Windows 8.1

Windows 8.1

9.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça download do Windows 8.1, o novo sistema operacional da Microsoft

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 04/02/2014 12h55

O Windows 8.1 é a primeira grande atualização do Windows 8 e traz diversas mudanças que, em alguns aspectos – principalmente nas opções de personalização –, se aproximam da versão desktop do Windows Phone. Com a possível unificação das lojas de ambos os sistemas, esta tendência aumentará. Mas isso é só o começo, não perca tempo para baixar o Windows 8.1 e conhecer as novidades desta atualização.

Iniciando o sistema pela interface desktop

Boa parte das mudanças estão relacionadas à questão da personalização e dão ao usuário mais controle sobre o sistema. Uma das principais é a possibilidade de iniciá-lo diretamente na interface tradicional do Windows. Essa, com certeza, é a alteração que muitos usuários estavam esperando.

A volta do botão Iniciar ou quase isso

Outra modificação bastante aguardada é a volta do botão “Iniciar”. No entanto, ele não retornou como todos esperavam. A função do botão é a mesma da tecla “Windows”. Ele é apenas um atalho para levar o usuário da interface tradicional para a nova, chamada Modern e voltada para dispositivos com tela touch.

Uma busca mais completa e um acesso mais fácil às configurações

A ferramenta de busca foi redesenhada, mas continua simples. Agora esta função está mais eficiente e abrangente, pois pesquisa na web, em arquivos locais e contas do SkyDrive. Houve, também, uma mudança em seu comportamento. Ao ser chamada no desktop, a busca não redireciona mais o usuário para a tela inicial e sim, para uma tela que se sobrepõe ao desktop com novos resultados.

Com a busca se tornando mais abrangente e integrada ao sistema, a Microsoft trabalha para que seus usuário usem o seu buscador, o Bing. Assim, a empresa de Bill Gates tenta afastá-los do serviço do Google. Para facilitar ainda mais a customização do dispositivo, a busca também localiza as configurações do sistema.

Falando em configuração, o sistema de edição de configurações foi melhorado. No Windows 8, era preciso abrir a tela inicial e, em seguida, o Painel de Controle para fazer modificações. Porém, no Windows 8.1 elas estão disponíveis já na tela inicial, sem a necessidade de um passo intermediário.

Uma tela inicial mais personalizável

A tela inicial recebeu algumas novas opções que permitem personalizá-la. Agora, é possível customizar a tela inicial com mais cores e imagens de fundo. Há a possibilidade, inclusive, de usar imagens animadas. Além disso, o fundo do desktop e da tela inicial podem ficar com os seus blocos dinâmicos iguais.

Para evitar que os usuários reorganizem a tela por acidente ao passar o mouse ou os dedos sobre os blocos dinâmicos, a tela inicial possui novos tamanhos de ícones. Eles podem ser ordenados facilmente ao clicar com o botão direito ou, então, ao tocá-lo e segurá-lo.  

É possível, também, agrupar muitos ícones ao mesmo tempo para redimensionar, desinstalar ou arranjá-los. Para completar, a edição de grupos de apps está mais simples. Para não encher a tela inicial ao instalar um aplicativo da Windows Store, ele não é adicionado automaticamente à tela inicial.

Tela de bloqueio estilo Windows Phone

Muito da convergência entre o Windows 8 e Windows Phone está na tela de bloqueio. Isso fica perceptível na configuração, que permite colocar papéis de parede, slidshows, escolher quais aplicativos serão executados em segundo plano, além de exibir informações na tela de bloqueio. Com a atualização, é possível transformar um computador ou tablet em uma moldura que mostra fotos do HD, ou direto do SkyDrive.

Aplicativos redimensionáveis

No Windows 8, quando o usuário ocupava a tela com duas aplicações, os apps ficavam com proporções desiguais. Ou seja, a divisão da tela não era feita em partes iguais, ficando assim: um dos aplicativos ocupava um tamanho maior e o outro ocupa uma pequena parte. Contudo, a Microsoft eliminou esta restrição e, agora, permite que usuário possa dividir a tela em qualquer proporção. Com isso, o espaço é usado de acordo com cada necessidade.

Integração com o SkyDrive

O SkyDrive foi completamente integrado ao novo sistema operacional. Dessa maneira, o 8.1 permite salvar arquivos direto no serviço, acessar arquivos offline e enviar as edições ao ficar online.

Internet Explorer 11

Esta nova versão do Windows disponibiliza o Internet Explorer 11 com diversas melhorias. Entre elas, estão: a capacidade de abrir até 100 abas simultaneamente por janela, um processo de troca de abas mais fácil, melhoria do uso de memória, melhor reconhecimento de toque, uma barra de endereços melhorada, uma tela de leitura para mostrar o texto da web de uma forma mais elegante e em tela cheia para facilitar a leitura dentro do navegador, e muitas outras funcionalidades.

Não perca tempo, faça o download e confira as novidades do sistema operacional mais usado do mundo.

Nossa opinião

O Windows 8.1 é a atualização com uma série de respostas às críticas feitas ao sistema operacional Windows 8. Nele, a Microsoft melhorou características básicas, como a busca e as opções de personalização. O retorno do botão Iniciar, ao canto inferior esquerdo da área de trabalho, é o ponto mais marcante dessa atualização, porém é também o mais frustrante.

A verdade é que o usuário não deve ficar muito animado com esse retorno, pois tudo que o botão faz é levá-lo para a interface Tile. Felizmente, o menu iniciar ainda continua acessível através da combinação das teclas Win + X, mas é preciso largar o mouse e pressionar duas teclas.

Outro ponto importante desta atualização é a integração completa com o SkyDrive. Para os usuários desse serviço, isso significa que só precisam usar sem se preocupar com detalhes. Ao ativá-lo, todos os documentos serão guardados na nuvem por padrão. Ainda é possível salvar arquivos localmente, mas, se o usuário possui vários dispositivos, a capacidade de retirá-los a partir da nuvem é bem mais interessante e útil.

Outro pedido importante que a desenvolvedora atendeu foi a inicialização diretamente para o desktop. Depois da estratégia desconcertante da companhia de tentar forçar os usuários a usarem a interface Tile, esse recurso chega como uma espécie de pedido de desculpas, ainda que não venha configurado por padrão.

A questão da Multitarefa e redimensionamento também tiveram melhorias. Agora é possível aproveitar melhor a área da tela e os múltiplos aplicativos na interface Tile. Entretanto, devido aos limites de espaço, o Windows 8.1 só permite aos usuários abrir até quatro aplicativos ao mesmo tempo. Se você está utilizando a versão preview do Windows 8.1 (Pré-visualização), prepare-se: a atualização a partir dela pode ser um pouco truculenta e cheia de problemas.

Prós
  • Melhorou muitas funcionalidades existentes
  • Gratuita para atualizar
  • Boas opções de personalização
  • SkyDrive totalmente integrado
  • Finalmente, inicialização diretamente para o desktop
  • Multitarefa e redimensionamento melhorados são muito úteis
Contras
  • Botão Iniciar não é totalmente funcional
  • A atualização a partir do Preview pode ser problemática

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Leonardo Goya Pierry

05 de Junho de 2015
Distante o melhor operacional, apenas necessita de algumas melhorias. Satisfação na conectividade com o PC a distância e compartilhamento de arquivos de modo fácil.
avatar

Chico Ivan Chico

23 de Maio de 2016
Eu sou mas o windows 8,7 10 não gosto do windows 10 sou mas o 8 e 7.
avatar

Chico Ivan Chico

23 de Maio de 2016
Eu sou mas o windows 8,7 10 não gosto do windows 10 sou mas o 8 e 7.
avatar

Leonardo Goya Pierry

05 de Junho de 2015
Distante o melhor operacional, apenas necessita de algumas melhorias. Satisfação na conectividade com o PC a distância e compartilhamento de arquivos de modo fácil.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O Windows 8.1 é a atualização com uma série de respostas às críticas feitas ao sistema operacional Windows 8. Nele, a Microsoft melhorou características básicas, como a busca e as opções de personalização. O retorno do botão Iniciar, ao canto inferior esquerdo da área de trabalho, é o ponto mais marcante dessa atualização, porém é também o mais frustrante.

Opinião dos usuários

Fórum

Windows 8.1

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais