02/12/2010 21h32 - Atualizado em 09/07/2013 11h35

FIFA 11 x PES 2011: qual o melhor jogo de futebol do ano?

Pedro Cardoso
por
Da redação

Todo ano as duas maiores franquias de games de futebol do planeta lançam suas novas versões, na infinita batalha para sabermos quem é o melhor. Chegam sempre trazendo novidades, ajustes nos gráficos e na engine, levantando a ansiedade da galera lá para o alto. Estou falando do FIFA 11 da EA Games, e do Pro Evolution Soccer 2011, da Konami.

A disputa é tão acirrada, a busca pelo gosto dos jogadores é tão ferrenha, que ambos lançaram seus demos no mesmo dia: 15 de setembro. Agora que todo mundo já teve a oportunidade de testar ambos, o TechTudo testou os dois jogos e reacende a discussão, para sabermos qual o melhor jogo de futebol virtual do ano. Leia o nosso comparativo e participe com a sua opinião nos comentários.

Separamos cinco quesitos para compararmos um a um, e tentar chegar a uma conclusão no final. Acompanhe:

Engine – Os movimentos do FIFA 11 parecem mais reais, suave e fluido do que o do PES 11, que ainda continua com movimentos muito retos, com pouca mobilidade. E isso com certeza atrapalha um pouco a imersão.

FIFA 11FIFA 11 (Foto: Divulgação)

Inteligência artificial – Ambos aprimoraram suas IAs e um ajuste muito pedido pelo público foi implementado, que é a melhoria do goleiro. Se antes eles eram verdadeiros frangueiros, essa deficiência tinha diminuído nas últimas edições. Mas agora, no FIFA 11, você poderá Nem preciso dizer quem vence este quesito, não é mesmo?

Gráficos – Ambos os gráficos estão consistentes, a diferença fica em agradar o gosto de cada um. O rosto dos atletas no PES é mais real, porém os jogadores são menos “polidos” e não tem aquela diferença de peso, como do Robinho para um jogador mais forte, por exemplo.

Clubes, ligas e jogadores – A única vantagem no PES é a inclusão da Taça Libertadores da América, que o FIFA insiste em não incluir. Fora isso, o FIFA 11 ainda dá um banho na concorrência, ao incluir centenas de seleções e times de futebol pelo mundo todo, tudo licenciado e com nomes corretos. Além disso, o número de ligas disponíveis também é muito maior no jogo da EA Sports.

PES 11PES 11 (Foto: Divulgação)

Inovações e extras – O PES 2011 ganhou este quesito ao implementar um editor de estádio na versão completa do jogo. Nele, você pode escolher entre as capacidades de 1mil a 100mil lugares, a arquitetura, paisagem de fundo, a distância da arquibancada para o gramado, o tipo de cobertura e iluminação, o gramado, além de detalhes como as cores do banco, o tipo de rede e até as placas de publicidade.

Conclusão

Se você é gamer antigo sabe como essa briga é acirrada, polêmica e esquenta as discussões em fóruns, comunidades do orkut e blogs. Se levarmos em consideração as inovações, e a inclusão de Silvio Luiz como narrador, o PES 2011 é a escolha. No entanto, o FIFA 11 parece mais robusto e melhor acabado, e é a principal escolha se você se importar com a melhor combinação entre engine e gráficos.

Acha que tem talento para ser técnico de futebol? Baixe Cartola FC e escale seu time ideal no Campeonato Brasileiro!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares