Internet

01/12/2010 16h47 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Cinco opções de microblogs para você esquecer o Twitter

Paulo Vanderley
por
Para o TechTudo
Novos microblogs  invadem a redeNovos microbloggings invadem a rede (Foto: Divulgação)

Desde seu lançamento, o Twitter tornou-se sinônimo de microblog e revolucionou o modo como a informação circula pela internet ao limitar possibilitar que os internautas se comuniquem de forma ágil e simples. Porém, existem várias outras opções na web que oferecem o mesmo serviço. São menos famosas, é verdade, porém isso não significa que sejam piores. Se você cansou do Twitter ou quer experimentar outros sabores de microblogging, então veja cinco opções que o TechTudo selecionou para você.

1 - Jaiku

O Jaiku surgiu em 2006 pouco depois do Twitter e prometia encará-lo de frente, mas logo foi perdendo fôlego. Pelo menos conseguiram chamar atenção do Google, que adquiriu a empresa em 2007 e logo disponibilizou seu código fonte. O serviço continua no ar (não sabe-se até quando), sendo mantido através de trabalho voluntário dos engenheiros do Google. Como o visual é bem semelhante ao do Twitter, em poucos minutos de uso você já sente-se em casa.

2 - Identi.ca

Extremamente funcional, a Identi.ca é leve, rápida e sem frescuras. Pelos posts na página inicial, percebe-se que faz sucesso entre os latinos e a comunidade de programadores open-source. A Identi.ca foi criada pela StatusNet, que usa o site para divulgar sua plataforma gratuita de microblog. Ponto positivo para a linguagem do serviço, que oferece bom suporte ao português do Brasil.

3 - Plurk

Junte uma dose de Orkut com três colheres de Twitter e o resultado dessa mistura é o Plukr. O site une alguns elementos de microblogging com rede social. Por exemplo, os usuários tem um índice de popularidade, que o site chama de "karma". Atualizando seu profile, convidando amigos ou apenas postando novidades, o seu karma aumenta - e você ganha novos poderes ícones. Outra coisa que chama a atenção é que seus 'tuites' são organizados numa forma de linha do tempo. É estranho no início, mas você acostuma.

4 - Yahoo! meme

O Yahoo! também quis entrar na dança dos microblogs com o meme, um serviço desenvolvido na filial brasileira da empresa. Cheio de recursos, o microblog do Yahoo! vai além do texto, e permite postar também conteúdo multimídia (como imagens do Flickr ou vídeos do Youtube). A tela onde as mensagens são listadas é bem agradável, mas na hora de escrever um post a tela toda vira área de texto. Além de assustar, dá a impressão de que você tem o dever de preenchê-la de conteúdo.

5 - Blellow

O objetivo do Blellow era ser um local para os profissionais trocarem dicas, colaboração, anunciar vagas de emprego, etc. Em outras palavras, o sonho dos criadores do site foi disponibilizar uma espécie de fórum, com estilo de microblog. Entretanto, o foco em produtividade foi para o saco (talvez pela semelhança com o Twitter). Poucos posts pedem ajuda ou deixam uma dica, e a grande maioria fala sobre futilidades. Logo, se você procura um microblog com terno e gravata mas que fala um monte de gírias, esta é a opção certa.

Acabou?

Claro que não! Existem muitos outros microblogs na internet, muitos deles com foco em públicos específicos ou no mercado corporativo. Se você conhece algum destes microblogs, ou quer indicar um site que não foi listado neste artigo, compartilhe conosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares