Áudio e Vídeo

01/12/2010 18h26 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

6 coisas que a Apple precisa mudar no iTunes

Francis Rosário
por
Para o TechTudo
Ouvir música no iTunes pode ter seus problemas O iTunes pode não ser tão perfeito. (Foto: Reprodução)

A Apple é uma empresa com tradição em desenvolver ótimos softwares, principalmente quando rodam no seu próprio sistema operacional. Mas toda regra tem sua exceção, e no caso da Apple a exceção é o iTunes.

O iTunes foi concebido para ser uma suíte de media, voltada principalmente para músicas. Porém, com o passar dos anos e com o lançamento de novos produtos, ele acabou ganhando diversas funcionalidades, tornado-se uma espécie de faz tudo dos produtos Apple. E foi assim que os problemas começaram.

Atualizações

Atualizações são úteis e muitas vezes necessárias, porém o iTunes desenvolveu o estranho costume de ter atualizações toda semana. E para piorar, elas sempre são gigantesca, tendo geralmente varias dezenas de megabytes.

Esse, aliás, é um problema que afeta praticamente todos os softwares da Apple.

Sincronização

Sincronizar seus "iGadgets" com o iTunes é uma grande perda de tempo. Quando uma nova versão do iOS é lançada ou é necessário executar um restore do seu gadget, tudo bem.

Porém para transferir um simples App que você comprou no seu iPhone para o seu iPod touch é necessário executar uma sincronização com o iTunes e isso demora uma eternidade.

A Apple poderia simplificar a tarefa permitindo a transferência de Apps, músicas e videos diretamente entre os equipamentos com iOS.

Interface

Ela sempre tem um cuidado especial ao elaborar a interface dos seus produtos para entregar a melhor experiência de uso possível ao usuário, porém não é isso que ocorre no iTunes.

A interface é bastante poluída se comparada com players concorrentes e com a adição de funcionalidades ao longo dos anos acabou ficando um tanto bagunçada. Um redesign cairia bem.

Obesidade mórbida

Como já falado antes, o iTunes ganhou muitas funcionalidades novas ao longo dos anos e naturalmente isso contribui para que o software se tornasse um devorador de recursos de hardware. Isso é ainda pior na versão para Windows.

Além disso, na versão para o Windows ele sofre de uma grave falta de desempenho, que muitas vezes faz com que o programa pare de responder, tornando praticamente impossível (para não dizer uma burrice) utiliza-lo como player de musica.

A versão para Windows é horrível

O iTunes para Mac OS é "usável", já a versão para Windows não consegue chegar nem perto desse patamar. Lentidão e mensagens de erro são constantes, assim como as travadas do programa.

O único motivo para usá-lo no Windows é o fato dele ser indispensável para quem possui algum equipamento com iOS.

Ping

Uma rede-social embutida em uma biblioteca de media? Pois é, isso não faz muito sentido em um mundo onde as coisas estão indo para a "nuvem". Em pleno ano de 2010 a Apple da uma mostra de que tem um sério problema quando o assunto é internet.

Mas o maior problema é que o Ping também contribui para deixar o iTunes ainda mais pesado e inchado.

Concluindo

Existem diversas áreas que necessitam de melhoras no iTunes e Apple terá muito trabalho para deixa-lo ao menos decente. A grande maioria dos usuários está descontente, principalmente os da versão Windows.

A empresa da maçã deveria olhar com mais carinho para o iTunes, afinal ele faz parte da experiência de uso do iOS e pode por muitas vezes deixa-la um tanto frustrante.

Fonte: iSmashPhone


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares