TinyCore

TinyCore

8.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Linux extremamente leve roda em computadores com processadores 486

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 26/08/2016 13h35

TinyCore é uma distribuição Linux desenvolvida para ser extremamente leve. Com uma imagem de apenas 15 MB, o sistema operacional pode ser instalado em computadores com processadores 486, lançados em 1989.

Muito simples de instalar e usar, o TinyCore não tem interface gráfica elegante e diversos apps pré-instalados, mas atende perfeitamente as necessidades de quem precisa de um sistema operacional com perfil mais econômico.

Para usuários comuns, o apelo no uso do TinyCore reside na possibilidade de recuperar computadores antigos: uma máquina que tenha ficado esquecida, e se recuse a dar boot, pode ser resgatada com o uso do TinyCore rodando num pendrive ou CD. Desenvolvedores podem usar o sistema na sua versão para arquitetura ARM em computadores como o Raspberry Pi.

Nossa opinião

O TinyCore é um sistema operacional desenvolvido para atender um tipo de usuário e necessidades bastante específicas: trata-se de um Linux essencialmente leve, capaz de rodar em computadores antigos, além de PCs em uma placa atuais, como o Raspberry Pi.

Com as expectativas calibradas em torno das funcionalidades da ferramenta é possível explorá-la sem medo e descobrir que a versão TinyCore de 15 MB pode até surpreender: funções essenciais de um sistema operacional são permitidas pela distro que possibilita, entre outras coisas, a instalação de apps essenciais a partir do Apps, na barra de ferramentas.

Sem instalar nada de novo, entretanto, o TinyCore conta com editor de texto, no estilo Bloco de Notas, um Painel de Controle que dá acesso a funções do sistema e do computador, o Apps, que permite buscar novos aplicativos, Terminal e um recurso para montar drives externos. E é só isso.

A abordagem minimalista tem como resultado um sistema operacional extremamente focado e ágil: testes num computador antigo com 1 GB de memória RAM do tipo DDR2 e processador de apenas um núcleo se mostraram extremamente satisfatórios.

No Raspberry Pi 3, o sistema se comportou de forma ainda mais surpreendente: tudo funciona rapidamente e é possível economizar bastante espaço em cartões de memória usando o TinyCore como sistema principal do computador em uma placa da Raspberry Foundation.

A conclusão é a de que, embora não seja para todos, o TinyCore cumpre muito bem o que promete e não decepciona as expectativas do usuário em nenhum momento: sua simplicidade não esconde armadilhas, não há lentidão no uso e a perspectiva de ampliar o leque de funcionalidades do sistema pela instalação de novos apps está aberta ao usuário. O TinyCore é um sistema operacional muito interessante para ter em mãos na hora de resgatar um computador antigo.

Prós
  • Extremamente leve, a imagem do sistema tem apenas 15 MB
  • Pode rodar em PC com processador 486
  • Simples de instalar
  • Pode ser usado para recuperar dados de computadores antigos ou muito tempo parados
  • Tem versão para ARM compatível com Raspberry Pi
Contras
  • Preço de toda a simplicidade é a interface bastante rústica
  • TinyCore não tem praticamente nenhum aplicativo instalado
  • Alguns procedimentos de configuração e uso podem ser desafiadores para iniciantes

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Humberto Luiz Moreno Delgado

07 de Outubro de 2016
é excelente para recuperar seus dados num momento trágico. Uso ele e gosto muito.
avatar

Humberto Luiz Moreno Delgado

07 de Outubro de 2016
é excelente para recuperar seus dados num momento trágico. Uso ele e gosto muito.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

The Core Project

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O TinyCore é um sistema operacional desenvolvido para atender um tipo de usuário e necessidades bastante específicas: trata-se de um Linux essencialmente leve, capaz de rodar em computadores antigos, além de PCs em uma placa atuais, como o Raspberry Pi.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais