Wubi (Windows Ubuntu Installer)

Wubi (Windows Ubuntu Installer)

Utilitários
Baixar
downloads
1.528
Licença
Grátis
Idioma
Inglês
Desenvolvedor
Wubi
Data de Lançamento
05/05/2011
Tamanho
None
screenshot de Wubi (Windows Ubuntu Installer) screenshot de Wubi (Windows Ubuntu Installer)

Um instalador Ubuntu para Windows

TechTudo
por TechTudo
em 03/04/2013 19:44

Wubi é um programa para aqueles que possuem Windows, mas que gostariam de experimentar o sistema operacional Linux. O Windows Ubuntu Installer é um instalador do software livre baseado no sistema da Microsoft para o Ubuntu.

Wubi nasceu como um projeto independente e devido ao sucesso se tornou oficial com o Ubuntu, desde a versão 8.04. O objetivo do Wubi é contribuir para um usuário do Windows não familiarizado com o Linux/Ubuntu quer fazer uma tentativa, sem arriscar qualquer perda de informação devido a formatação do disco ou partição. Caso você não goste, Wubi também pode desinstalar o Ubuntu dentro do Windows.

Não é uma máquina virtual, mas cria uma instalação autônoma dentro de um dispositivo loopmounted, também conhecida como uma imagem de disco. Não é uma distribuição Linux própria, mas sim um instalador para o Ubuntu.

Wubi adiciona uma entrada ao menu de inicialização do Windows, que permite ao usuário rodar o Linux. Ubuntu é instalado dentro de um arquivo no sistema de arquivos do Windows (c: \ ubuntu \ discos \ root.disk), ao contrário de ser instalado dentro de sua própria partição. Este arquivo é visto pelo Linux como um verdadeiro disco rígido. Wubi cria também um arquivo de troca no sistema de arquivos do Windows (c: \ ubuntu \ discos \ swap.disk). Este arquivo é visto pelo Ubuntu como memória RAM adicional.

Wubi é simples

Não há necessidade de gravar um CD. Basta executar o instalador, digitar uma senha para a nova conta e clicar em "Install".

Com as mesmas funções do tradicional Ubuntu, o Wubi ainda conta com dois programas no pacote para serem instalados: o Mozila Firefox e o OpenOffice e mail um instalador, o Lupin, semelhante ao Windows que elabora pacotes e os leva para os diretórios pertinentes, para deixar o seu computador organizado e tudo em seu devido lugar.

Você mantém o Windows como é, Wubi só adiciona uma opção extra para iniciar no Ubuntu. Wubi não requer que você modifique as partições de seu PC, ou use um gerenciador de inicialização diferente, e não instala drivers especiais. Ele funciona exatamente como qualquer outro aplicativo. Wubi é livre de spyware e malware, e sendo fonte aberta, qualquer pessoa pode verificar isso.

Wubi mantém a maior parte dos arquivos em uma pasta, e se você não gosta, você pode simplesmente desinstalá-lo como qualquer outro aplicativo. Wubi não custa absolutamente nada.

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre o software? Visite o Fórum do TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS