Sistemas Operacionais

30/11/2010 17h42 - Atualizado em 24/10/2013 10h43

Android brasileiro ganha instruções por voz para não se perder mais

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Algumas tecnologias que o Google desenvolve levam vários meses para chegar a alguns países, e não é raro o Brasil ficar para trás. O caso mais recente disso é o sistema de navegação ponto a ponto do Android, que só agora dá as caras no serviço brasileiro.

AndroidAndroid (Foto: Divulgação)

O Navegador do Google Android foi anunciado nos Estados Unidos ainda em 2009, mas nada dele ser liberado para os brasileiros. Deu tempo das ações da TomTom e da Garmin caírem e se estabilizarem na Nasdaq, antes de nós brasileiros podermos ter um sistema de navegação que indica cada etapa de uma rota, desde a origem até o destino. Funciona como qualquer GPS, porém é integrado ao Android e utiliza os mapas que todo mundo já conhece do Google Maps.

Depois de inserir o destino, o aplicativo dá as coordenadas tanto de forma visual (mapa e texto), como sonora. É isso mesmo, aquela voz metálica dos GPS tradicionais também estará presente nos dispositivos de quem adota o Android como plataforma. É incômodo, porém necessário.

Celular apenas para ligações? Veja como baixar aplicativos no Android pelo Google Play para melhorar seu smartphone!

Além do Navegador do Android, o Google liberou a busca por voz no Brasil. O aplicativo ainda é meio cambaleante, às vezes não entende palavras simples como “metrô” seguido do nome da estação. Mas já é uma boa ajuda, e tende a melhorar. Valeu, Google Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares