VirtualBox

VirtualBox

VirtualBox: faça download e instale sistemas operacionais facilmente

O VirtualBox é um programa de virtualização da Oracle que permite instalar e executar diferentes sistemas operacionais em um único computador sem complicações. Com ele, o usuário pode executar o Linux dentro do Windows, o Windows dentro do Mac, o Mac dentro do Windows e até mesmo todos os sistema suportados dentro de um. Faça o download de VirtualBox e experimente!

A única limitação para as combinações são a sua criatividade e o hardware de seu computador. Ele basicamente pode ser instalado no Windows, Linux (Ubuntu), Soláris e Mac. Depois de instalar o software em qualquer um desses sistemas operacionais, o usuário pode instalar outros dentro dele, criando uma máquina virtual para cada um.

Com os sistemas instalados, é possível executá-los individualmente e até mesmo todos ao mesmo tempo, dependendo da capacidade do equipamento. A nova versão do VirtualBox inclui o suporte aos dispositivos multitouch. Além disso, ele oferece uma nova ferramenta de captura de vídeo e possibilita fazer videoconferências utilizando uma máquina virtual.

Como instalar VirtualBox

Após baixar o programa nesta página, basta dar dois cliques sobre ele para executá-lo. Então, siga o procedimento de instalação clicando no botão "next". Depois de completar a instalação, faça o download do “Extension Packs” também na nossa página. Veja como evitar o erro '0x000000C4' ao instalar o Windows 8.1 no VirtualBox.

O próximo passo é dar dois cliques sobre o arquivo que foi baixado e clique em "instalar". No final, será exibida uma janela de confirmação. Clique no botão “OK”. Veja o tutorial completo sobre como instalar o VirtualBox.

Desempenho

Para melhorar o desempenho e a compatibilidade com os sistemas operacionais instalados nas máquinas virtuais é recomendável executar o SO e instalar o pacote de adicionais. Para fazer isso, basta clicar no menu “Dispositivos” e na sub opção “Instalar Adicionais para Convidados” da janela da máquina virtual e depois executar o assistente de instalação. Saiba como aumentar o tamanho de um disco virtual.

O serviço pode executar as máquinas virtuais como uma janela com tamanho proporcional à resolução do SO, escalonado, em modo tela cheia ou no modo Seamless. Esse último faz com que o sistema operacional da máquina virtual se misture com o sistema que está instalado o programa. Isso torna possível, por exemplo, um Linux com a área de trabalho do Windows e sua barra de tarefas. Aprenda a criar pasta de compartilhamento no app.

Configuração

A aplicação permite fazer diversos ajustes na configuração individuais das máquinas virtuais, aumentar ou diminuir a memória, definir quantos núcleos terá o processador, adicionar e remover discos, ativar ou desativar o acesso a dispositivos USB e muito mais. Para completar, é possível criar pastas compartilhadas para fazer troca de arquivos entre o computador e a máquina virtual.

Além de ser um programa totalmente gratuito, ele tem a seu favor uma interface simples que torna fácil a tarefa de criar e manipular máquinas virtuais e um baixo consumo de memória. Aproveite para baixar VirtualBox e tenha todos os sistemas operacionais que quiser sempre à mão e com facilidade!

Nossa opinião

O VirtualBox é um programa de emulação de sistemas operacionais com o qual o usuário pode ter em um único PC uma série de sistemas, sem riscos para sua máquina e arquivos contidos nela. O que ele realiza em seu computador pessoal é a criação de um ambiente onde torna-se possível alocar sistemas operacionais de diversas famílias, como Windows, Linux ou Mac.

O software entrega toda sua versatilidade e competência em locais em que seja preciso trabalhar ou estudar com sistemas operacionais distintos do nativo. Ou, então, utilizar programas dentro de um SO emulado, a fim de que não tenha prejuízos ao sistema do PC hospedeiro.

Utilizar a aplicação não é das tarefas mais simples, mas também não apresenta complexidade elevada. Para tanto, basta selecionar o SO que será emulado (indexando o VirtualBox à uma imagem de disco desse sistema operacional), definir as especificações do HD virtual a ser criado e finalizá-lo.

Há ainda a possibilidade de importar máquinas virtuais pré-montadas, opção muito útil a quem gostaria de, por exemplo, criar clones de seu PC emulado em ambientes como laboratórios para aulas de TI. Dentre as melhorias implementadas nas versões mais novas, estão a inclusão de tecnologia USB 2.0 para as máquinas virtuais, possibilidade do aumento de migração de memória, antes limitada a 2 GB, e modo de aceleração 3D.

Apesar de estas melhorias terem levantado o desempenho do aplicativo para um patamar acima, sua experiência de uso ótima só é alcançada por meio da instalação do pacote de expansão. Cabe lembrar que, como em demais softwares de emulação de sistemas operacionais, este é um aplicativo que exige bastante do processamento de seu PC enquanto em uso.

Portanto, caso sua máquina seja mais antiga ou estiver realizando tarefas simultâneas, opte pelo uso consciente. Vale a pena baixar VirtualBox e experimentar!

Prós
  • Versatilidade de instalação e uso de múltiplos SO
  • Segurança para o SO nativo do PC
  • Possibilidade de criação e armazenamento de várias máquinas virtuais
Contras
  • Aplicativo pesado
  • Uso confuso em um primeiro momento

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O VirtualBox é um programa de emulação de sistemas operacionais com o qual o usuário pode ter em um único PC uma série de sistemas, sem riscos para sua máquina e arquivos contidos nela. O que ele realiza em seu computador pessoal é a criação de um ambiente onde torna-se possível alocar sistemas operacionais de diversas famílias, como Windows, Linux ou Mac.

Fórum

VirtualBox

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema →