Baixar
NOTA tt
9.3
downloads
72.463
Licença
Pago
Idioma
Português
Desenvolvedor
Microsoft
Data de Lançamento
26/06/2013
Tamanho
screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8 screenshot de Windows 8

Windows 8: o sistema operacional da Microsoft

TechTudo
por TechTudo
em 17/10/2013 13:10

O Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft que, depois do sucesso do Windows 7, ficou ainda mais funcional e prático. Faça o download agora mesmo e deixe o seu computador moderno e eficiente.

ATENÇÃO! Este download está temporariamente indisponível. A empresa de Bill Gates lançou a atualização de seu sistema, o Windows 8.1. Entre as novidades, estão: a volta do botão iniciar, uma busca completa, o acesso mais fácil às configurações, uma aparência similar a do Windows Phone, uma tela mais personalizável, integração com o SkyDrive, e outras funcionalidades. Não perca tempo e confira!

A boa notícia é que, segundo a Microsoft, quem já tem a versão anterior instalada não precisa fazer um upgrade para utilizar o novo SO. De acordo com a empresa, qualquer hardware compatível com a versão atual poderá suportá-lo. Se o usuário desejar instalar o Windows 8 em dual boot com o 7 e estiver com dificuldades, pode acessar o tutorial preparado pelo TechTudo.

Características do Windows 8

O sistema acrescenta uma série de novos gestos baseados em toques e introduz uma ideia totalmente nova sobre como os apps devem parecer e se comportar na sua interface Metro, onde um aplicativo por vez toma conta de toda a tela e roda livre de distrações, como botões e barras de menus.

A interface Metro tem um design simples, limpo e personalizável. Nela, você encontra a tela “Start” composta por mosaicos formado por “blocos” dinâmicos com animações, que podem simplesmente dar acesso a um aplicativo ou exibir informações atualizadas continuamente.

Um dos grandes problemas das suas primeiras versões era o fato de ele ser muito dependente de toques, o que tornava seu uso impraticável em equipamentos que não tivessem uma tela touchscreen. Para resolver isso, esta prévia disponibiliza a interação no trackpad.

Aplicativos

windows 8O sistema operacional também traz alguns novos apps ao estilo Metro da Microsoft, como o "News", que agrega centenas de notícias em um único lugar, e o "Sports", que permite que você adicione seus times favoritos e acompanhe os jogadores, agenda, placares e notícias do dia, além de seguir as novidades gerais sobre determinados esportes.

Já o "Travel" serve tanto como um guia turístico (usando dados da Frommer), quanto um sistema de reservas (através da Kayak), possibilitando que você pesquise a sua próxima viagem e já faça as reservas em um único local.

windows 8Mas se você está acostumado com a área de trabalho da geração anterior do Windows, não se preocupe. A interface Desktop ainda continua no sistema e pode ser ativada quando desejar. O melhor é que agora ela usa menos recursos quando está em segundo plano. O menu "Iniciar" "desaparece" velozmente, facilitando o acesso à barra de tarefas.

Para ver o passo a passo que ensina como adicionar aplicativos à inicialização do Windows 8, acesse o tutorial elaborado pelo TechTudo.

Windows Store

windows 8Junto com ele chega também a Windows Store, a loja de aplicativos da Microsoft. Com ela, os programas que você precisa ficam reunidos em um só lugar. A opção já vem embutida diretamente no sistema operacional. Como se pode imaginar, a loja será totalmente virtual, não imprimindo dificuldades ao usuário na hora de comprar apps.

Os programas baixados ficam associados a uma conta do Live, que pode ser um endereço de Hotmail, MSN, SkyDrive, .NET Passport ou Outlook. Atualmente a loja já disponibiliza um bom número de aplicativos e, com o esforço da companhia de Bill Gates em atrair mais desenvolvedores interessados, até o dia do lançamento oficial do SO, a quantidade só tende a aumentar.

Se quiser desativar a loja de aplicativos do Win. 8, confira o tutorial do TechTudo.

Instalação

A 8ª versão do sistema operacional Release Preview está disponível para download em duas versões: 32 e 64 bits. Ambas estão no formato ISO, que devem ser baixadas de acordo com a arquitetura do seu computador e, posteriormente, gravadas em um DVD.

Em versões anteriores (Consumer Preview), havia um assistente que fazia uma preparação para a instalação: ele executava algumas verificações de compatibilidade do computador com o novo sistema, baixava e gravava a imagem de instalação e até inicializava o instalador. Infelizmente, este recurso foi removido e é necessário fazer o download da imagem e gravá-la manualmente.

O modo mais fácil de converter um arquivo ISO em um DVD no Windows 7 é usando o Gravador de Imagem do Disco nativo. Mas se for usar um computador com XP ou Vista, será necessário um programa de terceiros para realizar o mesmo processo. Programas de gravação de DVD geralmente incluem esse recurso e uma boa opção é a ferramenta UltraISO, disponível no TechTudo Download.

Com o disco pronto, basta configurar o setup do seu PC para dar boot pela unidade de DVD, colocar o disco na unidade e inicializar a máquina. Depois que o instalador carregar toda a sua interface, basta seguir os passos e ir respondendo a algumas perguntas. Logo você estará com um ótimo sistema da Microsoft funcionando em seu computador.

Não perca tempo, faça o download do Windows 8 e veja como funciona esse sistema operacional da Microsoft.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.3

A tentativa da Microsoft de abraçar dois mundos (Desktops e dispositivos com tela touch), é louvável e bem feita. Ainda assim, a interface do S.O pode confundir a maioria dos usuários, principalmente aqueles acostumados ao ambiente tradicional com área de trabalho e menu iniciar, apesar de ambos estarem lá, só que bem escondidos.

O desempenho do sistema em equipamentos que antes usavam o Windows 7, mostra que a Microsoft cumpriu o que prometeu. O sistema funciona com um ótimo desempenho, algo que é incomum em atualizações de sistema operacionais.

A grande dificuldade de quem está acostumado a usar a interface tradicional e quer usá-lo, é encontrar o menu iniciar, que pode ser chamado com a combinação das teclas Windows + X. Isso que não está explicitado em lugar algum e requer que o usuário descubra antes de entrar no sistema. Da mesma forma, é preciso usar essa tecla, para alternar entre o ambiente Desktop e sua nova interface.

Os valores cobrados pela Microsoft para cada uma das versões vai contra a atual tendência de redução de preços de sistemas operacionais. Vide o caso das distribuições Linux e do Mac OS X, que podem ser adquiridos gratuitamente ou por valores bem populares.

As questão das atualizações não é um problema para computadores e notebooks, mas em tablets e outros dispositivos menores com tela touch é algo que deve ser avaliado junto ao fabricante antes da aquisição dos mesmos.

O grande mérito dessa versão é a compatibilidade com aplicações anteriores: boa parte do que foi feito para o 7, Vista ou até XP, pode ser executado no 8, embora como em qualquer sistema, seja altamente recomendado usar programas feitos para ele. Diferente do que ocorreu na mudança do Win. 3 para o 95, muitos programas poderão continuar sendo usados sem problemas

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS