Vimeo

Vimeo

8.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça download do Vimeo para compartilhar vídeos e ver outras publicações

Thiago Barros
por Thiago Barros em 03/10/2014 12h21

Vimeo é um dos mais populares serviços de compartilhamento de vídeos na Internet. Concorrente do YouTube, ele possui também versões gratuitas para celulares e tablets com Android, iOS e Windows Phone. O app oferece ao usuário diversas opções, como fazer vídeos na hora ou enviar filmagens já armazenadas no dispositivo.

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, o usuário deve clicar em Sign Up para criar uma conta. Basta aceitar os termos, inserir o nome, o e-mail e a senha desejados. O menu principal tem nove opções: câmera, rolo de câmera, destaques, meus vídeos, curtidas, assistir depois, estatísticas, assinaturas e ajuda.

Para enviar um vídeo, basta clicar em “upload it” e selecionar entre rolo de câmera ou câmera em si. Depois de gravar e confirmar a intenção de utilizar o vídeo, o usuário é levado para a aba onde coloca o nome do vídeo, tags, descrição e a autorização para quem poderá visualizar o vídeo. Toque em “upload” e o vídeo será carregado. Veja como proteger vídeos do Vimeo com senha.

Depois, ele será exibido na aba “My Videos” do seu perfil. Qualquer pessoa pode acessar a gravação, dependendo das configurações de privacidade. As curtidas aparecem em “likes” e em “Stats” é possível saber quantos acessos seus vídeos tiveram nos últimos dias.

A aba “featured” mostra os vídeos de destaque, divididos em categorias como staff picks, ou escolhas da equipe, music videos (vídeos de música) e inspirational (inspiradores). Só toque em uma delas para ver a lista de vídeos disponíveis e selecione o que deseja assistir no programa. Aprenda a baixar vídeos Vimeo sem instalar programas.

iOS tem visual mais moderno

No iOS, há algumas pequenas diferenças em relação ao Android - especialmente no visual, que é mais moderno. Há um botão central para gravação de vídeos e outras quatro opções apenas no menu inferior: Feed, Explore, Watch Later e Me. A primeira exibe vídeos dos amigos e a segunda busca em categorias.

A terceira é para a lista de reprodução dos vídeos gravados para se ver posteriormente, enquanto na última fica disponível o perfil do usuário. O funcionamento é muito simples, semelhante ao do Android. As telas de reprodução de publicações são idênticas e todas as opções de interação entre usuários e nos vídeos também.

Outra diferença é que no sistema da Apple o usuário pode fazer o upload de vídeos diretamente do rolo de câmera. Dessa forma, não será mais necessário acessar o app para enviar a gravação feita em seu dispositivo iOS. Além disso, é possível marcar os vídeos para compartilhá-los com apenas algumas pessoas a seu critério.

Funcionamento lembra o do YouTube

Na janela de reprodução de vídeos, é possível tocar no ícone de coração para curtir, no de relógio para salvar na opção de assistir depois, e, abaixo do frame, há uma descrição dele, além de opções de compartilhamento e comentários. O funcionamento chega até a se assemelhar ao do YouTube, seu principal concorrente. Vimeo ou YouTube? Veja qual site é o melhor para publicar vídeos na Internet.

Seja no Android ou no iOS, o Vimeo mobile tem desempenho idêntico ao da versão web do serviço e é bastante funcional. A qualidade de reprodução de imagens pode chegar a ser até em HD. Para aqueles usuários que querem uma alternativa para as publicações de vídeos na Internet, vale a pena fazer o download do Vimeo!

Nossa opinião

Se o usuário não gosta do YouTube por algum motivo, mas quer assistir a vídeos online e ter um local onde hospedar as suas publicações, é válido conferir o Vimeo. Ele não é tão popular, no entanto, possui recursos e funcionamento semelhantes ao do site do Google. O aplicativo tem como grandes destaques a variedade de funcionalidades.

Em termos de desempenho é bom, porém, houve alguns problemas. O TechTudo testou o Vimeo tanto no Android (Galaxy S3) como no iOS (iPhone 5) e seus resultados foram bem positivos. O envio de um vídeo de 15 segundos em uma rede WiFi não durou nem um minuto no smartphone da Samsung – sendo bem mais rápido do que, por exemplo, no Instagram, em que o carregamento pode ser um pouco lento. A busca por vídeos na aba de categorias também é bem eficiente.

Encontrar os amigos pode ser considerado outro dos melhores recursos, assim como uma opção para visualizar as estatísticas do seu canal. Em termos de interface, o visual do sistema operacional móvel da Apple é bem mais atrativo que o utilizado no app desenhado para a plataforma do Google. Mas o menu com o maior número de opções do Android é de mais fácil usabilidade.

O único ponto negativo fica por conta do fato de ele só estar disponível em inglês. Isso, de fato, pode atrapalhar o uso dos brasileiros. Mas nem tanto, pois a interface é bem intuitiva e há ícones demonstrando cada função. Algo que também deixou a desejar, mas que não é exclusividade do programa, é seu desempenho na reprodução de alguns vídeos. Existem algumas gravações que não rodam nos dispositivos móveis.

No teste realizado pelo TechTudo no Samsung Galaxy S3, por exemplo, um vídeo gravado no aparelho e enviado para o software não foi reproduzido. Isso pode ser frustrante. No iOS, o upload de um vídeo com 27 segundos durou bem mais, em torno de seis minutos, mas a filmagem pode ser assistida depois no iPhone. Se por um lado não houve problemas com desempenho de reprodução, o carregamento demorou bastante.

A experiência oferecida pelo Vimeo nos dispositivos móveis tem altos e baixos, entretanto sua avaliação final é de que ele disponibiliza para seus usuários uma série de recursos para envio, reprodução e compartilhamento de vídeos com os amigos na Internet. Diretamente de seu celular ou tablet com Android ou iOS. Se você busca uma alternativa com estas opções, vale conferir.

Prós
  • Simples de usar
  • Envio de vídeos da câmera ou do rolo de câmera
  • Lista de amigos
  • Diversas funcionalidades
Contras
  • Somente em inglês
  • Alguns vídeos não rodam em dispositivos móveis

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Vimeo

Lançamento

13/06/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

Se o usuário não gosta do YouTube por algum motivo, mas quer assistir a vídeos online e ter um local onde hospedar as suas publicações, é válido conferir o Vimeo. Ele não é tão popular, no entanto, possui recursos e funcionamento semelhantes ao do site do Google. O aplicativo tem como grandes destaques a variedade de funcionalidades.

Opinião dos usuários

Fórum

Vimeo

Você ficou com alguma dúvida sobre Players ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Players