Grandes novidades podem ser esperadas para o Ubuntu 11.04, próxima versão do sistema operacional que – como o próprio número de versão já sugere – está prevista para abril do ano que vem. A começar pela interface do sistema, que deverá sofrer modificações. Depois de anos adotando o Gnome na UI, a Canonical vai começar a desenvolver sua própria interface.
A informação foi dada pelo fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth. Segundo ele, a Canonical estaria cansada de ver que as inúmeras sugestões que faz aos desenvolvedores do Projeto Gnome nunca são implementadas, quando na verdade o Ubuntu é a principal distribuição a adotar a interface nos dias de hoje.

Em vez do Gnome, portanto, a ideia da Canonical é seguir criando uma interface própria, porém baseada no código livre da UI que já existe. Isso é o que, no meio, chama-se de fork: quando um grupo de usuários cria uma aplicação derivada de outra que já existe, mas segue um fluxo de desenvolvimento diferente.
Os aplicativos do Gnome continuarão no Ubuntu 11.04, porém. A começar pelo Nautilus, que continuará sendo o aplicativo de gerenciamento de arquivos e diretórios. A diferença ficará por conta do visual Unity, em vez do padrão do Gnome.
Como já era de se esperar, os protestos na comunidade Linux devido à decisão da Canonical já começaram.
Fonte: Linux Today