Velocímetro Anatel

Velocímetro Anatel

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Meça a qualidade da Internet com Brasil Banda Larga — Velocimetro Anatel

Priscila Martz
por Priscila Martz em 08/02/2017 14h17

As operadoras brasileiras de Internet precisam entregar uma velocidade mínima de conexão para cada usuário de acordo com o que foi acordado em contrato com o consumidor. Você pode conferir se a lei está sendo respeitada através do aplicativo Brasil Banda Larga - Velocimetro Anatel que é bastante simples de usa e funciona tanto no seu navegador de Internet do computador tradicional, quando no seu celular com iOS (iPhone), Android, Symbian ou Windows Phone. O app oficial para reclamações é o Anatel Consumidor.

 

 

Nossa opinião

O Brasil Banda Larga - Velocimetro Anatel é um aplicativo gratuito, que está disponível para desktops (através dos navegadores Google Chrome e Internet Explorer) e para smartphones (através das plataformas iOS e Android). A ferramenta analisa a velocidade da sua conexão de Internet, de qualquer operadora.

Para fazer o uso deste aplicativo, você precisa acessar o site oficial da ferramenta, desenvolvida pela EAQ - Entidade Aferidora de Qualidade da Banda Larga, caso queira fazer o teste através do seu computador. É necessário ter os navegadores atualizados e há versões do teste que usam Java e sem Java.

Caso você queira fazer o teste através do seu celular, basta fazer o download do aplicativo no aparelho, que precisa ser da plataforma iOS ou Android. Após o download, basta clicar no botão azul iniciar e aguardar cerca de dois minutos, até a análise da Internet terminar. Symbian e Windows Phone tem outra versão.

Tanto no computador, quanto no celular, o que é medido é a velocidade da sua conexão fixa, através do cabo ou da rede WI-FI. Para medir a velocidade da sua conexão móvel, você precisa desligar o WI-FI do seu celular e ativar as conexões por dados 3G/4G da sua operadora de telefonia celular local.

Para quem não sabe, a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações investiga a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras brasileiras, que são obrigadas a entregar uma velocidade mínima para os usuários de todo o nosso país, de acordo com uma lei de 2011. Veja mais sobre a legislação no Brasil.

A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações faz essa investigação em conjunto com a EAQ - Entidade Aferidora de Qualidade da Banda Larga, que é a responsável pelo aplicativo Brasil Banda Larga - Velocimetro Anatel. Os próprios usuários podem se oferecer como voluntários e mostrar seus resultados.

Prós
  • Mostra velocidade de download e upload
  • O teste dura um minuto no computador e dois minutos no celular
  • Você pode se oferecer para ser voluntário da auditoria da Anatel
Contras
  • O aplicativo não avisa na página principal que pode ser utilizada conexão fixa e móvel
  • Os resultados do computador e do celular são divergentes
  • Você pode ter problemas para abrir o teste com javascript

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Agência Nacional de Telecomunicações Anatel

Lançamento

08/02/2017

Nossa Opinião

NOTA tt
10

O Brasil Banda Larga - Velocimetro Anatel é um aplicativo gratuito, que está disponível para desktops (através dos navegadores Google Chrome e Internet Explorer) e para smartphones (através das plataformas iOS e Android). A ferramenta analisa a velocidade da sua conexão de Internet, de qualquer operadora.

Opinião dos usuários

Fórum

Velocímetro Anatel

Você ficou com alguma dúvida sobre Diagnósticos e melhorias ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Diagnósticos e melhorias