Speed Fan

Speed Fan

7.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Monitore a velocidade, temperatura e voltagem do computador com Speed Fan

TechTudo
por TechTudo em 13/04/2016 11h37

O Speed Fan é um programa gratuito que monitora temperatura, voltagem e velocidade em computadores que contêm chips de monitoração de hardware, presentes em quase todas as máquinas. Permite gerenciar os recursos do seu PC e otimizar o uso de diversas formas, desde diminuir o barulho até reduzir o uso de energia e evitar desperdícios.

Seu computador passou a ter problemas como travamentos depois de horas de uso ou ainda quando algum programa exige muito da máquina? Esta aplicação ajuda a encontrar a causa: pode ser um fornecimento de energia instável ou ainda uma dissipação de calor insuficiente devido a um funcionamento ineficaz do cooler. Estes dois fatores geralmente levam a um desperdício de energia e ao mau funcionamento de seu computador, reduzindo a vida útil de seus componentes.

Os coolers e ventoinhas, aqueles ventiladores que evitam superaquecimento do processador ou de diferentes componentes, podem ser ajustados com o auxílio do SpeedFan. Muitas vezes, eles produzem ruídos desnecessários e não funcionam na velocidade correta. O programa permite ajustar a velocidade da rotação dos coolers e monitorar informações como a temperatura do processador e dos discos rígidos, a utilização do CPU e outros itens importantes para o bom funcionamento da sua máquina.

Você pode definir níveis de temperatura do processador e velocidades de ventilação conforme a necessidade de temperatura e ruído do ambiente. Ele acessa as informações S.M.A.R.T. (Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology, tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório de discos rígidos que detecta e antecipa falhas) nos discos rígidos que suportam esse recurso, informando as suas temperaturas e permitindo um gerenciamento total.

Para consultar periodicamente as informações sobre sua máquina, o SpeedFan funciona até quando minimizado, mostrando a temperatura na barra de tarefas do desktop. Ao maximizar o programa, você consegue ver todas as outras informações, como voltagem total, temperaturas e velocidade dos ventiladores.

Configure como preferir

O SpeedFan consegue monitorar temperaturas de diversas formas. A principal delas é deixar o programa escolher a velocidade baseada nas temperaturas do sistema. Para fazer isto é simples: manualmente, escolha parâmetros para velocidades mínimas e máximas do ventilador (não esqueça de desmarcar todos os campos "Variate Fans"), e escute se há algum ruído. Quando não escutar nenhum ruído do ventilador, marque aquele valor como o de velocidade mínima.

Para o valor máximo, o usual é o 100, mas caso o barulho seja excessivo, você pode reduzir o valor para 90, por exemplo. Se, ao realizar o monitoramento, a temperatura do seu processador chegar ao nível "Warning" (quando está superaquecido), automaticamente o programa aumenta para a velocidade 100 para proteger seu computador, não importando qual foi o valor máximo que você estipulou.

O programa consegue suportar discos EIDE, SATA e SCSI, e consegue ainda modificar o FSB (Front Side Bus, velocidade de acesso do processador à memória). Faça o download de SpeedFan e otimize o funcionamento de seu computador!

Nossa opinião

O SpeedFan tem uma cara bem complexa para quem não entende da parte técnica de computação, porém, os dados informados e as configurações permitidas, fazem dele uma excelente opção na categoria. Vale destacar a possibilidade de visualizar a temperatura do sistema na barra do relógio.

A proposta do SpeedFan em monitorar as temperaturas de hardware e outros controles do computador é eficiente. A possibilidade de gravar os logs de registros de temperatura permite com que você descubra, em caso de travamento ou reinicialização automática, se a causa é o calor ou se algum cooler parou de funcionar.

Quem tem algum conhecimento técnico em computadores não deve ter problemas em usá-lo. O mesmo pode não acontecer com leigos, mas, neste caso, é possível monitorar apenas a temperatura dos componentes e evitar chegar a estado crítico como 60 ou 70º. Nesse estágio, é caso de assistência técnica.

Apesar do SpeedFan apresentar uma tradução para o português bem falha, ela pode auxiliar os que não dominam o inglês e facilitar no uso dele. A sugestão para quem não tem muito entendimento é só verificar a temperatura, pois a alteração de funções pode implicar em problemas na sua máquina.

Prós
  • Interface amigável e organizada;
  • Dados apresentados em gráficos;
  • Configuração da velocidade das ventoinhas.
Contras
  • Tradução para o português com erros;
  • Inlegível por quem não tem conhecimento técnico;
  • A alteração da velocidade do cooler nem sempre é eficiente.

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Alfredo Milani-Comparetti

Lançamento

12/04/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

O SpeedFan tem uma cara bem complexa para quem não entende da parte técnica de computação, porém, os dados informados e as configurações permitidas, fazem dele uma excelente opção na categoria. Vale destacar a possibilidade de visualizar a temperatura do sistema na barra do relógio.

Opinião dos usuários

Fórum

Speed Fan

Você ficou com alguma dúvida sobre Diagnósticos e melhorias ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Diagnósticos e melhorias