Internet

16/12/2010 17h57 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Google Latitude: Para que serve?

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Depois de um bom tempo (quase um ano e meio), finalmente os usuários dos dispositivos Apple com iOS 4.0 (iPhone 4, iPhone 3GS, iPod touch e iPad) receberam a carta branca para baixarem o aplicativo oficial do Google Latitude em seus smartphones. Antes, a opção era um aplicativo web que permitia a utilização do serviço, mas sem os recursos avançados que este app oficial possui.

Google LatitudeGoogle Latitude (Foto: Divulgação)

Ah, você não sabe o que é o Latitude? Tudo bem, vamos explicar.

O Google Latitude é um serviço de geolocalização que permite o compartilhamento da localização do usuário no planeta, através das coordenadas de latitude e longitude do GPS e com o auxílio do Google Maps. Pelo serviço, você é capaz de marcar suas áreas de interesse, obter informações sobre uma determinada localização, localizar outros amigos que estejam nas redondezas, e saber quais pessoas estão com o Latitude ativo na região, entre outros.

A sua localização é detectada por meio do GPS do smartphone, ou, na ausência desse recurso, através da triangulação do seu sinal nas redes de telefonia móvel.

O serviço gerou alguma controvérsia quando foi lançado, com o argumento de que ele seria um problema para aqueles que quisessem se manter anônimos durante suas movimentações diárias. Porém, ao longo do tempo, o Google colocou dois recursos importantíssimos para agradar aqueles que querem ou não utilizar o serviço:

O primeiro deles é que o Latitude, por padrão, está desabilitado para todos os usuários do Google, novos ou antigos. Cabe ao usuário a decisão de habilitar ou não o serviço.

O segundo recurso é que, para aqueles que não querem se comprometer indicando algum local onde não deseja ser encontrado, o Latitude tem um recurso para "travar" a sua posição, mantendo a indicação no mapa mesmo quando você resolve dar uma saída.

Opções de privacidade do LatitudeOpções de privacidade do Latitude (Foto: Divulgação)

Hoje, o serviço tem como forte concorrente o Foursquare, que apesar de ter um objetivo 'teoricamente' diferente (indicar locais interessantes sobre gastronomia, esportes, artes, etc, com o feedback dos usuários), acaba seguindo o mesmo conceito, que é o de indicar onde o usuário está naquele momento.

Saberemos, com o passar do tempo, se o Google Latitude conquistará este terreno, convencendo uma parcela de sua grande base de usuários a contarem onde estão através do seu serviço.

Saiba mais sobre o Google Latitude.


Fonte: Mashable.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares