Utilitários

02/12/2010 21h53 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Kit: Otimização do Windows

Pedro Cardoso
por
Da redação

Já se foi o tempo onde você deveria chamar um técnico de informática para melhorar o desempenho do seu computador. Com certeza ele vinha, instalava uma série de programas complicado para otimizar o Windows e você pagava uma boa grana por isso. Agora, a internet está recheada de aplicativos fáceis de usar, onde qualquer usuário pode por a mão na massa.

Neste kit, selecionamos alguns aplicativos que são de fundamental importância para melhorar a velocidade do seu Windows, sem precisar colocar mais memória e nem trocar o seu disco rígido. E o melhor, todos eles são gratuitos. Chega de PC lento.

Limpeza – O aplicativo mais recomendado para este tipo de tarefa é o CCleaner. Programa da Piriform muito fácil de usar que, além de limpar arquivos temporários do Windows (resíduos daqueles programas que você instala e desinstala), ele também apaga de uma só vez os arquivos temporários da internet, de todos os seus navegadores, de uma só vez. Adicionalmente, ele ainda faz uma importante limpeza nos registros do Windows. A versão mais recente já funciona perfeitamente no Windows 7, incluindo a versão 64-bit. Experimente, você vai se surpreender com a quantidade de GB inúteis que têm no seu PC.

Uma alternativa para o CCleaner, mas que não faz o serviço completo, é o MV RegClean. Este programa faz uma varredura no seu sistema, analisa os programas e jogos que já foram desinstalados, e apaga as suas respectivas entradas no registro do Windows. Ele é compatível com versões 32-bit e 64-bit.

Desfragmentador – Outra atitude importante para melhorar o desempenho do seu HD é deixá-lo arrumado. Você não percebe, mas cada vez que grava um arquivo no seu HD, ele coloca em um espaço diferente, o que dificulta ao Windows achá-lo e acessá-lo. Use o Defraggler para desfragmentar o seu disco rígido, e você pode ganhar um precioso tempo no seu trabalho. o Defraggler se destaca por saber interpretar quais arquivos são mais usados por você, deste modo, eles os aloca no começo do disco, facilitando o seu acesso.

Performance – Quem melhor para saber aumentar a performance do Windows do que a própria equipe que o programou? Pensando nisso, eles compilaram no Sysinternals Suite vários pequenos aplicativos gratuitos que vão lhe ajudar nesta tarefa. Com ele, você pode monitor o uso de portas paralelas e seriais, manipula parâmetros de um cache de arquivo de sistema, organiza programas em desktops virtuais, entre outras funções. Mas atenção, esta suite é recomendada para usuários avançados.

É sempre bom deixar claro que, sempre que efetuar alguma alteração de sistema no Windows, é importante criar um ponto de restauração antes. Assim, se algo der errado, você pode voltar facilmente para este ponto, e desfazer qualquer erro. Os Windows mais recentes já vem com programa nativos que realizam esta função.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares