Jogos casuais

15/12/2010 16h47 - Atualizado em 28/08/2013 16h51

Angry Birds é o jogo de celular mais viciante e mais baixado do ano

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Era uma vez um vale de passarinhos de diversas espécies que viviam harmoniosamente, felizes e tranquilos. Até que em um dia não tão belo assim, uma tropa de porquinhos verdes resolve surrupiar os ovos dos passarinhos, criando uma verdadeira guerra entre as duas espécies. Indignados, os passarinhos vão atrás dos ovos roubados pelos porquinhos, contando com a ajuda de um estilingue e de suas asas.

Sim, nós sabemos… Este conceito é um dos mais infantis de todos os tempos. Mas não se deixem enganar: Angry Birds conquistou jogadores de 8 a 80 anos justamente pela simplicidade de sua proposta, e muitos adultos por aí estão pagando para ter este jogo em seus smartphones.

E as estatísticas são ainda maiores do que você imagina: Angry Birds foi o game mais baixado de 2010. Só na sua versão paga, ele emplaca o topo da lista da loja de aplicativos da Apple em, pelo menos, 68 países, além de ser o jogo mais popular da Ovi Store, a loja de aplicativos da Nokia.

Angry BirdsAngry Birds (Foto: Divulgação)

O game virou uma febre entre os usuários, e como não poderia faltar em todo case de sucesso, o nome Angry Birds já está explorando outros segmentos de mercado, como bichinhos de pelúcia nos formatos dos personagens, jogos para outras plataformas eletrônicas, e até encontro de fãs em vários locais do mundo.

Agora, um pequeno detalhe sobre isso tudo: o jogo foi lançado pela Rovio em dezembro de 2009. Isso é o que podemos chamar de sucesso instantâneo!

A mecânica do jogo é bem simples: há diversos tipos de passarinhos, cada um com a sua característica distinta, como pássaros que se multiplicam, com ataques direcionados, e até “passarinhos-bomba”. Você controla apenas um estilingue, que serve para arremessar os passarinhos contra os alvos (no caso, os porquinhos).

Angry BirdsAngry Birds (Foto: Divulgação)

Para preparar o arremesso, basta você deslizar seu dedo na tela do telefone, calculando o ângulo que o passarinho deverá ser arremessado. E aí, basta tirar o dedo da tela e esperar para ver se o alvo foi atingido. Acertando todos os porquinhos, você passa para o próximo nível.

O que faz de Angry Brids um jogo especial é a riqueza de detalhes que atingem em cheio aqueles que buscam um pouco de diversão. O jogo tem cores vivas e um visual bem parecido com a de um desenho animado, tornando a experiência de jogo ainda mais agradável.

Além disso, os efeitos sonoros deixam o jogo bem engraçado, e volta e meia você ouve um grunhido dos porcos, ou então os passarinhos resmungando antes do arremesso. Isso sem contar com as comemorações, os objetos caindo e o som dos pássaros “desaparecendo” da tela, após o arremesso.

A soma de todos esses elementos tornam Angry Birds um game de pura diversão, e até mesmo os usuários que gostam de jogos mais complexos ficam seduzidos pelas risadas que o jogo produz – e pelo desafio aparentemente simples, mas instigante.

Simplicidade é uma das vantagens

Este jogo foi um dos que melhor soube aproveitar a simplicidade que os smartphones touchscreen oferecem. Qualquer pessoa pode começar a jogar em poucos minutos, já que os comandos são bem intuitivos. Além disso, as instruções são ilustradas, o que torna o aprendizado muito fácil.

O jogo Angry Birds é um download obrigatório para aqueles que querem ter alguns minutos de alívio enquanto está na fila do banco, ou quem sabe esperando a consulta médica. Ele é uma garantia certa de entretenimento. Mas, cuidado: depois de instalar o jogo no celular, as chances de a sua produtividade no trabalho (e em outros locais) despencar são consideravelmente altas.

Aparelhos que rodam o jogo

Acesse a loja de aplicativos do seu celular e baixe uma das versões disponíveis – gratuita ou paga – para aparelhos touchscreen Android (Motorola Milestone e Motorola Defy, por exemplo), iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), Palm OS e Nokia – tanto para MeeGo (como o N900) quanto para Symbian^3 (como o N8). Você também pode fazer download da versão original e da versão Angry Birds Seasons (ambas para iPhone) no Baixatudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares