Windows 10

Windows 10

8.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Windows 10: baixe a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 05/02/2016 15h48

Windows 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. Multiplataforma, o download do software pode ser instalado em PCs (via ISO ou Windows Update) e dispositivos móveis (Windows 10 mobile) como smartphones e tablets. A versão liberada para computadores (Windows 10 e Windows 10 Pro) une a interface clássica do Windows 7 com o design renovado do Windows 8 e 8.1, criando um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos e perfeito para uso com teclado e mouse, como o tradicional desktop.

A atualização é grátis por um ano (até julho de 2016) para donos de computadores com Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1.

Usuários Fast Ring, do programa Windows Insider, podem atualizar suas máquinas para as builds mais recentes.

Menu Iniciar

O Menu Iniciar do Windows 10 é compacto e é praticamente uma mistura do formato encontrado nas versões 7 e 8 do sistema. De um lado ele possui uma lista de locais, aplicativos instalados e documentos, e do outro lado, ficam os blocos dinâmicos (live tiles), onde são exibidos ícones de programas, informações de clima, notícias e dados de softwares. Há também atalhos para contatos e websites prediletos.

O menu do sistema pode ser personalizado: os blocos podem ser rearranjados e redimensionados, e tudo pode ser fixado e desafixado do Menu Iniciar, permitindo que o mesmo fique cheio de informações, de acordo com as necessidades do usuário. O Menu Iniciar também pode ser expandido de forma que fique como uma janela maximizada.

Task View

Bastante útil durante a alternância de apps, a prévia de programas abertos exibe miniaturas grandes dos softwares em execução, facilitando a identificação de cada um deles.

Snap

Snap permite organizar as janelas abertas, incluindo maximização e redimensionamento, apenas arrastando e soltando uma janela para diferentes bordas da tela. Basta arrastar uma aplicação para um dos lados que o sistema encaixa e já oferece uma miniatura das outras para que você escolha qual quer colocar no outro lado da tela. Assim que você soltar o botão do mouse, a janela irá pular para essa posição.

Agora, além de encaixar janelas para a metade esquerda ou direita da tela, você pode jogar janelas para quatro lados da tela. Isto lhe dará um pouco mais de flexibilidade quando for trabalhar com múltiplas aplicações ao mesmo tempo. 

Múltiplas áreas de trabalho

Comum em outros sistemas, os desktops múltiplos finalmente chegaram ao Windows com a versão 10. Ao clicar em um botão localizado na barra de tarefas, um desktop novo com programas e pastas independentes poderá ser criado para oferecer mais organização ao computador.

O usuário pode testar a combinação de teclas Windows + Tab, como uma versão mais luxuosa de Alt + Tab. Mas em vez de alternar os aplicativos, o atalho mostrará a interface estilo Expose (ou Mission Control) do recurso, onde poderá criar ou alternar entre vários desktops. Além disso, você pode pressionar Ctrl+Windows+direito ou esquerdo, para se mover entre as áreas de trabalho virtuais.

Para tornar o gerenciamento disso tudo possível, foi adicionado à barra do Windows, um novo botão de visualização de tarefas. Ao clicar nele, é exibido basicamente o mesmo que na combinação das teclas ALT + TAB. Porém, na parte inferior, aparece uma lista das áreas de trabalho abertas e, ao passar o mouse sobre os itens, é oferecida uma opção para fechar apps, adicionar ou remover desktops.

Apps "Modern" em janelas

Nessa versão todos os aplicativos, mesmo os feitos para a interface "Modern" - antiga Metro - do Windows, ficam dentro de uma janela completa e integram-se bem com o Desktop, podendo até mesmo ser redimensionados, maximizados e minimizados. No novo sistema, apps "Modern" e programas comuns trabalharão lado a lado em janelas redimensionáveis.

Novas abas no Explorer

Nesta versão do sistema, a aba "Computador" foi removida e o app recebeu as abas "Compartilhar" e "Inicio", além das tradicionais "Arquivos" e "Exibir".

A nova aba chamada "Início", funciona como uma página inicial padrão ao abrir uma nova janela do programa. Essa janela mostra os locais que você marcou como favoritos, bem como seus arquivos e pastas utilizados recentemente. Para completar, o Windows Explorer permite fixar as suas pastas favoritas na Home para facilitar o acesso a elas. Apesar de simples, o recurso se destaca por dar mais agilidade na hora de acessar arquivos e pastas.

