Jogos de corrida

06/12/2010 19h23 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Gran Turismo 5: A (longa) espera valeu a pena

Diego Borges
por
Da redação

Depois de quase 6 anos de espera, finalmente Gran Turismo 5 chegou ao PlayStation 3. O lançamento oficial do jogo ocorreu essa semana (7 de Dezembro), e o TechTudo apresenta um resumo do que o game de corrida da Sony irá lhe proporcionar durante longas horas de jogatina.

Gran Turismo 5 02Gran Turismo 5 (Foto: Divulgação)

Realismo ao extremo

É difícil não se espantar com os gráficos de Gran Turismo 5. Cada carro foi desenvolvido visando os mínimos detalhes, da mesma forma que os cenários foram produzidos proporcionando o máximo de realismo ao jogador. Além da reprodução muito fiel de circuitos famosos, o jogo também reformulou seus antigos circuitos virtuais, criando um ar de pura nostalgia.

Jogabilidade incrível

O grande atrativo de Gran Turismo 5 fica por conta da sua jogabilidade impecável. Se você tiver a oportunidade de utilizar um volante como acessório de jogo, a sensação é muito próxima a de se pilotar um carro de verdade. Porém, até mesmo no joystick o realismo é bem apurado.

O jogo consegue reproduzir uma diferenciação em pilotar cada um dos seus mais de 1000 veículos diferentes, isso sem mencionar os ajustes dos carros que contribuem para uma evolução significativa de seu desempenho. Diante dessa enorme variedade, o jogo consegue ter uma vida útil prolongada em seu PS3.

Gran Turismo 5 03Gran Turismo 5 (Foto: Divulgação)

Evoluindo como piloto

Para quem nunca teve contato com algum jogo da série, Gran Turismo apresenta um sistema baseado em licenças, ou seja, é necessário realizar provas de aptidão para adquirí-las. O mecanismo funciona de forma parecida com os exames para adquirir a carteira de habilitação nacional.

Completando um total de 10 provas práticas, você adquiri a sua licença para a categoria desejada e ainda leva um carro de brinde. Porém, estas provas ficam cada vez mais difíceis a medida que o grau da licença é exigido. Essas licenças são obrigatórias para participar de determinadas corridas e competições.

Interação online

O jogo é totalmente integrado com o modo online, principalmente em seu modo carreira, denominado de Modo GT. É possível criar salas e convidar seus amigos para corridas com determinadas características pré-estabelecidas, ou aventurar-se em diferentes salas de jogo de outros jogadores.

Gran Turismo 5 01Gran Turismo 5 01 (Foto: Divulgação)

Outras novidades

Algumas novidade chamam a atenção na nova versão do jogo. No modo Arcade, Gran Turismo ganhou o famoso modo Drift, que consiste em realizar manobras controlando seu carro enquanto ele derrapa para os lados. Outra novidade é a aquisição de brindes como kits de melhoria de desempenho e cores para pintar seus carros. E para terminar, é necessário ficar ligado no óleo de seus carros, pois depois de um certo tempo de uso, você precisa trocr para que não prejudique o desempenho deles.

Faltam colisões

Apesar de muita coisa a se destacar positivamente sobre Gran Turismo 5, devemos ressaltar que o jogo também possui alguns deslizes. Talvez o mais grave seja relacionado ao fraco sistema de colisões que tira um pouco de todo o realismo aplicado ao game.

Conclusão

Gran Turismo 5 é sem duvidas o melhor simulador de corridas desenvolvido até hoje. Valeu a longa espera que durou cerca de 6 anos, finalmente podemos apreciar esse excelente trabalho da Sony.

Quer conferir a análise completa deste e de outros games de esporte? Acesse o GloboEsporte.com Games.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares