Segurança

02/12/2010 22h13 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Aplicativos essenciais para um PC gamer

Pedro Cardoso
por
Da redação

Quando pensamos em um computador preparado para games, não podemos apenas pensar em um hardware robusto e bons títulos de jogos. Precisamos preparar a sua máquina com bons aplicativos e estar preparados para todas as ocasiões.

Será que sua máquina está ajustada para as exigência deste novo lançamento? Você tem instalado todos os plugins e ferramentas necessárias para os gráficos rodarem sem problemas? Confira a lista de sugestões do TechTudo para um PC de um gamer.

Programas de diagnósticos – Existem dois tipos de programas de benchmark: o genério e o específico (para cada jogo). Se você é usuário hardcore de computadores já deve conhecer esses dois aplicativos da Futuremark: 3DMark Vantage e PCMark Vantage. Enquanto o primeiro é responsável por testar o poder gráfico do seu computador, o segundo faz uma análise completa do desempenho de cada hardware, como disco rígido por exemplo. Ambos são otimizados para Windows Vista e Windows 7.

FF14Final Fantasy XIV (Foto: Divulgação)

Também existem aqueles programas específicos de benchmark, que servem para testar se o jogo roda no seu computador, como o Resident Evil 5 Benchmark ou o Final Fantasy XIV Benchmark.

Drivers – Para que o seu hardware funcione redondo, é necessário ter os drivers corretos para cada um deles. Se sua placa de vídeo é da AMD/ATI, recomendamos que tenha instalado o programa ATI Catalyst Display Driver, mas se você usa algum modelo da Nvidia, a sua opção é o GeForce Drivers 195.62 para Windows 7.

Um dos melhores controles para PC é o projetado para Xbox 360, que também tem um semelhante para Windows. Mas para ele funcionar bem, é preciso o driver certo para a tarefa. Ainda falando de controles para PC, você pode usar o WiiMote no seu Windows, no lugar do mouse. Para isto, basta instalar este driver e tem Bluetooth na sua máquina para fazer a conexão.

Outras ferramentas - Um bom computador para games não está completo se não tiver o Steam instalado, pois é por lá que o jogador vai comprar e baixar os principais jogos para a plataforma. Para manter o computador protegido contra malwares, a melhor opção para o Windows 7 é o Microsoft Security Essencials.

E no Windows XP

Esse kit foi feito pensando nos usuários do sistema Windows 7 e Vista, mas se você ainda usa o Windows XP, saiba que os programas são similares. A diferença é que você terá que escolher um outro antivirus, como Avira por exemplo, e instalar o DirectX 9, já que o Windows Vista vem com o 10 instalando e o Windows 7 vem com 11.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares