Internet

07/12/2010 15h14 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Confusão no VoIP: Skype quer sair do Nimbuzz

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Alguns aplicativos se propõem a manter o usuário conectado a vários serviços de troca de mensagens simultaneamente. O Nimbuzz, por exemplo, faz isso, oferecendo suporte a uma enorme gama de serviços: AOL, Google Talk, Windows Live Messenger, Facebook, Skype... Epa, Skype não mais! A partir de 31 de outubro, o Nimbuzz não vai mais oferecer o suporte ao serviço.

SkypeSkype (Foto: Divulgação)

Isso acontece num momento em que a Nimbuzz e o Skype brigam pela oferta de telefonia por VoIP. Ambas as empresas permitem que seus clientes telefonem para números convencionais por um valor muito em conta, causando um certo estresse nas parcerias que já existem.

A Nimbuzz disse que o Skype se sente ameaçado pelo NimbuzzOut, o serviço de VoIP que ela oferece e que pode cobrar tão pouco quanto 2 centavos por minuto em alguns países. Já o Skype afirma que a política de uso das APIs e do seu SDK, que são aproveitados pela Nimbuzz, deixa bem claro que essas tecnologias só podem ser utilizadas na produção de hardware integrado ao Skype e de software para desktop com o mesmo tipo de integração.

Como o Nimbuzz oferece seu aplicativo para dispositivos móveis, estaria contrariando as regras do Skype. E não é a primeira vez que o Skype causa confusão ao pedir que o suporte a seus serviços seja retirado de um possível concorrente. Há alguns meses a empresa pediu que os responsáveis pelo Fring, que também mantém o usuário conectado a vários serviços de troca de mensagens, encerrassem o suporte à chamadas de voz por meio do Skype.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares