Internet

10/12/2010 16h18 - Atualizado em 17/02/2014 11h21

Cr-48 é o primeiro notebook com sistema Google Chrome OS

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Durante o evento de apresentação das novidades do Google, os presentes tiveram a oportunidade de conferir de perto, pela primeira vez, um notebook com o sistema operacional do Google instalado. O Cr-48 é um produto que, inicialmente, será destinado para testes e desenvolvimento, distribuído a alguns poucos sortudos aprovados no programa piloto do Chrome OS.

Poucos detalhes sobre o produto foram liberados até agora. O que se sabe é que o notebook tem tela de 12,1 polegadas, webcam, armazenamento em flash SSD, teclado completo, um grande touchpad, chip 3G Qualcomm Gobi (com livre utilização pela operadora norte-americana Verizon), Wi-Fi 802.11n dual-band e bateria com 8 horas de autonomia de uso (!) e 8 dias em modo standby(!).

Cr-48Cr-48 (Foto: Divulgação)

O notebook, no entanto, apresenta algumas diferenças quando comparado aos modelos tradicionais, sendo que a mais perceptível delas é a ausência das teclas de função (F1, F2, F3, etc.), que foram substituídas por controles de volume, brilho e outros vários recursos, seguindo o exemplo da HP e Apple, que fazem isto em seus notebooks. Além disso, o Cr-48 também não possui a tecla Caps Lock. Em seu lugar, o Google preferiu usar um botão para Search (busca), que serve como atalho para abrir o site de buscas.

Dependendo do sucesso dos testes com esse notebook, nada impedirá que o Google resolva lançá-lo definitivamente. Inclusive, a expectativa é justamente essa: lançar o Cr-48 junto com os modelos dos demais fabricantes, também no meio de 2011. Afinal, fica até difícil justificar todo um investimento em desenvolvimento de hardware para que ele seja um produto de testes.

Acer e Samsung saem na frente

Talvez o que possa impedir a aventura do Google no mundo dos computadores portáteis sejam fabricantes como Acer e Samsung, que já anunciaram novos portáteis com o Chrome OS até o meio do ano que vem (e acaba sendo uma estratégia mais cômoda para qualquer desenvolvedora de software ter o seu produto distribuído por outro fabricante). Mas, como já temos um produto pronto, sendo testado… não custa nada esperar.

Se você for um daqueles early adopters, que gostam de ter tudo antes dos outros, até mesmo no caso de produtos que são destinados a testes, existem duas formas de conseguir um Cr-48. A primeira delas é se inscrever no programa piloto de testes do Chrome OS, e a segunda maneira é enviar um vídeo para o canal oficial do Google Chrome no Youtube, e contar os motivos pelos quais você merece testar o notebook. Como este é um produto que será distribuído, ele não teve seu preço anunciado.

Fonte: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares