenta não é difícil de usar, sobretudo depois de algum treino. A versão 3.6.3 tem como diferencial o espaço de 2 MB oferecido no Google Drive, serviço de armazenamento na nuvem.

A aceitação do serviço é feita durante a instalação, mas não é obrigatória. A propósito, a instalação é rápida e livre de bugs, trojans ou qualquer outra inconveniência comum a softwares gratuitos. Quem já tem o Photoscape no computador não precisa desistalar nada para atualizá-lo, basta instalar por cima. Durante o uso, o editor também apresenta excelente desempenho e não trava mesmo trabalhando com várias fotos.

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS