Symbian

Symbian

Symbian é um sistema operacional da Nokia Lançado em 1997

Symbian é um sistema operacional instalado nos aparelhos da Nokia até 2012. Lançado em 1997, sua versão mais recente é o Symbian^3, apresentado em 2010 no Nokia N8, que ainda recebeu algumas atualizações menores. O sistema foi descontinuado recentemente, tendo como seu último lançamento o Nokia 808 PureView.

Líder durante muito tempo

Presente nos aparelhos da Nokia, desde os mais simples até o mais moderno, o Symbian foi o sistema operacional de telefones mais utilizado durante muito tempo. Desenvolvido inicialmente pela Symbian Foundation, várias empresas - como a Sony Ericsson, por exemplo - continham licença para utilizá-lo em seus telefones. No entanto, com a popularização do Android e iOS, a plataforma acabou ficando apenas nas mãos da Nokia.

Ao todo, o sistema teve três grandes versões: Symbian^1, Symbian^2 e Symbian^3, todas subdividas em atualizações menores. A última versão, apresentada no Nokia N8, foi a principal aposta da empresa finlandesa para bater o iPhone. A plataforma teve toda a sua interface redesenhada para tornar a interação com o toque mais confortável e intuitiva.

O Symbian^3 teve ainda dois upgrades importantes. O primeiro foi o Symbian Anna, apresentado em maio de 2011, que trouxe melhorias nos ícones de sistema, teclado e navegador de Internet. Além disso, ainda estavam presentes algumas melhorias de desempenhos e novas versões da suíte de aplicativos Ovi, da Nokia.

Já o Symbian Belle, rebatizado para Nokia Belle, foi a última grande atualização do sistema, assim como a versão que apresentou maiores mudanças. O sistema ganhou botões com ícones no lugar de textos, widgets soltos na homescreens, até seis telas iniciais e barras de notificações. A plataforma recebeu dois pequenos updates: o Belle Refresh e o Belle FP2, que trouxeram algumas novidades que viriam no Symbian^4.

Poucos aplicativos

Os aplicativos sempre foram o calcanhar de Aquiles do Symbian. Enquanto via o iOS e Android recebendo as principais novidades do mercado, a Nokia pouco conseguiu fazer para atrair desenvolvedores para o seu sistema. Isso fez com que o interesse dos consumidores pela plataforma caísse consideravelmente e se tornou um dos motivos para o seu abandono.

No início deste ano, a Nokia encerrou as atividades da loja de aplicativos do Symbian, não sendo possível mais publicar nenhuma aplicação nova ou atualização. Os usuários ainda conseguem ter acesso à Nokia Store, porém não há novidades. Apesar disso, desenvolvedores de apps famosos como o WhatsApp seguem lançando versões independentes para o sistema e um grupo criou uma loja batizada de AppList.

Substituído pelo Windows Phone

Em fevereiro de 2011, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para a adoção do Windows Phone. Em junho do mesmo ano, o Symbian passou a ser desenvolvido e receber suporte pela Accenture até 2016. No entanto, em janeiro de 2013, a Nokia optou por não lançar mais aparelhos com o sistema operacional.

O último smartphone com Symbian foi o Nokia 808 PureView, considerado um marco nos smartphones por ser o primeiro a trazer a câmera potente de 41 megapixel e a tecnologia de imagens da Nokia. Graças à esse conjunto, ele continuou líder no segmento de cameraphones até a apresentação do Lumia 1020, em julho de 2013.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Fórum

Symbian

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais →