Internet

07/12/2010 18h51 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Facebook vai para a justiça porque oferece controle de privacidade

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

A privacidade é um assunto sempre em debate quando estamos falando do Facebook. A rede social demorou muito tempo para finalmente oferecer controles razoáveis aos seus usuários, que agora podem definir com clareza o que será dividido com todos na internet e o que vai ser restringido a certos grupos de contatos.

E é justamente por isso que a empresa está sendo levada aos tribunais. A Walker Digital, outra companhia americana, colocou o Facebook na Justiça alegando que a rede social viola algumas de suas patentes ao liberar esses controles de privacidade. Por incrível que pareça, a Walker conseguiu uma patente para esse tipo de situação há 10 anos.

Bastante generalista, o documento garante à empresa os direitos intelectuais sobre a ideia de gerenciar a liberação de informações que foram publicadas pelo próprio usuário. Isso atualmente - e felizmente! - é mais do que comum no Facebook. Ou seja, os dirigentes da Walker perceberam que chegou a hora de ganhar dinheiro processando um site que atualmente vale vários bilhões de dólares.

O Facebook já deu sua resposta: disse que a ação é “completamente frívola”. A rede social ainda promete lutar para ganhar o processo custe o que custar. Nada mais justo: depois de tanto tempo se negando a instalar os controles de privacidade, parece que finalmente eles entenderam que é isso o que o usuário quer. Só não pretendem pagar pela patente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares