Shoebox

Shoebox

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Shoebox permite armazenar suas fotos em espaço ilimitado na nuvem

Paulo Alves
por Paulo Alves em 05/06/2015 15h58

Shoebox é um serviço de armazenamento de fotos e vídeos na nuvem com um plano gratuito para guardar imagens ilimitadas, além de 15 minutos de vídeo. Mesmo na versão gratuita, as fotos são guardadas em alta resolução e podem ser compartilhadas e visualizadas na web e em apps para Mac, Windows, iPhone e Android.

Nossa opinião

Shoebox é um serviço interessante para quem deseja fazer um backup seguro de suas fotos na nuvem sem ter que se preocupar com espaço, já que não há limite para armazenar imagens de até 10 megapixels. Infelizmente o mesmo não se pode dizer de vídeos, cujo limite é de 15 minutos, para a conta gratuita.

A interface da versão web e de todos os aplicativos, sejam para dispositivos móveis ou desktop, agrada muito tanto pela usabilidade quanto pelo design. A aparência é limpa e lembra muito softwares da Apple, com linhas e fontes discretas, e animações bem boladas. Não chega a ser nada muita atrativo, super inovador, mas também não decepciona. É um layout agradável e muito intuitivo, facilitando também a usabilidade. 

O serviço oferece uma maneira simples de buscar por fotos de acordo com a câmera, locais e períodos do ano em que foi tirada, se limitando, portanto, à metadata que acompanha o backup. Nesse quesito, nem de longe oferece a conveniência do Google Photos, que permite busca a partir de análise de imagem.

Em nossos testes, notamos que o backup toma um tempo bem acima da média para ser realizado, especialmente nos apps. Em compensação, uma vez que o upload terminou, ficamos surpresos em saber que o app para Android é compatível com o Chromecast, algo que nem o Google Photos faz, pelo menos não no lançamento. O upload de fotografias foi rápido – o que, claro, depende também da conexão à Internet do usuário. A identificação das imagens na galeria do celular foi muito eficiente – assim como o recurso para compartilhar conteúdo via Facebook e Whatsapp.

No entanto, o serviço fica atrás do Google também no backup ilimitado, já que as fotos devem ter até 10 megapixels, contra 16 megapixels no Fotos, além de não aceitar vídeos livremente. Porém, a oferta de programas para Mac e Windows, por mais que sejam somente webviews, e a excelente usabilidade fazem do Shoebox uma alternativa válida para quem quer armazenar fotos com segurança.

Colaborou Thiago Barros 

Prós
  • Design e usabilidade excelentes
  • Espaço ilimitado para fotos de graça
  • Versões web, desktop e móveis
Contras
  • Limitação de 10 megapixels para fotos
  • Limitação de 15 minutos para vídeo
  • Demora no upload de fotos
  • Somente em inglês

Fotos

Serviços trazem apps para dispositivos móveis e acesso web para salvar suas fotos online.
Confira os cinco destaques para dispositivos Android que o TechTudo indica para você nesta semana.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Couch Labs INC.

Lançamento

30/05/2015

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Shoebox é um serviço interessante para quem deseja fazer um backup seguro de suas fotos na nuvem sem ter que se preocupar com espaço, já que não há limite para armazenar imagens de até 10 megapixels. Infelizmente o mesmo não se pode dizer de vídeos, cujo limite é de 15 minutos, para a conta gratuita.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Internet ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Internet