Picasa

Picasa 3.9 Build 137.114

Álbuns e organizadores
Baixar
NOTA tt
8.5
downloads
39.373
Licença
Grátis
Idioma
Inglês
Desenvolvedor
Google
Data de Lançamento
07/03/2014
Tamanho
13.8 Mb
screenshot de Picasa screenshot de Picasa screenshot de Picasa screenshot de Picasa

Picasa organiza suas imagens de uma forma simples e divertida

TechTudo
por TechTudo
em 25/11/2013 15:15

Picasa é um programa gratuito para Windows e Mac, considerado um dos melhores e mais completos organizadores de imagens, um software que ajuda a encontrar, editar e compartilhar instantaneamente todas as imagens do computador.

Entre as novidades da versão 3.9, estão novos efeitos de edição como Vignette, Duo-tone e Borders e a possibilidade de edição lado a lado. Nela, você pode comparar duas fotos lado a lado, ou mesmo a versão original e a editada da mesma foto simultaneamente, enquanto aplica efeitos e edições no programa. Além disso, agora o Picasa apresenta a possibilidade de integração com o Google +, podendo compartilhar as imagens do programa diretamente na rede social. Porém, as pessoas que não usam o serviço, não ficam de fora. Basta enviar um e-mail para elas para que tenham acesso às suas fotos e vídeos, mesmo que não tenham conta no Google +.

Depois de instalado o programa, o usuário tem imediatamente a visualização de todas as imagens do seu HD já organizadas por pastas. Com o Picasa, você também pode criar álbuns virtuais, selecionando as fotos desejadas e arrastando para a pasta do software.

Como funciona

Sempre que você abre o Picasa, ele localiza automaticamente todas as imagens (inclusive aquelas que você nem lembrava mais) e classifica-as em álbuns visuais organizados por data com nomes de pastas facilmente reconhecidos. Arraste e solte imagens para organizar os álbuns e defina marcadores para criar novos grupos. O Picasa garante que as imagens estarão sempre organizadas.

Utilizando o Picasa no seu computador, você pode administrar, organizar, editar e visualizar todas as imagens em apenas um lugar. Vários recursos estão disponíveis para editar fotos, fazer montagens, slideshow e até vídeos.

Você ainda pode incluir textos, legendas, marcadores ou geo-tags (tag informando a origem da imagem) para organizar os álbuns. Além disso, o programa possui um recurso de reconhecimento facial, permitindo que você marque seus amigos, parente e demais pessoas que aparecerem nas suas fotos. Feito isso, é criado uma "pasta" para cada pessoa dentro do próprio programa, facilitando na hora de procurar fotos com determinadas pessoas.

Sincronização com a web

Clicando na função Sincronizar com a web (Sync to Web), você pode sincronizar suas fotos diretamente com a web, e todas as alterações feitas nas imagens no seu computador também serão salvas no Picasa na internet.

Se não quiser mais que suas fotos fiquem em sincronia com o álbum na internet, você pode desativar recurso a qualquer momento, basta clicar novamente no botão "Sincronizar com a web".

Selecionando várias imagens no Picasa, você pode fazer o upload, de forma pública ou em um endereço privado. Se a "sincronização com a web" estiver ligada, todas as alterações das imagens também serão feitas nos álbuns da internet.

Compartilhamento

Um novo recurso implementado no programa, ainda permite compartilhar as fotos com contatos que utilizem o álbum de fotos baseado na web do Picasa. Com apenas um clique você vai poder enviar fotos para o álbum, possibilitando que outros contatos editem essa foto.

Dessa forma um mesmo álbum virtual poderá receber fotos vindas de várias pessoas, garantindo uma ferramenta muitos mais colaborativa e cheia de possibilidades.

Ao clicar em um das imagens, ela irá aparecer em tamanho maior e assim você poderá usar os recursos de edição de imagens do Picasa. Esses recursos possibilitam ajustar o formato, cor, contraste. Funções integradas permitem que várias funções sejam ajustadas na imagem ao mesmo tempo.

Alterando as Imagens

Fazer alterações em imagens com o Picasa tem uma vantagem: se não gostar, o usuário pode voltar à imagem inicial de maneira fácil, clicando em um botão até desfazer todas as ações ou apenas uma ação. Além de ferramentas de edição para ajustar cor, contraste, etc, o programa também tem recursos de retoques. Com ele, você pode apagar, suavizar ou esconder pequenos detalhes.

Uma função bastante útil é a eliminação dos olhos vermelhos em fotos. O Picasa encontra o problema e corrige automaticamente outro recurso interessante.

Além disso, software já vem com dimensões de fotos pré-definidas, é só clicar nelas, ajustá-las em cima da suas imagens, que o Picasa corta suas fotos em tamanho padrão.

Colagens

O programa vem com seis tipos diferentes de colagens de imagens, com as quais você pode fazer mosaicos, agrupar fotos ou fazer belas apresentações.

Vídeos

Com o “Face Movie” você selecione fotos de uma mesma pessoa, ajusta no centro do vídeo, insere música de fundo e efeitos de transição entre as imagens. Essa função possibilita criar clipes cronológicos emocionantes ou brincalhões.

A função "video maker" permite a criação e editação de filmes curtos, usando as imagens ou vídeos de sua câmera digital.

Picasa Web Album

Outra novidade é uma melhor integração com o Picasa Web Albums. Com ele, você vai conseguir fazer o upload de vários álbuns ao mesmo tempo e gerenciar todo seu conteúdo online por meio da versão desktop do Picasa. Isso quer dizer que serão possibilitadas ações como remoção de álbuns, alteração de privacidade e sincronização de fotos.

Melhorias no sistema

Entre as alterações não visíveis ao usuário estão incluídas: maior eficiência no uso de CPU, suporte melhorado para drives externos e configurações de compartilhamento com grupos de contatos do Gmail.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
8.5

O Picasa traz a excelência do Google em todas as suas funcionalidades. Como trabalha com imagens e fotografia, não poderia deixar de caprichar em sua  interface, que é muito bonita e organizada, mas não deixa de ser leve. Pequenos detalhes e efeitos como transparências tornam o uso mais suave, e não comprometem o bom funcionamento do editor.

Usar o Picasa é fácil e intuitivo, as funções principais ficam sempre bem visíveis e o programa oferece liberdade no manuseio das imagens, que podem ser arrastadas de um lado para o outro na tela. Com o Picasa, todas as fotos do computador podem ser organizadas e editadas de forma eficiente e rápida, já que cada vez que você abre o programa ele localiza suas imagens automaticamente.

Em termos de edição de imagem, o Picasa ainda é um pouco limitado, sua proposta é mesmo a edição rápida, por isso, se você estiver procurando um programa mais sofisticado, o Photoshop, pode ser mais recomendado. Ainda assim, o Picasa é um dos poucos programas que juntam diferentes funções de fotografia em uma única interface e com qualidade.

A sincronização com a Web funciona muito bem, e melhora a experiência de uso do programa. Se você procura organizar suas fotos, editar e depois compartilhar na internet, o Picasa pode te ajudar a tornar a tarefa mais simples e divertida.

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre o software? Visite o Fórum do TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS