Vine

Vine

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Use Vine e sua criatividade para compartilhar vídeos de seu dia

Thiago Barros
por Thiago Barros em 16/09/2014 10h54

Vine é um aplicativo para Android, iOS e Windows Phone que se tornou um grande sucesso. O app, que conta também com extensão para o Chrome, permite que seus usuários compartilhem vídeos de até seis segundos de maneira simples e prática, como se fossem arquivos de imagem no formato .gif, que já se reproduzem automaticamente, sem precisar clicar em nada – tanto no próprio Vine como também no Twitter.

Como usar o Vine

Usar o Vine é bem simples. A sua interface lembra bastante a do Instagram em alguns momentos, como no de compartilhar os vídeos. O primeiro passo, claro, é se registrar. Você pode conectar o Vine ao seu perfil do Twitter. Depois disso, clique no ícone que é semelhante a uma câmera para gravar seu primeiro vídeo.

Basta tocar e segurar na tela para fazer a gravação. Quando acabar, o usuário vai ser redirecionado. Na tela seguinte, você tem o vídeo e opções de escrever um texto e de dizer em quais redes sociais deseja compartilhar as imagens. Quando o envio acabar, este vídeo será publicado em uma timeline, bem parecida com a do Instagram.

Funcionalidades

Se você curte fazer pequenos vídeos de suas atividades e acha que somente fotos não são capazes de demonstrar os momentos que você está vivendo, o aplicativo é uma opção excelente. Sua praticidade é ótima, ele oferece compatibilidade com o Twitter e também permite que você adicione contatos de outras redes sociais e do e-mail no app.

Recentemente, o app ganhou uma câmera totalmente nova com uma grade para melhorar a gravação do vídeo e também a possibilidade de visualizar sua filmagem antes de publicar. A partir de agora também ficou mais fácil ser notado e seguir pessoas no Vine, já que o programa inclui 15 canais, o que confere ao usuário a possibilidade de ficar em evidência na tela "Explore".

O programa ganhou também uma função que o coloca a frente de outras aplicações do gênero: ele passou a permitir aos usuários editar e salvar até 10 vídeos antes de publicá-los. Além disso, chegou também a opção "Time Travel", que torna possível editar, apagar e substituir arquivos já postados.

Nova versão

Em sua mais recente atualização, o software começou a suportar a publicação de vídeos já gravados anteriormente no seu smartphone ou armazenados nele. Antes, isso só era possível com filmes feitos na hora. 

Além disso, o usuário pode gravar com uma câmera profissional, além de usar o celular. Depois, é só editar e salvar o vídeo no rolo de câmera para fazer o upload no serviço. Há ainda a possibilidade de selecionar apenas um vídeo ou fazer uma mistura com vários.

Agora, a aplicação suporta filmes em câmera lenta e possui régua, bloqueio de foco, modo fantasma (para ver o último frame da captura anterior) e modo de captura em baixa luz. Faça o download de Vine grátis e compartilhe sua criações em vídeo com o mundo!

Nossa opinião

O funcionamento simples do programa é um ponto extremamente positivo. Ele atua de maneira bem semelhante ao Instagram, por exemplo, o que facilita a usabilidade, já que boa parte dos usuários está familiarizada com esta interface. O grande destaque, porém, fica por conta do tipo de visualização.

Os vídeos podem ser vistos, tanto no Twitter como no Vine, sem a necessidade de dar sequer um “play”. Eles são exibidos como uma espécie de “gif”. Eles já rodam de forma automática. Mas isso tem também um problema.

Em conexões 3G, o carregamento da linha do tempo do perfil de cada usuário pode demorar um pouco. Outro ponto negativo é o fato de o limite de tempo dos vídeos ser bem pequeno – apenas seis segundos.

Obviamente, esta é a intenção do programa, porém alguns segundinhos mais não fariam mal, não é? De qualquer forma, o Vine é um aplicativo muito interessante e que está agradando bastante. Vale a pena baixar!

Prós
  • Compartilhamento de vídeos no Twitter
  • Visualização sem precisar de um clique seque
  • Interface semelhante ao do Instagram
  • Facilidade de utilização
Contras
  • Seis segundos é pouco tempo de vídeo
  • Certa demora para carregar os vídeos no feed de cada usuário

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Vine Labs

Lançamento

01/07/2014

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O funcionamento simples do programa é um ponto extremamente positivo. Ele atua de maneira bem semelhante ao Instagram, por exemplo, o que facilita a usabilidade, já que boa parte dos usuários está familiarizada com esta interface. O grande destaque, porém, fica por conta do tipo de visualização.

Opinião dos usuários

Fórum

Vine

Você ficou com alguma dúvida sobre Áudio e Vídeo ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Áudio e Vídeo