Cortana

Uma das maiores novidades do Windows 10 é a assistente pessoal Cortana. Ela nasceu no Windows Phone e é um dos melhores recursos desse sistema, que agora chega ao Windows 10. Ela pode ser chamada por meio de comandos de voz simples como "Hey Cortana" e permite escolher uma música, abrir apresentações, consultar a previsão do tempo ou e-mails usando apenas a voz.

Novo app de configurações

O antigo "Configurações do PC" ganhou um substituto simples e intuitivo, que irá facilitar a vida do usuário na hora de configurar o seu computador. Ele foi desenvolvido para lembrar o antigo Painel de Controle, e conta com um conjunto de ícones inéditos. O aplicativo é organizado por área de configuração e ajuda o usuário a ir direto ao ponto. 

Xbox One no Windows

O Windows agora está mais integrado do que nunca com o console da Microsoft. Junto com o novo sistema operacional vem um aplicativo Xbox renovado com uma lista de jogos e amigos, incluindo chat da Xbox Live. A interface "My Games" organiza o conteúdo em colunas, tornando design e usabilidade muito parecidos no desktop, tablet e smartphone. Nele você poderá postar na sua timeline, ver as atividades de seus amigos, assistir vídeos de gameplay em DVR e muito mais. Com o programa também é possível interagir com amigos da Xbox Live no computador.

Mas a melhor novidade é uma função que concorre como o Remote Play, do Playstation 4: no novo Windows, jogos do Xbox One poderão ser transmitidos pela rede e jogados em qualquer dispositivo Windows 10 sem a ajuda de fios. Com isso, é possível usar o recurso de gravação de cenas para criar vídeos do gameplay e até editá-los no PC, para compartilhar nas redes sociais.

Busca do sistema

A ferramenta de busca do Windows agora está fixada no Menu Iniciar e na Barra de tarefas, o que facilita seu uso e a vida do usuário. Com a busca do Windows é possível encontrar não apenas arquivos e documentos, mas também apps instalados no PC e resultados na web.

OneDrive

O OneDrive também recebeu algumas melhorias no seu método de funcionamento. Agora o usuário já pode escolher os arquivos que serão armazenados em nuvem. Também é possível escolher o local onde o documento será guardado, mesmo quando o computador estiver sem uma conexão com a Internet.

Suporte nativo para arquivos MKV

Bastante popular, o formato de arquivos multimídia MKV agora é suportado nativamente pelo sistema. Ou seja, arquivos nesse formato podem ser reproduzidos diretamente no Windows Media Player, bem como nas aplicações de sua preferência, sem a necessidade de instalar codecs. O suporte é tão completo que o sistema exibe miniaturas e metadados dos arquivos no Windows Explorer.

Suporte para tecnologia DLNA

A Microsoft também melhorou o suporte para a tecnologia DLNA ou Digital Living Network Alliance. Isso tornará bem mais fácil a integração do PC com dispositivos de mídia, e ouvir músicas ou assistir vídeos do computador na sua TV será muito mais simples. 

Central de notificações

Seguindo uma tendência dos sistemas mobile e do OS X, o novo Windows agora tem uma Central de notificações. Ela exibe alertas interativos que podem ser executados instantaneamente, e pode ser acessada através de um botão em formato de balão localizado perto do relógio. Quando chegam novas notificações, o botão da Central fica preenchido; caso contrário, exibe apenas contornos.

A Central do Windows traz ainda atalhos rápidos para que o usuário alterne entre o modo tablet e computador, se conecte a outros dispositivos sem fio, acesse configurações, use VPN, modo avião, entre outros. Tudo de forma bem parecida com o que é encontrado em telefones com Windows Phone e Android.

Microsoft Edge: o novo navegador sucessor do IE

Resultado do tão aguardado Project Spartan, o novo navegador da Microsoft promete superar o atual Internet Explorer em desempenho e funcionalidades. Visualmente ele é bastante parecido com o Google Chrome: abas ficam na parte superior e o restante fica logo abaixo.

No novo browser, a Microsoft investiu em um modo de leitura para sites de notícia, anotações manuscritas e sincronizadas com o OneDrive e, claro, a integração com a assistente de voz Cortana. Assim como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, o Microsoft Edge também suportará complementos, plugins e extensões.

Nossa opinião

O Windows 10 é o resultado de um trabalho conjunto da Microsoft com seus usuários e uma grande autocritica das versões Technical Preview. O resultado é um sistema com boas funções e que entrega uma ótima experiência de uso.

Sem dúvida, um dos maiores destaques dessa nova versão do sistema é a assistente pessoal Cortana. Assim como fez no Windows Phone, ela tem potencial para mudar a experiência de uso do sistema no desktop.

Embora não traga uma nova funcionalidade, o Edge se destaca por dar uma nova chance a um navegador da Microsoft, já que o Internet Explorer perdeu seu espaço e a simpatia dos usuários no decorrer dos últimos anos.

Muito além de suas novidades, um dos principais méritos do Windows 10 são as funcionalidades que o sistema trouxe de outros sistemas como os múltiplos desktops, a Central de notificação e outras mudanças. Essa faceta do novo sistema ajuda os usuários a terem mais recursos a sua disposição, sem que estes precisem usar outros sistemas.

Entretanto, comparando com outros sistemas o Windows 10 ainda fica devendo nas opções de personalização da interface. Ele até permite um certo grau de modificação do visual padrão, mas é pouco diante de seus concorrentes. Para o usuário que gosta de uma aparência diferente, resta apenas usar programas de terceiros, que podem ser instáveis e até o momento, ainda não são compatíveis com o novo sistema.

Prós
  • Sistema possui boas funções e entrega uma ótima experiência de uso
  • Cortana pode mudar a experiência de uso do sistema no desktop
  • Edge é a nova chance da Microsoft na área de navegadores
  • Tem boas funcionalidades vindas de outros sistemas
Contras
  • Ainda fica devendo nas opções de personalização da interface

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Angelo Conrado Santos

02 de Março de 2015
Trocaram a numeração. O de 64 que é o de 32 bits
avatar

Flavio Batista

20 de Junho de 2015
qual e o risco de eu troca Windows 8.1 pelo o windows 10.
avatar

Bruno Hilgenberg

03 de Abril de 2015
O X64 está invertido com o X32
avatar

Diego Vidal

29 de Julho de 2015
Windows é excelente!!!!
avatar

Dalva Feliciano

14 de Setembro de 2015
Meu irmão instalou o Windows 10 gratuito. Agora o computador trava toda hora. Não gostei. Será que posso recuperar o Windows 8.1 original?
avatar

Rodrigo

30 de Março de 2015
Até agora está legal, mas falta capricharem mais na interface gráfica, principalmente no PC. Tudo bem que o sistema vai ser o mesmo em todos os dispositivos, mas não faz sentido ter a mesma aparência numa tela de 4" (do celular) e numa tela de 23" (do PC). O PC requer uma apresentação gráfica muito mais detalhada. Se colocar o Win10 ao lado de versões antigas (Win7, Vista e até mesmo o XP) a impressão que dá é que o 10 é o mais antigo deles. Ao invés de evoluir eles estão regredindo. Se a desculpa é que o sistema deve ser leve em todos os dispositivos, o mesmo deveria se adaptar ao hardware...
avatar

Bruno Cedraz da Silva Erudilho

08 de Agosto de 2015
Formatando um pc do zero, instalado W10, Com uma licença do windows 7 pode ativar o windows 10?
avatar

Ed Muller

17 de Julho de 2015
A microsoft vai dominar o mundo.
avatar

Nedson Rodrigues

30 de Julho de 2015
O meu PC depois de instalar o w10 ele demora 3 min. para ligar e dá uma mensagem de erro, então ele reinicia e leva mais 3 min. para ligar de novo. toda vez acontece isso, demora um total de 6 min. para ligar.
avatar

Sebastiana Matias

05 de Agosto de 2015
e bom e mantem a tradicao da microsoft de fazer um windows bom e depois um ruim depois um bom.........
avatar

Tiago Rodrigues Azevedo

18 de Junho de 2015
onde eu baixo esse sistema operacional? onde está o link...
avatar

Agostinho Santos do Couto

14 de Agosto de 2015
Fiz o upgrade do Win 8.1 Pro para o Win 10. O menu iniciar e a central de ações não funcionam. Os aplicativos nativos fecham sem qualquer razão aparente. As soluções apresentadas pela Microsoft não resolvem os problemas. Centenas de pessoas estão com o mesmo problema.
avatar

Wendel Cabral Lobão

29 de Julho de 2015
Ficou muito bom, principalmente o novo navegador Edge. Gostei!
avatar

Olívio Farias

29 de Julho de 2015
Acho que essa vai ser a primeira versão do Windows que vou comprar. As anteriores, nenhuma tive interesse. Estou só aguardando aparecer a opção de venda no site.
avatar

Alexandre Moreno Castellani

08 de Agosto de 2015
Aparentemente, após pouco tempo de uso, uma evolução. O upgrade foi tranquilo e a interface com a volta triunfal do menu iniciar limparam a barra do Windows 10.
avatar

Rafael Ferreira de Jesus

14 de Outubro de 2015
Excelente, meu notebook e a configuração mas baixa q tem pois comprei de segunda mão apenas para estudar, com o Windows 7 era horrível trabalhar com ele depois mudei para o Windows 10 fiquei muito surpreso bem leve prático e com um design de ponta, meu note fraco eu início ele em 20 segundos no máximo.. Gostei muito nota 10 é pouco.
avatar

Willian Divino Laurindo

15 de Junho de 2015
Só tenho uma coisa a dizer sobre Windows 10 (para Smartphone): Deus me livre!
avatar

Anderson Jose Lelis

08 de Agosto de 2015
top demais.... voltou a acertar ...
avatar

Adriano Tavares

17 de Agosto de 2015
Amo fazer pesquisas aqui no site. Parabéns.
avatar

Dougsky Dias

14 de Junho de 2015
:)
avatar

Ivens de Freitas Fares

23 de Março de 2015
Está muito bom, só ainda não reconhe o meu nokia lumia 900
avatar

Anderson Leite da Silva

16 de Agosto de 2015
Estou usando há uma semana. Teve alguns travamentos do navegador Edge mas as atualizações resolveram. Eu tinha o 7 Ultimate. Estou muito satisfeito. Certamente renovarei a licença quando expirar a versão de teste.
avatar

Luciano Evaristo Guerche

29 de Julho de 2015
Atualização do Windows 10 não funcionou no meu notebook. Talvez seja porque meu notebook esteja com dual boot com Ubuntu (gerenciado pelo GRUB) e/ou porque tenho o Classic Shell instalado no Windows 8.1
avatar

Natany Marinho

11 de Setembro de 2015
windows 10 , não aparece as redes sem fio, já fiz de tudo e não aparece nenhuma rede ... me ajudem !!!!
avatar

Netosport

30 de Maio de 2015
vamos ver ci eli nao trava munto na internete
avatar

Paulo Silva de Melo

27 de Julho de 2016
Sumiram todos os aplicativos e programas instalados, o email não funciona, não consigo acessar minha agenda e emails, também não estou conseguindo voltar ao Windows 7
avatar

Icaro Copello

16 de Julho de 2016
Não carrega a página do windows 10, nao baixa aqui, não sei o problema, alguém ajuda?
avatar

Rubens Mateus de Paiva

20 de Maio de 2016
Melhor que o windows 8
avatar

Juliano Alberto da Silva

19 de Maio de 2016
Esta acabando com a bateria do meu ultrabook. Para deskTop pode ser bom mas, no meu ultra não foi eficiente. Voltei a usar o Windows 7
avatar

Marconi Barboza Pereira

16 de Novembro de 2015
Melhor Windows de todos os tempos. Agora aguardo ansioso a chegada da assistente de voz Cortana.
avatar

Luciano de Freitas Soares

04 de Novembro de 2015
5 estrelas só pela expectativa!!!!
avatar

Mendel Sapunaru

03 de Novembro de 2015
tive que desinstalar o 10 pois não me deixava abrir o app do BB nem reconhecia a impressora , nem com ajuda da DELL e da Microsift , pena !
avatar

Rafael Ferreira de Jesus

14 de Outubro de 2015
Excelente, meu notebook e a configuração mas baixa q tem pois comprei de segunda mão apenas para estudar, com o Windows 7 era horrível trabalhar com ele depois mudei para o Windows 10 fiquei muito surpreso bem leve prático e com um design de ponta, meu note fraco eu início ele em 20 segundos no máximo.. Gostei muito nota 10 é pouco.
avatar

Dalva Feliciano

14 de Setembro de 2015
Meu irmão instalou o Windows 10 gratuito. Agora o computador trava toda hora. Não gostei. Será que posso recuperar o Windows 8.1 original?
avatar

Natany Marinho

11 de Setembro de 2015
windows 10 , não aparece as redes sem fio, já fiz de tudo e não aparece nenhuma rede ... me ajudem !!!!
avatar

Luiz Carlos dos Santos

06 de Setembro de 2015
Uma das coisas que achei muito bacana e me ajudou foi a voz em português ! Utilizo o Balabolka e ficou muito legal !!! Bem mais rápido, mas reconheço que há alguns bugs,principalmente nos navegadores.
avatar

Jerlilson

17 de Agosto de 2015
Ótimo artigo Edivaldo brito, acompanho seu trabalho no blog, o conteúdo sobre Linux é ótimo.. Compartilho com você da mesma opinião sobre a personalização do Windows 10, acredito que outros sistemas conseguem tornar o uso do usuário ainda mais pessoal com a possibilidade de personalização de interface, acredito que a Microsoft poderia apresentar uma experiência mais pessoal no uso de seus sistemas adotando essa visão. Parabéns pelo trabalho.
avatar

Adriano Tavares

17 de Agosto de 2015
Amo fazer pesquisas aqui no site. Parabéns.
avatar

Anderson Leite da Silva

16 de Agosto de 2015
Estou usando há uma semana. Teve alguns travamentos do navegador Edge mas as atualizações resolveram. Eu tinha o 7 Ultimate. Estou muito satisfeito. Certamente renovarei a licença quando expirar a versão de teste.
avatar

Agostinho Santos do Couto

14 de Agosto de 2015
Fiz o upgrade do Win 8.1 Pro para o Win 10. O menu iniciar e a central de ações não funcionam. Os aplicativos nativos fecham sem qualquer razão aparente. As soluções apresentadas pela Microsoft não resolvem os problemas. Centenas de pessoas estão com o mesmo problema.
avatar

Alexandre Moreno Castellani

08 de Agosto de 2015
Aparentemente, após pouco tempo de uso, uma evolução. O upgrade foi tranquilo e a interface com a volta triunfal do menu iniciar limparam a barra do Windows 10.
avatar

Bruno Cedraz da Silva Erudilho

08 de Agosto de 2015
Formatando um pc do zero, instalado W10, Com uma licença do windows 7 pode ativar o windows 10?
avatar

Anderson Jose Lelis

08 de Agosto de 2015
top demais.... voltou a acertar ...
avatar

Sebastiana Matias

05 de Agosto de 2015
e bom e mantem a tradicao da microsoft de fazer um windows bom e depois um ruim depois um bom.........
avatar

Tércio Cavalcanti

30 de Julho de 2015
Muito bom, acho que poderia melhorar na inicialização, precisa melhorar também o acesso a ftp pelo navegador.
avatar

Nedson Rodrigues

30 de Julho de 2015
O meu PC depois de instalar o w10 ele demora 3 min. para ligar e dá uma mensagem de erro, então ele reinicia e leva mais 3 min. para ligar de novo. toda vez acontece isso, demora um total de 6 min. para ligar.
avatar

Wendel Cabral Lobão

29 de Julho de 2015
Ficou muito bom, principalmente o novo navegador Edge. Gostei!
avatar

Diego Vidal

29 de Julho de 2015
Windows é excelente!!!!
avatar

Luciano Evaristo Guerche

29 de Julho de 2015
Atualização do Windows 10 não funcionou no meu notebook. Talvez seja porque meu notebook esteja com dual boot com Ubuntu (gerenciado pelo GRUB) e/ou porque tenho o Classic Shell instalado no Windows 8.1
avatar

Olívio Farias

29 de Julho de 2015
Acho que essa vai ser a primeira versão do Windows que vou comprar. As anteriores, nenhuma tive interesse. Estou só aguardando aparecer a opção de venda no site.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

O Windows 10 é o resultado de um trabalho conjunto da Microsoft com seus usuários e uma grande autocritica das versões Technical Preview. O resultado é um sistema com boas funções e que entrega uma ótima experiência de uso.

Opinião dos usuários

Fórum

Windows 10

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais