Sistemas Operacionais

01/12/2010 09h48 - Atualizado em 14/07/2011 07h11

Canonical desiste do Gnome no Ubuntu 11.04

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Grandes novidades podem ser esperadas para o Ubuntu 11.04, próxima versão do sistema operacional que – como o próprio número de versão já sugere – está prevista para abril do ano que vem. A começar pela interface do sistema, que deverá sofrer modificações. Depois de anos adotando o Gnome na UI, a Canonical vai começar a desenvolver sua própria interface.

A informação foi dada pelo fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth. Segundo ele, a Canonical estaria cansada de ver que as inúmeras sugestões que faz aos desenvolvedores do Projeto Gnome nunca são implementadas, quando na verdade o Ubuntu é a principal distribuição a adotar a interface nos dias de hoje.

Ubuntu 10.11Ubuntu 10.10 (Foto: Divulgação)

Em vez do Gnome, portanto, a ideia da Canonical é seguir criando uma interface própria, porém baseada no código livre da UI que já existe. Isso é o que, no meio, chama-se de fork: quando um grupo de usuários cria uma aplicação derivada de outra que já existe, mas segue um fluxo de desenvolvimento diferente.

Os aplicativos do Gnome continuarão no Ubuntu 11.04, porém. A começar pelo Nautilus, que continuará sendo o aplicativo de gerenciamento de arquivos e diretórios. A diferença ficará por conta do visual Unity, em vez do padrão do Gnome.

Como já era de se esperar, os protestos na comunidade Linux devido à decisão da Canonical já começaram.

Fonte: Linux Today

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares