Thomas Was Alone

Thomas Was Alone

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Intrigante, Thomas Was Alone é um garante entretenimento por horas

Vitor Adler
por Vitor Adler em 28/08/2013 17h14

Thomas Was Alone é um jogo indie desenvolvido por Mike Bithell, um puzzle no estilo sidescroll onde formas geométricas se ajudam para vencer diversos desafios propostos a cada fase que se passa. O game está disponível para Windows e Mac.

O jogo é bastante autoexplicativo e os comandos são simples (afinal, neste tipo de jogo, geralmente, só é possível ir para frente, para trás ou pular…) e o objetivo é alcançar uma espécie de porta que se encontra no fim da fase. Mas não se deixe enganar pelos gráficos simples – Thomas Was Alone não se resume a simples quadrados pulando para todos os lados.

À medida que o jogador avança de fase, novos e intrigantes desafios são propostos, o que inclui novos personagens controláveis. O número de personagens é diretamente proporcional à complexidade do jogo, pois novas portas aparecem (uma para cada novo personagem) e o jogador passa a ter que calcular cuidadosamente seus movimentos, para que cada personagem possa encontrar a sua devida porta. É neste ponto que um simples erro pode pôr todo o progresso daquela fase chata a perder.

Se você é fã de jogos independentes ou simplesmente gosta de um bom puzzle, Thomas Was Alone é uma boa opção que, certamente, lhe proporcionará horas de entretenimento de qualidade.

Nossa opinião

Thomas Was Alone é um jogo independente que, como muitos, tenta trazer algo inovador a fim de se destacar no gênero, como muitos outros o fizeram antes dele. Com uma narração fenomenal, somos introduzidos à história de um quadrado chamado Thomas que segue em uma aventura em um mundo do qual não se sabe exatamente muita coisa. Sabe-se apenas que Thomas estava sozinho (daí o nome do jogo).

À medida que o jogo avança, somos introduzidos aos outros personagens do jogo, que são outras formas geométricas diferentes de Thomas, que são, geralmente, outros quadrados de largura e/ou altura diferenciados. A partir daí, o jogo passa a aumentar a sua dificuldade, já que novas portas aparecem e o jogador precisa pensar em como arranjar os “blocos-personagem” de forma que consiga levá-los às suas respectivas portas.

Novas fases com maior complexidade vão aparecendo a cada novo nível que o jogador alcança, mas o jogo desaponta quando as fases que (ao menos, na teoria) deveriam ser as mais desafiadoras, pois elas não possuem aquele nível de dificuldade que faz com que o jogador realmente pare para pensar de verdade e gaste um bom tempo tentando resolver o problema.

Uma característica que vale a pena a menção é sobre o “sistema de pulo” do jogo. Um trabalho de programação fenomenal foi realizado neste quesito, tanto na aparência quanto na mecânica, que faz com que o pulo dos personagens seja suave e de acordo com a física dos mesmos (um personagem mais leve pula mais alto ao mesmo passo que um pequeno e gordo pula mais baixo e devagar).

Os gráficos podem não ser tão atrativos a jogadores acostumados com jogos em 3D e artes sensacionais, pois Thomas Was Alone se resume apenas a polígonos que andam, com alguns detalhes como água e poucos efeitos com partículas aqui e ali. A interface do jogo também não tem nada demais, apenas o próprio jogo em si e um menu de pause básico.

Apesar das falhas, Thomas Was Alone é um jogo bastante divertido que envolve o jogador com a sua história vaga e brilhantemente narrada.

Prós
  • Jogo leve, não requer hardware de alta performance
  • Intuitivo e divertido
  • Bom trabalho de narração
Contras
  • Gráfico pobre
  • Os níveis mais difíceis não são tão desafiadores quanto deveriam

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Mike Bithell

Lançamento

12/11/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

Thomas Was Alone é um jogo independente que, como muitos, tenta trazer algo inovador a fim de se destacar no gênero, como muitos outros o fizeram antes dele. Com uma narração fenomenal, somos introduzidos à história de um quadrado chamado Thomas que segue em uma aventura em um mundo do qual não se sabe exatamente muita coisa. Sabe-se apenas que Thomas estava sozinho (daí o nome do jogo).

Opinião dos usuários

Fórum

Thomas Was Alone

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura