Twitter

Twitter

9.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça o download do Twitter e comunique-se em 280 caracteres de qualquer lugar

Felipe Vinha
por Felipe Vinha em 05/12/2017 20h15

O Twitter é uma rede social que funciona como espécie de “microblog”. Seus usuários compõem pequenas publicações com limite máximo de 280 caracteres, envolvendo texto, GIF e até vídeos, sobre assuntos diversos. Criado em 2006, hoje ele está disponível em 37 idiomas, incluindo o português brasileiro, e já conta com mais de 320 milhões de usuários no mundo todo. Apesar de ainda ser menos utilizado do que Facebook ou WhatsApp, o Twitter tem muitos atrativos para quem busca comunicação rápida e dinâmica entre qualquer pessoa.

O serviço pode acessado usando um navegador web ou através de aplicativos clientes, basta fazer o login do Twitter com sua conta, em diversos sistemas operacionais mobile e desktop: WindowsMacOSAndroid, iPhone (iOS), Windows Phone e BlackBerry.


Como funciona o Twitter?

Assim como em outras redes sociais você deve selecionar a ferramenta de “nova publicação”, ou “tweet”, escrever seu texto e depois publicar. Ela é imediatamente enviada ao seu perfil, e também à linha do tempo de outros usuários que te seguem. A plataforma é gratuita e exige apenas o registro de uma conta para aproveitar.

É comum se referir, informalmente, a usuários do Twitter como “@” (arroba). Isso por conta da forma que utilizamos ao mencionar, e marcar, amigos e desconhecidos em cada publicação, inserindo um símbolo de arroba antes do nome de cada um. Quando a menção é escrita, o usuário participante é notificado em um campo específico da rede.

Há muitas formas de se comunicar no Twitter com outros usuários. O envio de mensagens privadas é outra delas, com publicações que vão apenas para dentro de uma caixa de entrada da outra pessoa, sem que ninguém mais possa ler. Funciona de forma similar ao Messenger, do Facebook, com direito a aviso de quando a mensagem foi entregue e/ou lida. Também é possível anexar tweets ou arquivos, como imagens e vídeos.

Do outro lado, todos os outros usuários registrado no Twitter podem interagir com suas publicações, seja “retweetando”, que replica a mensagem na própria linha do tempo, com o crédito do autor original; seja curtindo, ao clicar no ícone de coração; ou até mesmo “quotando”, que é uma citação que inclui o Tweet original e uma mensagem própria, logo acima.

O dobro de tamanho

Desde sua criação a rede também mudou bastante. Se antes o limite de cada publicação era delimitado a 140 caracteres, agora todo mundo conta com até 280, dobrando de tamanho em cada postagem. A mudança, inicialmente, gerou polêmica. Por partes dos usuários, um detalhe que tornava o Twitter interessante era o fato de que você precisa ter concisão em seu texto, saber resumir ideias para caber em cada “post”. Com o tamanho maior, há quem diga que essa característica foi perdida.

Além desta mudança, o contador que fica no campo de cada publicação também mudou, mostrando os caracteres restantes apenas ao final. Enquanto o texto é produzido, uma “barra circular” mostra quão grande ele ficará dentro do Twitter do usuário.

Vale lembrar que menções a outros usuários, imagens ou vídeos também não consomem mais caracteres, o que, de certa forma, também fez “aumentar” o limite com que o usuários utilizassem em cada nova publicação.

Outro limite que aumentou recentemente foi do nome da conta. Não aquele que fica registrado na conta, mas sim o nome que é exibido para todos e pode ser modificado sem dificuldades. Este foi de 20 para 50 caracteres, o que gerou até mesmo piadas, como frases inteiras inseridas dentro de perfis diversos.


Plataforma multimídia

O Twitter permite anexar imagem, vídeo e GIF em cada um de seus tweets, mudando a forma de como isso era feito ao longo dos anos. Antigamente havia limites pesados para cada uma das mídias e vídeos ou imagens nem mesmo eram permitidos – apenas em uma plataforma separada, como Twitcam ou Twitpic. Mas hoje, tudo está mais fácil.

Vídeos, por exemplo, podem ter até 2 minutos e 20 segundos, ainda que não possua limite do tamanho do arquivo. Já os GIFs podem conter até 15MB de tamanho, o que se traduz em animações de grande duração na plataforma social. O Twitter já tentou inserir ainda aplicativos externos para conteúdo multimídia, como Vine ou Periscope, mas sem tanto sucesso – ainda que este último existe até hoje.

E por falar em Periscope, ele funciona como transmissor de vídeos ao vivo do Twitter, e pode ser acionado diretamente da linha do tempo do usuário. Com apenas alguns cliques, ou toques, você inicia uma transmissão e qualquer um de seus seguidores ou desconhecidos pode acompanhar, “favoritar” ou mandar mensagens.

Agregando conteúdo

Atualmente também há formas bem interessantes de agregar diversos conteúdos em apenas um local no Twitter. Se o usuário desejar, é possível criar listas com apenas contas de determinado assunto – como esportes, por exemplo. Assim, você verá somente publicações de pessoas ou contas daquela lista, quando ela for aberta.

As listas facilitam seguir determinado assunto, quando os chamados “Trending Topics” não são o suficiente. Estes, por sua vez, servem como medidor de popularidade para determinado assunto no Twitter. Se algum nome ou menção está aparecendo nos “Trendings”, quer dizer que ele está sendo publicado em muitos tweets naquele momento. Hoje a ferramente é usada também por empresas que desejam pagar por propaganda e promover determinado “Trending Topic”.

Outra forma de agregar assuntos de uma forma simples é com o uso de Hashtags, que são palavras precedidas por um símbolo de “#”, ou “tralha”. As Hashtags também já estão presentes em outras redes, como Facebook e Instagram, mas foram popularizadas no Twitter. Seu funcionamento é similar ao “@” dos usuários. Ao criar uma palavra com hashtag, você cria um link clicável para exibir todas as publicações que foram criadas com aquela mesma palavra.

Por fim, há ainda os “Moments”, uma espécie de ferramenta para criar narrativas ao agregar tweets diversos. Funciona de forma similar às listas, mas com suporte a ordem de publicações, imagens anexadas ou seleção de cada tweet que compõem seu Moment. Ele também é muito utilizado por empresas, e nasceu de forma exclusiva para contas corporativas, mas já está disponível para todos os usuários da plataforma. Eles também servem como uma espécie de “resumo do dia”, já que o próprio Twitter cria uma aba oficial dos Moments, que reúne as últimas notícias do Brasil e do mundo.

 

“Threads”, o “textão” do Twitter

Atualmente, também é possível construir uma narrativa em sua mensagem por meio das “threads”, que são mensagens anexadas umas das outras, por meio de publicações seguidas. Quando um usuário faz uso deste tipo de possibilidade, todos os seus tweets ficam ligados por meio de uma linha, o que facilita a vida de quem vai ler mais tarde.

Há quem diga que esta é uma forma de levar os “textões” de outras redes sociais ao Twitter, mas as “threads” funcionam de uma forma mais dinâmica, sem que todos os tweets necessariamente sejam exibidos na linha do tempo alheia. É uma forma de publicar bastante sem atrapalhar os outros usuários com poluição visual ou assuntos que não são de interesse.

Mais interatividade

A principal preocupação do Twitter, hoje, é manter seus usuários dentro da plataforma, seja por meio da interface web ou nos aplicativos. E é pensando nisso que a rede social sempre apresenta novidades em ferramentas, como marcar localização, criar enquetes para que todos votem e até buscar GIFs para serem publicados dentro do próprio site.

As enquetes ainda são limitadas a quatro opções de votação e podem durar até sete dias para que todos participem. Ao final, o resultado é exibido por meio de gráficos e com informações de quem votou, mas preservando a identidade e privacidade quem escolheu qual opção.


Usuários verificados

Também é possível checar veracidade de informações e contas de forma prática e rápida no Twitter. A rede social também conta com a função “verificado”, que exibe no perfil do usuário um pequeno ícone azul e mostra se ele é realmente quem diz ser. Esta é uma novidade que também está em uso em outras plataformas, até mesmo no Instagram e no YouTube, mas que se popularizou igualmente no Twitter.

Inicialmente as contas verificadas estavam limitadas à decisão do próprio Twitter, mas pouco tempo depois a rede social abriu a possibilidade de qualquer usuário solicitar um ícone azul em sua conta, desde que atendendo alguns requisitos. Figuras públicas e influenciadores de larga escala têm mais chance de conseguir o símbolo e a checagem.

Nossa opinião

O Twitter pode já ter vivido seu grande momento de fama ou glória mas, atualmente, ainda é uma das redes sociais mais interessantes. O fato de estar ligado a pequenas publicações de cada usuário torna ele dinâmico e bem diferente de todas as outras – onde, normalmente, os usuários possuem a opção de publicar textos muito maiores e até mesmo sem limites.

O uso do serviço é similar em todas as plataformas, com algumas facilidades ou mudanças pontuais aqui e ali. O visual do perfil do usuário, atualmente, também não muda muito entre elas.

De modo geral, as mudanças mais recentes do microblog foram para a melhor, mas ainda é necessário ter outro tipo de inclusão para que a experiência dos usuários seja ainda mais ampliada.

A opção de editar tweets, por exemplo, ainda não existe, por mais que seja pedida por muitos usuários. Outras mudanças, como mais estabilidade, ação mais firme contra denúncias de abuso da ferramenta ou a possibilidade de salvar as mídias de forma facilitada.

As mudanças, porém, continuam chegando ao Twitter de forma gradativa. De uma plataforma extremamente limitada, ainda que algum charme, hoje a rede social é uma das mais completas em termos gerais – e também uma das mais divertidas.

Prós
  • Interface simples de usar
  • Funções semelhantes em todas as versões
  • Facilidade de publicar fotos, vídeos ou GIFs
  • Muitas ferramentas multimídia
  • Moments
  • Listas
Contras
  • Não é possível editar tweets

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Twitter

Lançamento

30/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O Twitter pode já ter vivido seu grande momento de fama ou glória mas, atualmente, ainda é uma das redes sociais mais interessantes. O fato de estar ligado a pequenas publicações de cada usuário torna ele dinâmico e bem diferente de todas as outras – onde, normalmente, os usuários possuem a opção de publicar textos muito maiores e até mesmo sem limites.

Opinião dos usuários

Fórum

Twitter

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais