02/12/2010 20h58 - Atualizado em 27/08/2013 14h23

Avast x Avira: Descubra qual é o melhor antivírus gratuito

Pedro Cardoso
por
Da redação

Avast e Avira são antivírus gratuitos e este artigo se propõe a comparar as respectivas versões Avast! Free Antivirus 5 e Avira AntiVir Personal Free Edition 9 em cinco aspectos: proteção, uso de memória, instalação e configuração, interface e recursos. O objetivo é identificar vantagens e desvantagens do uso de Avast e Avira na proteção de computadores.

Antes de começar esse artigo comparativo entre esses dois antivirus em suas versões gratuitas, é preciso deixar claro que nenhum antivirus protege totalmente o seu computador. Todos eles apresentam virtudes e defeitos, e a melhor solução, é sempre navegar de forma coerente e com cuidado para não clicar em links suspeitos ou abrir e-mails não solicitados.

Proteção – Começamos com o quesito mais importante de um antivirus, ou a função para a qual ele foi projetado: impedir que o seu PC com Windows seja infectado com algum malware, ou removê-los quando for preciso. E esse artigo já começa com um empate técnico. Se compararmos Avast e Avira, ambos defendem bem contra alguns virus mas perde para outro. Seguindo relatos de usuários, é comum achar casos onde um deles detecta um determinado vírus enquanto o outro não. Por isso a recomendação do primeiro parágrafo faz tanto sentido.

Avast 5Avast 5 (Foto: Reprodução)

Uso de memória – Em uma máquina com as mesmas configurações, percebemos que o Avast roda mais pesado em segundo plano do que o Avira, inclusive, faz o Windows demorar mais a iniciar por completo. É fato de que o Avira é mais leve e ocupa menos espaço na memória RAM do que o Avast, isso deixa os usuários de computadores mais modestos tranquilos, de que sua tarefa não será interrompida para uma atualização de rotina.

Instalação e configuração - Ambos os programas seguem etapas parecida na instalação, configuração e varredura inicial. Mas o Avast perde ponto ao querer que o usuário se registre, no banco de dado da empresa, dentro de um prazo determinado. Caso contrário, um aviso insistente e irritante aparecerá no canto da tela toda vez que o Windows for iniciado. Com o Avira é diferente, pois você instala, usa e não precisa preencher nenhum tipo de cadastro.

Interface – Novamente constatamos um empate técnico, que vai ser decidido pelo gosto pessoal de cada usuário. Enquanto o Avira tem um interface mais simples, que vai direto ao ponto sem enrolação, o Avast apresentar uma interface mais intuitiva, simples, porém com informações mais completas que o seu concorrente, além de um design mais bonito e que usa cores para diferenciar alguns status e informações.

AviraAvira (Foto: Reprodução)

Recursos – Por serem gratuito, ambos possuem poucos recursos administrativos, e não há muita diferença entre ambos. É comum esse tipo de programa ter quarentena, trabalharem em segundo plano, entre outras funções. Mas o Avast tem um recurso que é matador, o Boot-time Scan. Ele procura virus no seu disco rígido antes mesmo do Windows ser inicializado, aumentando assim a dificuldade em se ter um executável corrompido, por exemplo.

Comparando os números de forma fria, assim como eles são, o Avira venceu essa batalha de softwares por 2×1. Partindo do pressuposto que ambos são confiáveis, a escolha fica a cargo do leitor. Enquanto um se sobressai por ter mais recursos, e portanto é mais pesado, o outro se destaca por ser leve e sutil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Álvaro Souza
    2011-05-25T21:20:40

    Gostaria de informações sobre o anti vírus avast internet security as qualidades boas e as que prejudiquem pois comprei e instalei em meu pc favor mandar para meu imail as informações.

  • Fernando Adams
    2013-11-13T19:49:10

    Usava o Avast desde o tempo do XP mas um dia meu note pegou um vírus brabo. Um forum de AV me indicou o Avira. Troquei e o Avira matou o vírus e ainda deixou o note muito mais rápido. Hoje uso Mac mas ainda tenho o Avira no Windows7 virtual do Parallels.

  • Kleber Mariano
    2012-01-13T10:38:32

    tenho o avast no pc de casa e o avira no notebook, sem dúvidas são os melhores porém o AVIRA da as ameaças de virus mais rapídas, do que o avast por teste feito por eu de um PEN DRIVE de um amigo infectado o avast não pegou o vírus, já o avira pegou, mesmo assim vou continuar com os dois.