Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe grátis Windows Live Movie Maker para criar filmes facilmente

Daniel Ribeiro
por Daniel Ribeiro em 03/01/2018 16h16

O Windows Live Movie Maker é um programa gratuito, para Windows, que permite criar e editar filmes e slides shows com fotos e outros vídeos. É possível compartilhar com amigos e familiares. Com ele, o usuário pode transformar rapidamente suas imagens, vídeos e músicas em um grande filme pessoal, além disso, adicionar título, crédito, fazer transição de cenas e colocar efeitos.

Atualização: O Movie Maker foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2017, junto com o kit Live Essentials 2012, e não está mais disponível para download — embora ainda funcione em sistemas mais antigos. No Windows 10, a empresa lançou o Windows Story Remix como editor de vídeos substituto.

O software personaliza filmes com ferramentas bem fáceis de usar. O usuário utiliza uma sequência de imagens e o serviço disponibiliza um belo slide show. É possível, ainda, adicionar uma trilha sonora para ter uma apresentação única e original. Para criar um vídeo é muito simples: basta abrir as fotografias no Movie Maker e arrastá-las para a timeline, que fica na parte inferior da aplicação.

Depois disso, é necessário escolher o tipo de cortes entre uma imagem e outra. Em seguida, há a possibilidade de adicionar uma trilha sonora, também arrastando-a para a timeline. Sendo assim, todas as ações do vídeo podem ser editadas direto da Timeline. Com recursos bem básicos e extremamente fáceis de utilizar, este aplicativo permite que os usuários criem filmes utilizando vídeos, fotos e músicas acessadas pelo computador.

Existe a disponibilidade de utilizar práticas ferramentas de edição, criar efeitos, inserir textos, compartilhar o conteúdo produzido no YouTube ou salvá-los em diversos tipos de definição de vídeo. Além de ser extremamente acessível, este app conta com uma interface bastante familiar. Isso torna os seus recursos ainda mais intuitivos para os usuários mais leigos.

Como funciona

Fácil e simples de utilizar, este é um software desenvolvido pela Microsoft que possibilita a criação de filmes curtos e apresentações de fotos. Com uma interface bastante prática e objetiva, ele consegue tornar os seus diversos recursos ainda mais acessíveis.

O programa permite importar e editar vídeos, realizar cortes, adicionar fotos, títulos, legendas, créditos e músicas. Além disso, ele possui ferramentas para criar uma série de efeitos nos filmes e configurar as transições entre as cenas de seu projeto.

Há, também, um ótimo assistente chamado “Auto Movie” que otimiza a criação de filmes e apresentações em slides. Basta selecionar os vídeos e as fotos para que as animações sejam elaboradas em menos de um minuto. Depois o usuário pode adicionar os efeitos, legendas, créditos e escolher a trilha sonora.

Os comandos principais localizam-se na parte superior de sua interface. As opções principais estão localizadas na aba “Home”. Já animações, efeitos e modalidades de visualização estão localizadas à direita.

Sempre que um vídeo, música ou texto for adicionado, uma nova aba colorida surge. Ela possibilita que sejam feitas edições na duração e na estrutura de cada um destes três tipos de mídia, assim, os usuários podem adequar o conteúdo ao seu gosto da melhor maneira possível.

Na parte inferior é exibida uma tela com a apresentação de sua criação no lado esquerdo. Enquanto uma espécie de linha do tempo totalmente editável vai sendo construída na parte direita. Ela contém todos os vídeos, músicas e textos que forem sendo adicionados e criados.

Quando o usuário estiver satisfeito com o projeto de criação, é necessário selecionar a aba de configurações gerais do programa, na parte esquerda de “Home”. Lá, ele deve escolher uma das opções para a definição do vídeo que será gerado, na alternativa “Save Movie”.

É possível, também, criar os filmes de maneira mais rápida na opção “Sharing” na aba “Home”. Entre as várias opções de definição e exportação do filme que será gerado, há opções de compartilhamentos diretamente no YouTube ou enviar o arquivo criado por e-mail.

É importante ressaltar, no entanto, que algumas funções do serviço não estão disponíveis para Windows XP ou versões anteriores de Windows. Faça já o download grátis de Windows Live Movie Maker e edite seus vídeos facilmente!

Nossa opinião

O Windows Live Movie Maker possui uma apresentação bastante objetiva e características similares de outras interfaces de programas da Microsoft. Ele é uma ótima ferramenta para criar e editar pequenos filmes e apresentações de imagens.

O software oferece recursos muito básicos, porém bastante eficientes. Com ele, até mesmo os usuários leigos podem criar vídeos bem editados, pois suas funções principais e os práticos efeitos são utilizados facilmente. Seus comandos são dispostos de maneira simples e extremamente intuitiva.

No entanto, apesar de a aplicação permitir a importação de vários formatos de arquivos de vídeo e imagens para o seu projeto e criação, a geração dos filmes se restringe a documentos em .WMV. Além disso, só é compatível com três últimas versões do Windows: Vista, 7 e 8.

Ainda assim, o Windows Live Movie Maker é um editor de vídeo bastante completo. Há a possibilidade de trabalhar com três tipos diferentes de mídia. Existem, ainda, dezenas de efeitos de cor, brilho, contraste e de transição entre as músicas, cenas e fotos que estiverem inseridas no projeto.

Prós
  • Interface intuitiva e prática
  • Não requer conhecimentos técnicos
  • É compatível com vários tipos de arquivos de vídeo e imagem
  • Conta com vários efeitos de edição
Contras
  • Só permite criar arquivos em formato .WMV
  • Só funciona nas três últimas versões do Windows

Fotos

Novo programa tem os mesmos recursos da versão clássica e adiciona funções mais elaboradas
Suíte de aplicativos da Microsoft vai parar de receber atualizações de segurança e correções de bugs.
Conheça aplicativos simples e poderosos de edição de vídeo, completamente gratuitos.
Aplicativo não vem pré-instalado na última versão do sistema da Microsoft.
Aprenda a adicionar legendas aos seus vídeos usando o Movie Maker em computadores com Windows.
Confira como usar o Movie Maker para extrair o áudio de um vídeo.
Confira como usar o Movie Maker para recortar um trecho de um vídeo.
Veja o passo a passo mostrando tudo que o Movie Maker oferece ao usuário na hora de renderizar um vídeo

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

O Windows Live Movie Maker possui uma apresentação bastante objetiva e características similares de outras interfaces de programas da Microsoft. Ele é uma ótima ferramenta para criar e editar pequenos filmes e apresentações de imagens.

Opinião dos usuários

Fórum

Windows Live Movie Maker

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação