Slitaz

Slitaz

8.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Distro permite realizar 'arqueologia digital' em computadores antigos

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 26/08/2016 15h40

Slitaz é uma distribuição Linux extremamente leve e de perfil bem minimalista, ideal para rodar em computadores antigos e com hardware limitado, podendo também atuar como sistema operacional contido em pendrives e CDs para operações de resgate de computadores que, encostados depois de anos, se recusam a inicializar. O Slitaz chama a atenção pela leveza e pelo perfil completo, já que o sistema vem relativamente bem equipado nas versões estáveis liberadas para download no momento.

Operação de resgate

O Slitaz é tão leve que os desenvolvedores dessa distribuição oferecem uma edição do sistema que pode ser inicializada numa máquina a partir de um disquete, situação que pode ocorrer na tentativa de resgate de um computador muito antigo, sem drive ótico e sem portas USB e funcionalidade que permite boot via pendrive. Bem leve, o Slitaz pode rodar em computadores que possuam processadores 486, originalmente lançados pela Intel em 1989.

Nossa opinião

Nossa opinião

Entre as distribuições Linux leves e minimalistas, o Slitaz é uma das opções que mais chamam a atenção. O sistema operacional é completo, tem interface gráfica e não requer muitos conhecimentos para ser instalado num pendrive de onde pode ser usado para acessar o hardware e os arquivos de um computador antigo. Quem desejar se comprometer de forma mais decisiva com o Slitaz pode instala-lo sem problemas no computador, já que o sistema tem bom nível de aplicativos e é compatível com uma grande quantidade de pacotes para Linux.

Essa possibilidade, de investir no Stilaz como solução para o cotidiano, pode ser especialmente interessante para desenvolvedores e usuários que procuram tirar o maior proveito possível do Raspberry Pi e suas variáveis, já que há uma edição do Stilaz dedicada à placa.

A imagem ISO do Slitaz 4.0, versão estável mais recente, tem apenas 30 MB, se colocando como uma das menores opções do sistema operacional livre na atualidade. Embora exista o TinyCore, com apenas 15 MB, o Slitaz é mais completo: tem navegador, softwares de desenvolvimento e permite a visualização de PDFs, além de edição de imagens e outros tipos de arquivos.

Minimalista, simples, mas bastante funcional e eficiente, o Slitaz é uma distribuição Linux do tipo leve bastante completa e interessante para quem precisa rodar um sistema operacional em um computador com hardware defasado, ou necessita de uma ferramenta capaz de ajudar no resgate de uma máquina encostada

Prós
  • - Slitaz é extremamente leve sem comprometer a vida do usuário pela falta de apps e ferramentas
  • - Roda até mesmo via disquete
  • - Há versões atualizadas constantemente
  • - Compatível com Raspberry Pi
Contras
  • - Não há

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Slitaz.org

Lançamento

26/08/2016

Versão

4.0

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

Nossa opinião

Opinião dos usuários

Fórum

Slitaz

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais