02/12/2010 21h24 - Atualizado em 21/08/2013 14h21

Foxit Reader x SlimPDF Reader: confira nosso comparativo

Pedro Cardoso
por
Da redação

Leitor de PDF é um recurso tão fundamental que já deveria vir no Windows, afinal, quantos documentos, revistas, livros e tutoriais circulam na internet nesse formato? Enquanto a Microsoft não se mexe nesse sentido, cabe a nós procurar bons programas para esta tarefa.

Se levarmos em consideração que o original Adobe Reader é muito pesado para computadores mais modestos, resta algumas alternativas para o usuário. E quanto temos escolhas, preferimos aqueles que são mais leves, que ocupem menos memória RAM quando estão em atividade nos nossos computadores. Neste quesito, dois programas se destacam no mercado: o conhecido Foxit Reader e o novato SlimPDF Reader. Acompanhe o nosso comparativo:

Tamanho – O Foxit era a sugestão mais leve para ler PDF, até que lançaram o SlimPDF. Enquanto o concorrente mais antigo tem 6 MB de tamanho, o mais novo da turma tem apenas 1,40 MB. Nem preciso dizer que o SlimPDF ganha essa batalha, se estamos procurando leveza em um software alternativo.

Recursos – Os dois programas empatam em recursos, mas o Foxit parece resolver as tarefas de forma mais sólida, principalmente pelo seu tempo no mercado.

Instalação – Ambos tem um processo de instalação simples. Porém, o Foxit, em sua nova versão, instala barras de ferramentas e outros programas inúteis sem você pedir e isso faz ele perder pontos preciosos neste quesito. Assim, o SlimPDF ganha com sobra.

Interface – O SlimPDF tem uma interface simplificada e clean, enquanto o Foxit, que tem muitos recursos, mas deixa os ícones de acesso a eles nas barras de ferramentas que ficam abertas, criando um visual confuso e ultrapassado.

Compatibilidade – Neste quesito há um empate entre os dois concorrentes, pois ambos abrem sem problemas qualquer tipo de PDF, assim como o Adobe Reader.

Conclusão

Esta briga foi vencida facilmente pelo SlimPDF, pois se você quiser um aplicativo que leia PDF sem problemas e que não ocupe muita memória por causa disso, essa será sua escolha. Aliás, a decisão é reforçada pelo fato de ele instalar apenas o que você quer, se nenhuma armadilha durante a instalação para colocar na sua máquina programas e barras de ferramentas indesejadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares