Ubuntu Mate

Ubuntu Mate

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Ubuntu Mate traz novas aplicações e requisitos modestos

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 23/06/2015 17h37

Ubuntu Mate é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Ubuntu, que vem com o ambiente gráfico Mate como desktop padrão. Esse sistema foi um dos últimos a ser considerado oficialmente pela Canonical (empresa responsável pelo Ubuntu) como uma variante.

MATE é um fork do GNOME 2 e permite que você use a antiga interface e aplicativos desse ambiente, mas também permite que você use novas aplicações. Além disso, ele pode ser instalado em paralelo com o GNOME 3, algo que não era possível com o GNOME 2.

O sistema possui uma área de trabalho baseada na tradicional metáfora do desktop, com uma barra de tarefa, menu de aplicativos e outros itens comuns dessa abordagem. Ele também consome poucos recursos e exige requisitos de hardware modestos.

Nossa opinião

Um dos maiores diferenciais do Ubuntu Mate é seu baixo consumo de recursos. Isso o torna adequado tanto para desktops e laptops modernos, como para micro computadores e hardware mais antigo.

Outra vantagem do sistema é o visual tradicional de sua área de trabalho e as diversas opções de personalização disponíveis. Assim, com poucos ajustes é possível deixá-lo do jeito que o usuário quer, sem precisar mudar de desktop.

Além de estar disponível com um sistema completo para instalar, o Ubuntu Mate também pode ser instalado em outros sistemas baseados no Ubuntu, usando apenas a Central de programas ou alguns comandos no terminal.

Como só recentemente o sistema foi considerado oficial, ele só possui versões baseada no Ubuntu 14.04 e 15.04. Ou seja, quem quiser uma versão do 15.10, terá de instalar o Ubuntu tradicional e depois o ambiente Mate.

Prós
  • Adequado tanto para equipamentos modernos, como para hardwares mais antigos
  • Possui visual trabalho tradicional e diversas opções de personalização
  • Pode ser instalado em outros sistemas baseados no Ubuntu
  • Gratuito
Contras
  • Só possui versões baseada no Ubuntu 14.04 e 15.04

Fotos

Ubuntu MATE está entre os sistemas operacionais mais completos e interessantes para quem deseja fazer do seu Raspberry Pi um desktop.
Ubuntu, openSUSE e Mint são alguns nomes da lista. Versões do sistema operacional de código aberto poder ser baixadas gratuitamente.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Ubuntu MATE Team

Versão

14.04 / 15.04

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

Um dos maiores diferenciais do Ubuntu Mate é seu baixo consumo de recursos. Isso o torna adequado tanto para desktops e laptops modernos, como para micro computadores e hardware mais antigo.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais