Sistemas Operacionais

01/12/2010 10h58 - Atualizado em 14/07/2011 07h11

FrostWire, o primeiro aplicativo P2P de verdade para Android

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

No mundo da tecnologia existem os smartphones e os demais aparelhos, aqueles que servem às pessoas comuns, mas não aos geeks. O problema é que, até então, um dos recursos possivelmente mais usados pelos geeks no computador não estava presente nos aparelhos inteligentes. Mas isso é passado com a chegada do FrostWire para Android.

AndroidAndroid (Foto: Divulgação)

O aplicativo chegou à plataforma do Google prometendo muito: ser o primeiro software para Android que verdadeiramente oferece compartilhamento de arquivos por meio do aclamado Peer-To-Peer (P2P). Basta configurar um nome de usuário e uma pasta para iniciar o compartilhamento (ou pirataria, como preferir), bem como a busca de arquivos que estão em outros aparelhos.

O FrostWire já existe para computadores e é bastante elogiado, mas curiosamente ganhou uma nova abordagem na sua versão para Android: não haverá forma de compartilhar arquivos entre um computador e um celular com Android. Seus produtores acharam melhor separar as duas formas de compartilhamento: computador é uma coisa, aparelho celular é outra. Resta saber até quando esse posicionamento será mantido (torçamos para que não por muito tempo!).

O aplicativo é de código-aberto e não custa absolutamente nada. Mas quem recorrer ao Android Market para baixá-lo encontrará uma surpresa, pois na loja do Google ele custa 5 dólares. Essa grana é cobrada por uma boa causa: para financiar o projeto.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares