Steam

Steam

Steam: baixe demos e jogos completos para o seu PC

O Steam é um sistema criado em 2003 pela Valve, que revolucionou o mundo dos games. Fazer download de jogos em formato digital, desbloquear conquistas e interagir com os gamers de todo o mundo. Estes foram os recursos que fez com que a plataforma se tornasse uma verdadeira febre entre quem curte jogos para PC. Atualmente, milhões de pessoas utilizam o serviço todos os dias. O download do Steam é de graça, porém, a grande maioria dos jogos é paga.

Os motivos para isso são os mais variados possível. Após criar uma conta no Steam, o usuário pode não somente utilizá-lo para fazer download de jogos, que normalmente são mais baratos do que em suas versões físicas, como também para jogar multiplayer com outros usuários, ganhar troféus e ainda fazer novos amigos. E o catálogo de games é o mais variado possível, contando com muitos hits como Call of Duty, CS e FM.

Além dos games completos, há também demos para testá-los antes de comprar e uns jogos mais simples, que são gratuitos. Um recurso interessante é que o mesmo usuário pode fazer login no seu Steam e baixar os jogos da biblioteca em diversos computadores – não é como no Playstation 3, por exemplo, que há um limite de downloads para somente dois dispositivos diferentes. Só não é possível ficar online de dois PCs ao mesmo tempo.

A interface do Steam é bastante agradável e intuitiva. Como ele está disponível na língua portuguesa, não é difícil se encontrar e navegar pelas abas do menu, que se localiza na parte superior da tela principal do programa. Em biblioteca, o usuário vê os seus jogos, em notícias, lê as novidades, enquanto em comunidade interage com amigos e em loja, obviamente, realiza novas transações.

Há também um interessante sistema de objetivos, semelhante aos troféus de consoles como Xbox 360 e Playstation 3. Dependendo do jogo, o usuário ganha “medalhas” com seu progresso. Assim, é possível competir com seus amigos e mostrar quem fez mais missões em seus games.

Pagamento facilitado

Os pagamentos no Steam podem ser feitos de diversas maneiras, não somente com um cartão de crédito. É possível utilizar débito, serviços de pagamento eletrônico e até boleto. Há uma versão brasileira da loja, com preços em reais, e as compras são realizadas de maneira segura e eficiente. Fazer uma compra é bem simples: basta clicar no jogo, clicar em comprar, escolher a forma de pagamento e, pronto, o download será iniciado.

Depois de baixar o game, o usuário deve instalá-lo. Para rodar o jogo, automaticamente, o Steam vai iniciar. Porém, não é preciso estar conectado à Internet para jogar – somente, é claro, caso você queira jogar online. Nestes tipos de jogo, aliás, é possível visualizar quais pessoas estão jogando com você e, posteriormente, adicioná-las à lista de amigos. Com isso, o Steam ganha também o aspecto social e, por isso, faz tanto sucesso.

Nossa opinião

O Steam nasceu como um pilar da luta contra a pirataria de games para PC e hoje está no mercado consolidado como uma plataforma de encontro dos apaixonados por jogos. Não é à toa que ele registra milhões de logins diariamente. E, nos testes realizados pelo TechTudo, foi simples de entender tamanho sucesso.

O programa é bastante funcional, tem uma interface atrativa e o fato de ter uma versão brasileira para sua loja, com conteúdo vasto, em português, e pagamento facilitado, em que pode se usar até cartão de débito, agrada bastante. É diferente (e melhor) do que a maior parte das lojas virtuais de grandes empresas no Brasil.

Além da facilidade de baixar games (e dos preços baixos), também se destaca o lado social do steam, com as conquistas, as adições de amigos e, obviamente, os games multiplayer. Isso sem falar na ótima opção de se permitir, sim, o download dos jogos comprados em uma conta em diversos computadores, sem limitação.

Seu único problema está na questão desempenho, com as atualizações automáticas gastando um pouco de tempo e com o fato de, por ser um programa relativamente de peso, com muitos links e exigindo conexão à Internet para navegação, apresentar um travamento ou outro em computadores um pouco menos avançados.

Aliás, é importante destacar que o Steam é a plataforma perfeita para os gamers dos PCs. Porém, é necessário ter noção de que para ter jogos de última geração em uma máquina, ela precisa ter boas configurações – além de uma conexão rápida à Internet para baixar os jogos. Caso contrário, toda a praticidade do Steam vai, na verdade, se tornar uma grande dor de cabeça.

Prós
  • Em português
  • Vasto catálogo de jogos
  • Interações sociais
  • Pagamento facilitado
  • Jogos em múltiplas máquinas
Contras
  • Atualizações automáticas
  • Pode travar em PCs não tão avançados

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

O Steam nasceu como um pilar da luta contra a pirataria de games para PC e hoje está no mercado consolidado como uma plataforma de encontro dos apaixonados por jogos. Não é à toa que ele registra milhões de logins diariamente. E, nos testes realizados pelo TechTudo, foi simples de entender tamanho sucesso.

Fórum

Steam

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos e Diversão? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos e Diversão →