Downloads Downloads
Shareaza

Shareaza 2.7.4.0

Downloads
Baixar
NOTA tt
9.3
downloads
10.229
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Shareaza
Data de Lançamento
01/04/2014
Tamanho
10.87 Mb
screenshot de Shareaza screenshot de Shareaza screenshot de Shareaza

Com Shareaza, encontre e baixe qualquer arquivo que desejar

Teresa Furtado
por Teresa Furtado
em 06/03/2014 10:36

Shareaza é um cliente P2P para Windows especializado em música e vídeos. Com ele, é possível ouvir suas canções preferidas e visualizar filmes online ou baixá-los. A conexão é estabelecida pelas redes eDonkey2000 (ou ed2k), utilizada por outros softwares famosos do gênero, como eMule e BitTorrent. É preciso registrar-se no serviço para utilizá-lo.

Interface

Talvez a interface do Shareaza seja o seu grande diferencial, pois sua usabilidade e design se aliam para oferecer uma experiência intuitiva ao usuário. É possível personalizar o esquema de cores através de seus temas. Há dois modos de utlização que devem ser definidos durante a instalação: o de Iniciantes ou o Power, para quem já conhece o software.

Outra possibilidade de personalização é alterar a transparência da tela utilizando o atalho ALT + seta para cima ou para baixo. A primeira o deixará cada vez mais sólido e a segunda, mais transparente.

Ao fechar o programa, ele é minimizado para a barra de sistemas (ao lado do relógio) para que não fique ocupando espaço desnecessário. Neste modo, ele continuará tocando o que você estiver ouvindo. Outra característica interessante do Shareaza é a possibilidade de realizar múltiplas tarefas através de abas.

Localizando arquivos

No menu superior, localize o de busca (ou Search, se você tiver a versão em inglês) e digite o nome do artista ou música no campo adequado. O programa irá apresentar uma lista com todos os arquivos encontrados e dados como tempo de execução, álbum a que pertencem, com quantas estrelas foram avaliados por outros usuários, possibilidade de escutar, adicionar às suas listas de reprodução e realizar download.

Ao clicar em Add, automaticamente é aberto um box na parte inferior da tela com o arquivo para download. A transferência é feita automaticamente para o seu computador e ela é disponibilizada em sua biblioteca, que traz um player para ouvi-las. Se ela tiver algum vídeo relacionado, este será apresentado no canto inferior direito da tela.

Torrent

Este compartilhador de arquivos também é cliente de torrent. Através do ícone de ferramenta (ao lado do minimizar), você acessa suas configurações e, no menu Torrent, pode ativá-lo para fazer download de arquivos por este formato.

O Shareaza é uma ferramenta indispensável para quem precisa ou simplesmente deseja fazer download de músicas e vídeos no computador. Ele permite compartilhamento nas redes sociais, possui tradução para o português, é gratuito e compatível com Windows 98, 2000, 2003, XP, Vista, 7 e 8.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.3

Cliente P2P voltado a música e vídeos, o Shareaza se revela algo muito além disso. Mídia player repleto de recursos, ele permite buscar e ouvir canções online, baixar para o computador e, ainda, acessar o conteúdo do Youtube, sem ter que sair da aplicação.

A interface do programa é simples, intuitiva, bem organizada e pode ser alterada com skins. A possibilidade de baixar conteúdos de redes utilizadas por outros clientes P2P engrandece a sua biblioteca e o transforma em uma boa opção para achar arquivos mais difíceis de serem encontrados. No entanto, alguns recursos do software ficam um pouco escondidos e o usuário pode ter alguma dificuldade para acessá-los.

Outra vantagem do serviço é a sua "memória". Afinal, para usá-lo é necessário criar um perfil - que funciona como uma espécie de rede social - no qual ficam registradas todas as atividades na aplicação. O problema esta na falta de opção para desativar esta memorização dos dados.

A interatividade também é um ponto favorável ao software: há um chat para encontrar e conversar com pessoas com gostos musicais semelhantes. No entanto, qualquer um que esteja da rede do Shareaza pode falar, sendo conhecido ou não. Não existe um controle. Por fim, vale destacar a possibilidade de ativar os Torrents nas configurações para que sejam incluídos em suas pesquisas diversos conteúdos.

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS