Undela

Undela

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Tenha de volta arquivos que foram apagados do seu computador

TechTudo
por TechTudo em 12/06/2012 14h35

O Undela é um utilitário que permite recuperar os arquivos apagados, mesmo que estes não tenham passado antes pela lixeira do Windows.

Pequeno e simples de utilizar (interface similar ao Windows Explorer), o software faz a busca no disco rígido e em mídias removíveis, como cartões SD, Flash Cards, câmeras digitais ou dispositivos USB.

Todos os usuários de tecnologia, sem exceção, já tiveram a necessidade de recuperar um arquivo excluído de um dispositivo de armazenamento. Tenha sido apagado por acidente ou por uma falha de sistema, é frustrante precisar de um arquivo que não está mais no computador.

Opções para recuperar

Undela É possível escolher entre três formas de recuperação: Scan (traduzido como "digitalizar" ao invés de "Explorar" ou "Examinar"), que deve ser utilizado para fazer uma busca rápida em arquivos apagados recentemente; Full Scan, para recuperar dados após uma formatação ou falha no sistema de arquivos; e Advanced Scan, indicado para recuperação de informações perdidas por falhas graves do sistema.

Naturalmente, o êxito do processo de recuperação depende de alguns aspectos. Quanto mais rápido você agir (e quanto menos informação tiver gravado no dispositivo após a exclusão), maiores são as chances de recuperar arquivos.

Funcionamento

Undela Após apagar um arquivo, é necessário esperar em torno de um minuto antes de fazer um "scan" ou ele não será encontrado pelo software.

A opção de "pré-visualização" funciona para arquivos com as extensões .gif, .jpg, .png e .txt. Não exibiu nada para arquivos do Office (extensões .xls, .xlsx, .doc e .docx).

Outra observação é quanto à recuperação de arquivos. Ao recuperar um arquivo, ele passa a ter a data e hora da recuperação e não as informações originais.

Recomendações

Além disso, os criadores recomendam não recuperar o arquivo no mesmo dispositivo onde estava originalmente (embora nos testes realizados essa configuração tenha funcionado sem problemas), bem como instalar o software em uma partição distinta daquela que será examinada.

Como ponto negativo, está a tradução para português (de Portugal). Além da tradução de "Scan" por "Digitalizar" (já mencionada), alguns botões do menu principal e mensagens do sistema continuam em inglês. Em alguns locais, pode-se encontrar termos incorretos.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Desconhecido

Lançamento

13/06/2012

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema